domingo, 31 de maio de 2020

Bancada federal nordestina sem prestígio

O Nordeste brasileiro fica com menor fatia dos recursos para socorrer estados e municípios. A conta foi fechada. Só o estado de  São Paulo que não precisa de dinheiro por ser um estado rico vai ficar com quase o valor total destinado aos nove estados nordestinos. O norte do país ficou muito longe do necessário para combater o Coronavírus e pagar os custos da máquina pública.

São Paulo tem 22% do Produto Interno Bruto, é o maior arrecadador de impostos. Rio de Janeiro  e Minas Gerais  vem em seguida. Os três estados têm cerca de 40% das receitas da nação. Eles vão ficar com metade do dinheiro em socorro a estados e municípios. A representação política atual em conjunto e não para de lutar para manter recursos. A regra vale também para os estados da região sul.

A representação nordestina não conseguiu na discussão da divisão do rateio pegar uma fatia maior. O desequilíbrio segue.  Com raras exceções  a bancada nordestina continua fisiológica, pensando no próprio umbigo.  Continuamos aguardando um papel mais firme da nossa representação.