O Ministério da Economia e o Sebrae lançam em Fortaleza, no dia 6 de março (sexta-feira), o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade.
Em sua oitava etapa, a ação tem o objetivo de levantar os principais gargalos enfrentados pelos empresários e gestores públicos do estado e de municípios locais. O evento, que visa identificar os entraves para aplicar medidas em favor da competitividade local, já passou por Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo.
O evento terá a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa e do presidente do Sebrae, Carlos Melles, além de gestores públicos estaduais e municipais do Ceará, parlamentares, representantes de entidades do setor produtivo e empreendedores. De acordo com o secretário Carlos da Costa, além do lançamento do programa, a visita ao Ceará tem como objetivo “ouvir empresários, políticos e representantes da sociedade civil e entender quais são os principais problemas que dificultam a vida do empresário, que gera emprego e renda na região.”
Ele acrescenta que “a partir daí, nós vamos estimular a montagem de grupos para transformar a realidade local, desobstruindo a atividade produtiva, reduzindo burocracia e avançando em tudo aquilo que o Estado deve deixar de fazer para sair do cangote das empresas. Queremos apoiar com qualificação ou outras ações no caminho da produtividade”.
Cerca de 500 pessoas, entre empresários e autoridades, devem participar do lançamento do programa, quando também será apresentado ao setor produtivo cearense o aplicativo Mobiliza Brasil, canal pelo qual qualquer cidadão pode sugerir melhorias para o ambiente de negócios em sua localidade.
A ferramenta está disponível nas lojas Apple Store e Google Play e permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de subsídios para elaboração de políticas públicas.