segunda-feira, 16 de março de 2020

Bolsonaro está descobrindo erros primários



O presidente da República de um país de dimensões continentais como o Brasil não pode governar pelo Twitter, Instagram ou WhatsApp. O chefe da Nação precisa olhar para o mapa e visualizar todos os estados, municípios e a população. Não se governa com ódio e, sim, com alianças, partidos, políticos e o povo. Bolsonaro está descobrindo, de forma muito lenta, que precisa ir além da sua rede social e dos seus filhos complicados, que complicam seu governo.

Bolsonaro debochou do coronavírus, a doença está na sua porta e ele foi submetido a teste para saber se está contaminado. Foi um susto, a máscara, além do colete a prova de balas, são seus companheiros.

A crise, construída a partir do vírus, alerta para a fragilidade da nossa economia e o desarranjo político provocado por Bolsonaro e seus ministros, com os poderes legislativo e judiciário. O Brasil está atolado, travado, sem um projeto. É preciso pacificar. O vírus está servindo de remédio para o Brasil, uma nação frágil na sua economia e no seu tecido social. Bolsonaro pode despertar, com os sustos provocados por vírus, guerras e a falta de metas. 

Ciro Gomes, o principal analista no cenário político e importante quadro opositor, foi o único homem público a alertar a Nação, ao afirmar que a crise económica antecede o coronavírus. "A fuga de capitais está corroendo a economia e fazendo estragos", pontuou.