segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Porto do Mucuripe fecha primeiro contrato para exportação de minério de ferro. Embarque será para a China, em janeiro de 2020



O Porto de Fortaleza, sob a gestão técnica da diretora-presidente Mayhara Chaves, acaba de assinar contrato com a empresa MDN Mineração para a primeira operação de minério de ferro com destino à China, no próximo mês de janeiro. Inicialmente, serão dois navios com capacidade de 45 mil toneladas cada um, podendo atingir 300 mil toneladas por ano em 2020 e 2021, respectivamente. 

Este novo contrato de cerca de meio milhão impulsionará ainda mais a movimentação de granéis sólidos, que já registrou crescimento de 8,2% entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período de 2018.

Localizada na região de Sobral, no Ceará, a mina foi adquirida recentemente pela MDN Mineração, dos sócios Paulo Eduardo Burgon, Carlos Alberto Burgon, Pedro Luiz Burgon, Guilherme Hirata Burgon e Fabrício Milito Tonegutti. 


O contrato, assinado pela diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, e pelo diretor comercial Mário Jorge Cavalcanti, e a parte interessada, prevê o armazenamento e embarque de carga (minério de ferro). O transporte de Sobral até OnPorto de Fortaleza será feito via modo ferroviário.

A escolha pelo Porto de Fortaleza se deu devido à localização estratégica em relação aos demais portos do mundo, bem como o estudo de viabilidade técnica operacional para armazenagem e movimentação de granéis sólidos. A MDN Mineração considerou, também, a visão estratégica de crescimento eminente do Porto de Fortaleza por parte da nova gestão. “A confiança da MDN Mineração na nossa gestão mostra que estamos no caminho certo de fazer o porto crescer cada vez mais e, consequentemente, contribuir com crescimento das exportações e com o desenvolvimento socioeconômico e social de Fortaleza e do Ceará”, reforça a diretora-presidente Mayhara Chaves.