terça-feira, 14 de abril de 2020

Parlamentares pedem aos cearenses que obedeçam ao isolamento social


Apesar dos indicadores alarmantes que apontam Fortaleza como a capital brasileira com maior incidência da Covid-19 – com 34,7 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde – e das medidas decretadas pelo Governo do Estado para conter a disseminação do novo coronavírus, no domingo de Páscoa (12/04), pessoas quebraram a quarentena e aglomeraram-se em feiras e praias de Fortaleza.

Imagens registradas pela imprensa mostram poucas pessoas com máscara, aglomerações e desrespeito à distância mínima de um metro e meio entre os cidadãos. Diante da resistência dos cearenses em permanecerem em suas casas, parlamentares reforçam a necessidade do isolamento social e apelam para que a população obedeça às recomendações dos órgãos de saúde nacionais e mundiais.

Para o primeiro secretário da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), é muito importante que as pessoas obedeçam às autoridades de saúde, que têm pedido que todos fiquem em casa. “No Ceará, o governador Camilo Santana tem tomado uma série de medidas – e muitas delas têm sido aprovadas pela Assembleia – para que a maior parte dos cearenses fique isolada em suas residências, a exemplo dos subsídios das contas de água, de energia e de gás de cozinha das populações socialmente mais vulneráveis”, ressaltou.

Evandro Leitão reforçou ainda a necessidade de insistir no isolamento para diminuir o nível de contaminação e evitar a superlotação da rede de saúde, que tem sido ampliada para atender os cidadãos com Covid-19. “Entendemos que ficar em confinamento não é fácil e nem é bom para a economia, especialmente para quem trabalha no mercado informal, mas essa tem sido a melhor estratégia no combate ao coronavírus e, portanto, a melhor maneira para preservar a vida dos cearenses. O isolamento é um ato de cidadania e de amor ao próximo”, afirmou.

Conforme o deputado Heitor Férrer (SD), é fundamental que o cidadão se prepare para passar, pelo menos, mais 15 dias em casa, uma vez que Fortaleza é a capital brasileira com maior incidência de casos da Covid-19. “As próximas semanas serão crucias para contermos o avanço da pandemia, e o isolamento é o meio mais eficaz para alcançarmos esse objetivo. Por isso, pedimos ao povo do Ceará que fique em casa. A solução desse problema está em nossas mãos”, frisou.

Segundo o deputado, o isolamento social é um “remédio amargo”, mas é um protocolo que deve ser seguido. “Alguém vai dizer: ‘Você está defendendo o isolamento social? Mas e quem tem que comer, quem tem que trabalhar para botar o prato na mesa'? É verdade, mas o protocolo da saúde tem que ser seguido. O Ministério da Economia, junto ao secretário de Finanças e o secretário da Fazenda, tem que ter um outro protocolo para minimizar a crise e fazer com que essas pessoas sofram menos”, explicou.

Acompanhando os noticiários, o deputado Nezinho Farias (PDT) lamentou ver cearenses desrespeitando a quarentena durante o feriado de Páscoa, inclusive com aglomerações nas praias. “Precisamos ficar em casa. Essa é a melhor forma de cuidar da gente e de todos que amamos. 

Vamos respeitar esse período para que, em breve, a gente possa se abraçar e estar juntos presencialmente”, enfatizou.
De acordo com a deputada Augusta Brito (PCdoB), é preciso que a população entenda a gravidade da situação e permaneça em casa. “Essa é a única forma de achatarmos a curva de contágio e evitarmos o colapso do sistema de saúde”, salientou. A parlamentar também reiterou que não é momento de pensar em si, mas no coletivo. “Sabemos que não está sendo fácil, mas, quanto mais nos mantivermos em distanciamento social agora, mais cedo abraçaremos quem amamos”, pontuou.

Para o líder do Governo, deputado Júlio César Filho (Cidadania), "o momento é de unirmos forças contra o novo coronavírus e a maior arma, neste momento, é o isolamento domiciliar. Essa é a recomendação da Organização Mundial de Saúde e a postura adotada em todo o mundo. Precisamos aproveitar esse momento e pensar no próximo. Cuidar das pessoas que fazem parte do grupo de risco e de todos os cearenses é não propagar esse vírus. É evitar aglomerações, ficar em casa.  Espero que tudo isso passe em breve e que possamos retomar as nossas rotinas. Por enquanto, diversas medidas estão sendo tomadas pelo governador Camilo Santana para atender os mais carentes durante a pandemia. Nós do Legislativo também temos atuado para viabilizar a rapidez na aprovação dessas medidas."