A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informou na tarde deste domingo (05) que mais dois casos de coronavírus foram confirmados no Município. As pacientes são mulheres. Uma está internada no Hospital Regional do Cariri (HRC), com quadro clínico estável, e a outra está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
Até o momento, o município possui 44 casos suspeitos aguardando os resultados dos exames, 17 casos descartados e 3 casos confirmados. Desses 3 casos, 1 é proveniente do Estado de São Paulo e os outros 2 são de Juazeiro do Norte.
O secretário da Saúde de Juazeiro do Norte, Lucimilton Macêdo, reforça a importância de a população permanecer em casa, em isolamento social, e seguir as demais medidas preventivas, uma vez que já há a circulação do vírus no Município. Pessoas que apresentem sinais gripais, acompanhados de febre, dor na garganta e cansaço devem procurar a Unidade Sentinela, na Av. do Agricultor, ao lado do Centro Multifuncional do Cariri.
O secretário realizou o anúncio dos novos casos durante transmissão na página oficial da Prefeitura, neste dia 5, no Facebook e site oficial, destacando as ações de enfrentamento e as fiscalizações que estão acontecendo, no intuito de evitar novos casos, mas enfatizou a importância das pessoas cumprirem o isolamento social.
Preparação de leitos
A Prefeitura Municipal, por meio de trabalhado integrado de todas as secretarias, está trabalhando para disponibilizar mais leitos para possíveis pacientes com coronavírus. As obras da UPA Lagoa Seca estão sendo finalizadas. O local irá dispor de 30 leitos, dos quais 4 leitos com ventiladores, e sala vermelha para casos de urgência.
O Hospital São Lucas dispõe também de 30 leitos para esta finalidade. No Centro Multiuso (Vapt-Vupt) será montado um hospital de campanha com com mais de 100 leitos. O prédio do Hotel Municipal está sendo preparado para o isolamento dos pacientes quando não for possível isolá-los no próprio domicílio.
Está sendo estudada ainda a possibilidade de utilizar outros prédios para ampliação de leitos, como o Hospital Estephânia e o Hospital Santo Inácio.
O Hospital Regional do Cariri (HRC) é o local de referência para casos mais graves, que necessitem de internamento em UTI.