quinta-feira, 11 de junho de 2020

Concurso da AL incentiva práticas sustentáveis durante isolamento social


A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, por meio da Célula da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), o concurso de vídeos “Sustentabilidade em Casa: um minuto que pode salvar o mundo”. A iniciativa visa mostrar exemplos de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas durante o período de isolamento social.

Para participar do concurso, cada participante deve produzir um vídeo, entre 15 e 60 segundos, com exemplos sustentáveis que possam ser ou foram desenvolvidos durante o período de isolamento em casa. O vídeo publicado deve estar marcado com a hashtag #minutosustentabilidadeCE, que vai oficializar a participação no concurso.

Os vídeos, que devem ser inéditos, serão submetidos à Comissão Avaliadora nomeada pela Célula da Agenda Ambiental da Administração Púbica da Assembleia Legislativa, de acordo com a adequação do tema; inovação da prática; criatividade da apresentação e qualidade técnica do vídeo.

Os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro ganhador recebe uma composteira doméstica 15L mais um kit de lixeira coleta seletiva. O segundo colocado ganha uma composteira. Já o terceiro, um kit sustentável composto por canudo, talheres e copo reutilizável.

Cada gravação deve ser publicada no feed do Instagram do participante até a meia noite do dia 26 de junho. A conta não deve estar bloqueada durante o período do concurso. As hashtags #Alec #ficaemcasa #dendicasa também podem ser utilizadas, mas não são obrigatórias. O perfil deve seguir o Instagram @assembleiace.

A engenheira ambiental e orientadora da célula A3P, Morgana Tavares, explicou que a ideia é integrar e alertar as pessoas para o que fazer a fim de melhorar o meio ambiente e o mundo enquanto estamos em casa. “Queremos que cada um tenha um momento de reflexão sobre o que pode ser feito para incentivar a sustentabilidade. Com isso mostramos que cada pessoa, fazendo pequenos gestos, pode mudar o meio ambiente e verdadeiramente fazer a diferença”, disse.

Morgana Tavares citou ainda exemplos de práticas ambientais que a população pode aderir, entre eles a coleta seletiva e até a plantação de uma horta em casa. “São pequenas coisas, mas, quando feitas por várias pessoas, têm grandes significados e impactos ambientais positivos”, afirmou.