segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Força Nacional de Segurança Pública entrega Medalha do Mérito “Soldado Luis Pedro de Souza Gomes”

Como parte das comemorações dos 15 anos da Força Nacional de Segurança Pública, foi realizada, nesta segunda-feira (10), a entrega da Medalha do Mérito “Soldado Luis Pedro de Souza Gomes”. Ao todo, foram agraciados 41 profissionais que, no exercício da atividade operacional, ou em razão da função, tenham tenham prestado notáveis e excepcionais contribuições à Força Nacional. 

A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que exaltou a participação da Força Nacional em diferentes missões como nas fronteiras do país, na segurança de territórios indígenas, na proteção ambiental e em missões internacionais, como em Moçambique. O ministro também destacou o trabalho integrado com as forças locais no projeto “Em Frente, Brasil”, de combate à criminalidade violenta.

“Estamos nos antecipando a essas crises de segurança dentro desses projetos de integração com Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, forças estaduais e municipais, o que vem proporcionando excelentes resultados”, afirmou Moro.O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, destacou a atuação da Força Nacional nas mais diversas frentes, citando as operações do ano de 2019. "Eu aprendi a admirar a Força no ano passado. Desde que assumi a secretária, acompanhei todas as atividades, desde a intervenção no estado do Ceará, Brumadinho (MG) e até a primeira operação internacional em Moçambique, esta última a qual nos deixou muito orgulhosos de estamos nesse momento ajudando um país amigo naquele momento de catástrofe. 

Deste modo, a cada missão, a Força mostra seu empenho, merecendo a nossa admiração e respeito pelo trabalho desempenhado por todos esses profissionais oriundos de todo o Brasil", disse.

Em seu discurso o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aginaldo de Oliveira, ressaltou o empenho de todos os integrantes da Força Nacional. "Hoje, nós temos 1.600 mobilizados, sendo que já passaram pela Força cerca de 16 mil policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos forenses que fazem parte dessa história que completou 15 anos. E o que temos buscado, junto aos parlamentares, é para tenhamos em breve uma Força Nacional institucionalizada", finalizou.