A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral, esteve na última quinta-feira, 30, durante a romaria de candeias realizando a ouvidoria Itinerante. A ação esteve presente em alguns pontos da cidade com o intuito de saber a opinião dos romeiros sobre os serviços prestados pelo município.
Os primeiros pontos visitados foram a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e o Memorial Padre Cícero. Durante a visita a pasta conversou com Terezinha da Silva, da cidade de Palmeira dos Índios, município de Alagoas. Ela vem a romaria do mês de Janeiro há 50 anos. A romeira elogiou alguns serviços do município, sendo eles a presença dos servidores da área de saúde prestando atendimentos, como por exemplo, aferindo pressão arterial. Elogiou ainda a limpeza da cidade e a intensificação dos guardas municipais daquela área.
No segundo ponto visitado, a Praça Padre Cícero, os servidores conversaram com Joana Freire, e sua filha, Teresa Freire. Ambas elogiaram a ação da Ouvidoria e informaram que o ponto em que a cidade melhorou nesta romaria foi a segurança pública, bem como elogiaram a presença dos guardas municipais e da polícia militar. Outro ponto abordado por elas foi a limpeza e a reforma da praça, dando outra imagem a cidade.
O terceiro local visitado foi a Igreja da Matriz onde constatou-se a presença intensa de Agentes do departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Essa foi uma questão levantada por vários visitantes na romaria do mês de novembro, onde foi solicitada a intensificação da fiscalização naquela área, e o pedido prontamente atendido pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp).
Houve diálogo também com a Enfermeira do ponto de apoio da Secretaria de Saúde, Luzanira, a qual informou que os atendimentos já estão funcionando desde quarta-feira, 29, e que até o momento estava tudo conforme planejado. A limpeza do local está regularmente sendo feita pelos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos (Semasp).
Houve visita também ao ponto de apoio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), onde informaram sobre algumas solicitações de romeiros, para que fossem avaliadas, tais como: os preços das pousadas e qualificação nos atendimentos dos donos de pousadas e hotéis.
