domingo, 5 de abril de 2020

Prefeito Arnon Bezerra participa de reunião da Aprece; gestores destacam preocupação com momento de crise

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, na tarde desta sexta-feira, 3, de reunião da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), com a participação de prefeitos do Estado, e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi. Na oportunidade, de forma virtual, os gestores debateram pautas nacionais e as orientações específicas para esse momento de crise e combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em todo o País.

Os temas tratados foram divididos por região. Na oportunidade, o prefeito Arnon Bezerra destacou a importância de um trabalho cada vez mais integrado dos municípios, com ações em que todos possam auxiliar mutuamente. O prefeito ressaltou sua preocupação em relação ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e destacou a importância da recomposição dos valores como ajuda nesse momento. 

O Prefeito Arnon Bezerra ainda salientou a sua preocupação na redução dos repasses, o que poderá refletir na realização de ações importantes. Para isso, conclamou a todos os gestores que se ajudem. "Me coloco naquilo que for possível atender”, disse. A queda na arrecadação e repasses do Governo, além das eleições municipais, estiveram na pauta, diante do atual quadro de incertezas que se configura no Brasil com o drama da Covid – 19.
Programas importantes como o Garantia Safra, para mais de 159 mil produtores rurais do Estado, além do Bolsa Família, foram citados por já contarem com cadastros que podem ser utilizados no encaminhamento mais rápido de recursos para a população de baixa renda. A questão da merenda escolar, foi outro pondo debatido, dentro dos critérios de distribuição para as famílias que mais precisam.

O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, também ressaltou a sua preocupação em relação ao repasse do ICMS para os municípios. Segundo ele, a arrecadação deve cair, segundo informações prévias de bastidores, de 50% a 70%.

O Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi classificou o momento como de extrema gravidade. Ele citou o questionamento do Prefeito Arnon Bezerra, em relação ao FPM, e esclareceu os repasses nos próximos quatro meses da recomposição, pelo Governo Federal, que devem iniciar já a partir desse mês. Isso através de Medida Provisória, com proposta a passar ainda no Senado.