segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

MP se antecipa e vai à Justiça contra possível paralisação de militares

O Ministério Público do Estado do Ceará anunciou na manhã desta segunda-feira, 17, que entrou com pedido de tutela de urgência contra associações de militares estaduais. O órgão pediu o bloqueio das contas de cinco entidades,  como forma de evitar possível paralisação da categoria.

As informações foram transmitidas à imprensa durante coletiva. Na ocasião, Manuel Pinheiro,  procurador-geral de Justiça, informou que estão em andamento investigações para apurar atuação irregular das entidades, que estariam realizando atividades típicas de movimentos sindicais – o que é proibido a militares, assim como o ato de greve.

São alvos da ação a Associação dos Profissionais da Segurança (APS), a Associação das Praças do Estado do Ceará (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramace), a Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Ceará (Assof) e a Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos (ABSS).
No começo do mês, profissionais da segurança e seus familiares fizeram protesto em frente à Assembleia Legislativa contra proposta de reajuste oferecida pelo Estado. Na última quinta-feira, a categoria e o Governo chegaram a acordo. 

Entretanto, antes mesmo de a proposta chegar ao Legislativo, houve recuo dos militares, que voltaram a articular movimento pelas redes sociais. Na última sexta-feira, Ministério Público enviou recomendação para que categoria se abstivesse de manifestações.