O movimento Vamos Juntas, encabeçado pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP), pretende selecionar e treinar candidatas para as eleições de outubro. A ideia é aumentar a presença de mulheres na política. O movimento se declara suprapartidário, ou seja, nega ligação com qualquer partido político.
O foco nas eleições municipais de 2020 visa reverter um conhecido quadro de sub-representação feminina na política que se acentuou em 2016. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), só 641 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeita nas últimas eleições municipais. O número representava 11,57% do total. O resultado representou queda em relação ao pleito de 2012, quando houve 659 prefeitas eleitas (11,84% do total).
O Vamos Juntas foi lançado em dezembro e os treinamentos começam em fevereiro. As interessadas devem se inscrever pelo site oficial do projeto. A partir daí serão selecionadas após serem submetidas a 1 questionário e a uma entrevista on-line.
Para selecionar quem passará pelo processo de mentoria, contudo, não serão levados em conta questões político-ideológicas, garantem as idealizadoras. O critério será atender a requisitos éticos e apresentar os valores do projeto. São eles: inclusão social, equidade, democracia efetiva, diversidade e ética na política.