quinta-feira, 7 de maio de 2020

José Guimarães quer o pagamento da renda emergencial até o fim do ano

O líder da Minoria da Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), apresentou proposta para prorrogar o auxílio emergencial a famílias de baixa renda em razão da pandemia de Covid-19. Até o momento, os pagamentos devem durar até o fim de maio. O Projeto de Lei nº 2357/2020, protocolado pelo petista, prolonga os repasses até o dia até 31 de dezembro deste ano, prazo de vigência da calamidade pública. 

Guimarães ressalta que o avanço da Covid-19 provocou um estado de recessão econômica e deixou muitos trabalhadores, sobretudo os informais, em uma situação de penúria que pode durar mais do que o previsto. Segundo o petista, o clima de incertezas sobre quando a economia vai retomar o fluxo anterior à crise exige medidas preventivas. 

“Nosso empenho garantiu a aprovação da renda básica emergencial no Congresso Nacional. Frente à letargia do governo Bolsonaro, que nada faz para atenuar os impactos da crise, precisamos tomar as rédeas para garantir que todos tenham condições de continuar recebendo esse benefício por mais tempo. Ao que tudo indica, os efeitos da pandemia vão persistir para além do esperado”, afirma.