domingo, 21 de junho de 2020

Pesquisa estima que 370 mil fortalezenses possuem anticorpos contra Covid-19


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) apresentaram, em coletiva virtual de imprensa nesta sexta-feira (19), o balanço da primeira fase da pesquisa de soroprevalência realizada na capital cearense. O levantamento, que avalia os impactos do coronavírus no Estado, estima que 370 mil fortalezenses já têm anticorpos contra a Covid-19.  

Para aprimorar as informações, o Governo do Ceará realizou, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), coordenada pelo Instituto Opnus, uma testagem entre os dias 2 e 15 de junho, em três mil e trezentas pessoas, das quais 14,2% foram diagnosticadas com a doença. Os maiores índices foram nas Regionais I, II e VI de Fortaleza.

Cerca de 250 profissionais atuaram em 39 bairros de Fortaleza, distribuídos em 210 setores censitários e escolhidos por sorteio.

As pessoas testadas realizam um exame de biologia molecular e a um teste rápido, com resultado em 15 minutos, além de informar, por meio de questionário, as condições socioeconômicas, possíveis sintomas e medidas de prevenção.

As próximas duas etapas também vão testar três mil e trezentas pessoas, cada, somando nove mil e novecentas pessoas ao final do levantamento.

O secretário da Sesa, Carlos Roberto Martins Sobrinho Rodrigues, o Doutorr Cabeto, destaca a relevância do estudo.

Segundo Dr Cabeto, realizar outras etapas de avaliação assegura entendimento para avançar de fases de abertura das atividades no estado.

Para realizar a pesquisa, os pesquisadores usam crachá, entregam aos participantes um termo de consentimento e só atuam munidos de Equipamentos de Proteção individual (EPIs), sob orientação dos órgãos de saúde.

A pesquisa de soroprevalência também está sendo aplicada em Sobral, com a aplicação de 800 testes na primeira das três fases. Ao todo, serão realizados 2.400 exames no município.

O titular da Sesa destaca o esforço mútuo, da população e da gestão pública, no enfrentamento à pandemia.