terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Fortaleza é escolhida como cidade mentora pela Fundação Bloomberg

A Fundação Bloomberg anunciou nesta terça-feira (18/02) que a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global terá uma nova etapa, com duração de seis anos e início ainda em 2020 na qual Fortaleza foi confirmada para participar na condição de “Cidade Mentora”, facilitando o compartilhamento da experiência dos últimos cinco anos. 

O anúncio foi feito em Estocolmo, capital da Suécia, na véspera da 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo governo sueco.

De acordo com a fundação filantrópica do ex-prefeito de Nova Iorque, a nova fase da Iniciativa Bloomberg procura salvar mais 600.000 vidas e evitar até 22 milhões de feridos em todo o Globo, com um investimento total de US$ 240 milhões entre 2020 e 2025. Espera-se que o reinvestimento de seis anos na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global duplique seu impacto até hoje. O reinvestimento também inclui uma nova competição de prêmios para destacar os países de baixa e média renda que fizeram um progresso exemplar na segurança viária. Desde 2007, a Iniciativa salvou cerca de 312.000 vidas e evitou até 11,5 milhões de feridos.

As lesões no trânsito são a 8ª principal causa de morte em todo o mundo e o número um em mortes de pessoas entre 5 e 29 anos.

A política de segurança viária da Prefeitura de Fortaleza é apoiada desde 2015 pela Iniciativa Bloomberg com consultoria e apoio técnico nas áreas de dados, fiscalização, comunicação e desenho urbano. Além do reconhecimento com a nova posição dentro do projeto, na condição de mentoria, Fortaleza deve compartilhar experiências com novas cidades que se juntam ao projeto na região nordeste do Brasil e também na América Latina.

Em 2019, foram registrados 7,4 óbitos por 100 mil habitantes em Fortaleza. Em 2010, o índice era de 14,9. Uma diminuição de 50,3%. Esse é o principal indicador utilizado pela OMS para comparar o progresso na prevenção de mortes no trânsito entre cidades e países.

Ao todo 30 cidades participam da nova etapa