sábado, 6 de junho de 2020

Projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de Fortaleza é destaque em reportagem do The New York Times


O projeto da Prefeitura de Fortaleza, “Cidade da Gente” realizado no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar, foi citado como referência de iniciativa que ajuda a combater as mortes e os feridos no trânsito, e foi destaque na edição desta quarta-feira (4) do The New York Times.

De acordo com a reportagem, as mortes caíram 50% entre 2010 e 2019, uma das poucas cidades do mundo a sofrer um declínio tão acentuado durante esse período. Além disso, o projeto também contribui para o combate à crise climática global.

Na opinião de Skye Duncan, diretora da Global Designing Cities Initiative, que produziu o Global Street Design Guide e, muitas vezes, trabalha com artistas locais e crianças em idade escolar que pintam estradas e áreas para pedestres com marcações e sinalização.


“Nós achamos que o uso da cor ajuda as pessoas a ver suas ruas sob uma luz totalmente diferente, enquanto constrói um novo senso de propriedade do espaço”, disse ela. “Toda vez que pintamos uma rua e damos às pessoas um lugar seguro para caminhar, ela salva vidas e combate a crise climática”, salientou.

A gestão do prefeito Roberto Cláudio implementou uma série de ações relativas ao trânsito e à mobilidade urbana, e tem sido tão bem executada, que Fortaleza foi confirmada como “Cidade Mentora” da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que terá duração de seis anos.

O objetivo é compartilhar as experiências exitosas obtidas nos últimos anos. Um dos motivos da escolha é que, no ano passado, foram registrados 7,4 óbitos por 100 mil habitantes na capital cearense.

Em 2010, o índice era de 14,9 mortes, uma diminuição de 50,3%. Esse é o principal indicador utilizado pela OMS para comparar o progresso na prevenção de mortes no trânsito entre cidades e países.