quinta-feira, 2 de abril de 2020

Lacen realiza mais de 5 mil exames para identificar Covid-19 no Ceará


O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, tem o compromisso de identificar e auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças de notificação compulsória e agravos de saúde pública. Além dos exames habituais como os testes do pezinho e Leishmaniose Visceral Canin (raiva), o laboratório está desenvolvendo um trabalho fundamental no enfrentamento ao coronavírus, sendo a unidade responsável pelo diagnóstico laboratorial da Covid-19 no Estado.


Até o dia 31 de março, foram realizados no Ceará 5.218 exames para identificar a doença. Do total de amostras, 4.248 (81,4%) foram processadas pelo Lacen e 970 (18,6%) por laboratórios particulares. De acordo com o informe epidemiológico divulgado nesta terça-feira (31), o Ceará registrou 401 casos de coronavírus e sete óbitos em decorrência da doença.

O exame para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR, é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus e dura em média oito horas. Pessoas sintomáticas, que estejam com quadro de febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia, estão no perfil para realizarem o exame.

A análise é feita a partir de amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta), onde os materiais são coletados em pessoas com suspeita da doença, geralmente quando apresenta um quando de Síndrome Respiratória Aguda Grave ou outras complicações respiratórias, por meio de uma sonda ou pelo swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. O teste identifica o vírus no período em que ele está agindo no organismo.