sexta-feira, 29 de maio de 2020

32 anos da chegada de Dom Adélio Tomasin a Quixadá


Nesta sexta-feira, 29, a chegada de Dom Adélio Tomasin ao município de Quixadá, no Sertão Central, completa 32 anos.
Ao chegar na cidade, em 29 de maio de 1988, o bispo emérito foi cumprimentado por autoridades e pela população. Na ocasião, um palanque foi erguido na entrada da cidade.

Sua chegada ocorreu em um momento de tensão, quando, pouco tempo depois de assumir o cargo de bispo, soube que um padre do município havia sido ameaçado por um grupo de ruralistas da União Democrática Ruralista (UDR). A questão foi resolvida com diálogo, mas os fatos foram lembrados na primeira reunião com os padres. No entanto, sua ênfase foi na construção de um espaço de paz.
“Eu vim como pastor de todos. Em vim para construir a paz. Devemos lutar pela justiça, mas, democraticamente, saibam que eu sou contra qualquer forma de violência”, destacou Dom Adélio.
Seu apostolado foi desenvolvido com base no lema: “QUAERITE PRIMUM REGNUM DEI – Buscai Primeiro o Reino de Deus”, se orientando pela opção preferencial pelos pobres e obras destinadas a Evangelização.

Dom Adélio se tornou um dos maiores benfeitores do Sertão Central, contribuindo para além da evangelização, mas no campo da ação social e da educação. Suas principais ações e obras, marcadas por ideias renovadoras e visão de futuro são a Escola Artesanal, creche Rainha da Paz, Hospital Maternidade Jesus Maria José, Rádio Cultura de Quixadá, implantação de curso de especialização no GVA, Instituto de Filosofia e Teologia, Centro de Formação de Líderes e Catequistas, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, acolhimento de dependentes químicos, centro de formação de professores em Roma e Rio de Janeiro, Faculdade Católica Imaculada Rainha do Sertão (Unicatólica), Casa de Acolhimento de idosos São João Calábria – Remanso da Paz, Faculdade Cisne de Quixadá, Instituto Probono Pax – promoção de inclusão social e jurídica, Faculdade FADAT, criação de novas paróquias e pastorais, implantação de várias instituições religiosas e comunidades eclesiais, creches de Ibaretama, de Banabuiú e de Boa Viagem, a incrementação do Abrigo de idosos Santo Antônio em Quixeramobim, a casa de acolhimento de meninos em situação de rua, que era acompanhada por Ir. Anamaria e Sandra, construção do Centro Diocesano de Catequese com a escola catequéticos diocesana, Casa da Gestante, Distrito industrial, casa para lazer do clero em Choró e casas para famílias pobres no Bairro São João.
Ainda hoje, Dom Adélio atende dezenas de pessoas que o procuram em busca de confissões, consolo, conforto e orientação espiritual.

Quixadá ganhou um novo filho, um homem de Deus, que desprendeu sua vida para os outros, principalmente os mais necessitados, sempre com extremo amor e absoluta fidelidade aos ensinamentos de Jesus.

(Repórter Ceará com colaboração de José Nilson)