“É necessário, que os acadêmicos dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Letras, futuros professores, escritores, tradutores e outras funções afins, tenham conhecimento da literatura de cada Estado Brasileiro e de seus movimentos literários, especialmente os da Unidade da Federação em que cursam a graduação”, defende o deputado federal Capitão Wagner (Pros), na Justificativa do PL 6.258/2019, que propõe o ensino da literatura regional e local da Unidade da Federação em que estiver sediada a instituição pública de ensino superior, no âmbito dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras das Universidades Públicas Federais.
De acordo com o parlamentar, não há como se exigir um conhecimento universal, em âmbito acadêmico universitário, sem o necessário conhecimento das raízes e origem de cada cidadão. “Também é dever do Estado, promover uma política de valorização da cultura local e regional, que se constituirá em importante ferramenta na busca, construção e consolidação da identidade nacional”, frisa.
Capitão Wagner pontua ainda que, a proposição, tem origem na aguçada sensibilidade social do Dr. Roberto Victor Ribeiro, Jurista, Professor e Presidente da Academia Cearense de Direito e da Academia Brasileira de Direito.