segunda-feira, 27 de abril de 2020

Compras emergenciais e os cuidados a serem adotados foram temas de live da Escola de Contas


Toda situação de crise requer atitudes emergenciais e posicionamentos cautelosos. No contexto da administração pública estes esforços tornam-se ainda mais necessários, pois o maior objetivo a ser alcançado é o bem comum. 

Buscando compartilhar conhecimentos e dialogar com toda sociedade, o Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas do TCE Ceará, realizou uma live sobre os cuidados que os gestores públicos devem adotar em relação aos contratos emergenciais para enfrentamento à pandemia e a importância do controle social. A capacitação virtual aconteceu por meio do Instagram do IPC e reuniu cerca de 100 seguidores internautas. O momento foi apresentado pelo coordenador geral do Instituto, Juraci Muniz.

O convidado foi o Professor Doutor João Marcelo Magalhães, que destacou as legislações vigentes em relação a aquisições, locações e serviços, principalmente em época de calamidade. Durante uma hora, os participantes puderam interagir com perguntas que foram prontamente respondidas pelo palestrante. Foram sanadas dúvidas como “dispensas de licitações em período de pandemia causada pelo Coronavírus”, “se o investimento pode ser na área de educação e saneamento ou só na área da saúde”, “se locação pode ser considerada fundamental”, dentre outras.