terça-feira, 31 de março de 2020

Deputados apoiam prorrogação da suspensão de aulas presenciais


O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Queiroz Filho (PDT), e o vice-presidente do colegiado, Acrísio Sena (PT), manifestaram total apoio à medida do governador Camilo Santana de prorrogar por 30 dias a suspensão das aulas presenciais de escolas e universidades em todo o estado do Ceará, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará da última segunda-feira (30/03) e que passa a valer a partir de desta terça-feira (31/03).

Segundo Queiroz Filho, presidentes das comissões de Educação de mais de 12 assembleias legislativas em todo o País apoiam a medida. “É importante lembrar que isso visa preservar a saúde dos alunos, professores, coordenadores e de todo o corpo técnico que faz a educação no estado do Ceará, e também, obviamente, da família dessas pessoas”, pontuou. O deputado também ressaltou que a melhor forma de combater o novo coronavírus é “evitando essas aglomerações, para as pessoas não se contaminarem”.

Queiroz Filho enfatizou ainda o papel da Assembleia Legislativa, que, por meio do presidente, deputado José Sarto (PDT), disponibilizou a TV Assembleia para transmitir aulas a distância, referindo-se ao projeto Alcance Enem, cujo objetivo é fortalecer a preparação dos alunos oriundos do sistema público de ensino, com vistas a obter melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. O projeto é vinculado ao Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL.

Já o vice-presidente do colegiado, deputado Acrísio Sena (PT), observou que a decisão segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a considerou “absolutamente correta, dentro da estratégia de evitar a proliferação do coronavírus e, acima de tudo, resguardar a vida das pessoas”. “Até porque aulas nós podemos recuperar, vidas jamais”, destacou o parlamentar.

Acrísio Sena também pediu que as prefeituras de todo o estado do Ceará tenham a preocupação de continuar dando assistência aos estudantes, com fornecimento de merenda escolar aos alunos. “Assim como Fortaleza preparou os kits e entregou às respectivas famílias, que também no estado do Ceará esse exemplo seja seguido. Que não haja, durante a suspensão das aulas, a interrupção da merenda escolar”, salientou.

Publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará dessa segunda-feira (30/03), a nova medida prorrogou a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades por 30 dias, como forma de conter a propagação da Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus – no Estado. A decisão passa a valer a partir desta terça-feira (31/03) e abrange escolas, cursos, faculdades e universidades (públicas ou privadas).

De acordo com o Decreto 33.532/2020, a suspensão das aulas na modalidade presencial faz parte de um conjunto de ações de enfrentamento à disseminação da Covid-19 em todo o Estado, a fim de preservar “a capacidade de atendimento da rede de saúde estadual – pública e privada – em prol da proteção da vida daqueles que, por complicações decorrentes da infecção, certamente precisarão de cuidados médicos”. O documento frisa ainda que as medidas adotadas são, “segundo evidências médicas e científicas, as alternativas mais eficazes ao enfrentamento da propagação do coronavírus, considerando o atual estágio da doença em território cearense”.