quarta-feira, 18 de março de 2020

Governador pede a população para não sair de casa e que o comércio feche quatro dias

Em pronunciamento pelas redes sociais, o governador Camilo Santana pediu que os cearenses fiquem em casa e que os estabelecimentos fechem as portas pelos próximos quatro dias, aproveitando o feriado desta quinta-feira (19), como medida de combate ao coronavírus. “Saiam em extrema necessidade, em extrema urgência”.

“Amanha é feriado no Ceará, dia de São José, já colocamos como ponto facultativo na sexta-feira. Portanto a minha recomendação, o meu pedido, o meu apelo é que todos permaneçam em casa nesses próximos quatro dias, que o comércio não funcione, que as academias de ginástica não funcionem, as escolas já estão suspensas”, disse o governador.

“No mundo inteiro, as medidas mais acertadas, que diminuíram o fluxo do vírus, são de isolamento social”. “Portanto quero aqui fazer esse apelo, essa recomendação, para os órgãos privados, para o comércio, para o setor produtivo, que é importante nesse momento todos somarmos esforços”.

Ele também informou que já está funcionando 24 horas/dia a central de teleatendimento, com profissionais da saúde para orientar a população sobre o coronavírus. “Não é recomendado que a pessoa procure atendimento hospitalar de imediato”.

O governador anunciou, ainda, a aquisição de 600 novos leitos de UTI nos hospitais regionais, além do Hospital Boghos, em Fortaleza; de máscaras e álcool gel para as unidades de saúde e de 10 mil kits para teste rápido para diagnóstico a Covid-19. O governador também pediu que todos os municípios acionem os seus planos de contigenciamento.