domingo, 22 de dezembro de 2019

Em 2012, Cid elegeu Roberto Cláudio prefeito de Fortaleza e, na briga com Luizianne, ganhou, também, o Réveillon da capital


Em 2012, Cid Gomes e Luizianne Lins romperam. Cid era governador e Luizianne prefeita de Fortaleza. Ela lançou o candidato Elmano de Freitas, pelo PT, sem consultar aliados. Cid não enxergava qualidades em Elmano para gerir a capital cearense. Os dois, que estavam trombando, romperam. 

Cid lançou Roberto Cláudio, um jovem médico, político, bom orador, conhecedor do serviço público. Sua aposta criou a motivação para uma campanha acirrada. O pleito foi definido em dois turnos, Roberto Cláudio derrotou Elmano e Cid impôs um grande revés a Luizianne Lins. 

À época, a então prefeita preparava sua prestação de contas, em dezembro, para deixar o cargo e entrou uma pauta administrativa que marcou muito. Luizianne acusava Cid de boicotar a Prefeitura e desistiu de fazer o réveillon, culpando o governador. 

Cid, faltando 12 dias para o fim de 2012,  decidiu fazer a festa. Botou a banda de maior sucesso, o Aviões do Forró, Luan Santana, atrações locais e foi um sucesso. Cid e Luizianne nunca mais se falaram. Os jornais na época exibiram manchetes. 

A ex-prefeita sofreu outra derrota ao se candidatar em 2016. Roberto Cláudio foi reeleito. Luizianne quer enfrentar o candidato de Cid Gomes, mais uma vez, em 2020. O réveillon segue. A briga política, também!