sábado, 30 de maio de 2020

Pesquisa com cerca de 10 mil testes irá avaliar propagação da Covid-19 em Fortaleza


Cerca de 10 mil moradores de Fortaleza serão submetidos a testes rápidos para detecção da Covid-19 (doença causa pelo novo coronavírus) a partir da próxima terça-feira (2). A ação, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), tem como objetivo estudar o impacto do vírus em Fortaleza e produzir o inquérito epidemiológico da doença.

Ao todo, serão realizados 9,9 mil testes ao longo das três fases do estudo, que será coordenado pelo Instituto Opnus de Pesquisa e Opinião. “Com os dados, vamos avaliar o número de pessoas que já tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. 
Assim, poderemos entender quantas pessoas estão suscetíveis a pegar”, explicou a secretária executiva de vigilância e regulação da Sesa, Magda Almeida.

Além disso, será possível também estimar o percentual de infecções assintomáticas e obter cálculos mais precisos da letalidade da doença. Para a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, a pesquisa se mostra fundamental no atual estágio da epidemia em Fortaleza. “O inquérito epidemiológico irá nos mostrar a nossa taxa de ataque, que é o percentual da população que já está imunizada. Isso irá nos orientar para as próximas medidas, como faremos nossa retomada”, disse.