quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Capitão Wagner propõe ensino da literatura regional em cursos de Letras das Universidades Federais


“É necessário, que os acadêmicos dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Letras, futuros professores, escritores, tradutores e outras funções afins, tenham conhecimento da literatura de cada Estado Brasileiro e de seus movimentos literários, especialmente os da Unidade da Federação em que cursam a graduação”, defende o deputado federal Capitão Wagner (Pros), na Justificativa do PL 6.258/2019, que propõe o ensino da literatura regional e local da Unidade da Federação em que estiver sediada a instituição pública de ensino superior, no âmbito dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras das Universidades Públicas Federais.


De acordo com o parlamentar, não há como se exigir um conhecimento universal, em âmbito acadêmico universitário, sem o necessário conhecimento das raízes e origem de cada cidadão. “Também é dever do Estado, promover uma política de valorização da cultura local e regional, que se constituirá em importante ferramenta na busca, construção e consolidação da identidade nacional”, frisa.

Capitão Wagner pontua ainda que, a proposição,  tem origem na aguçada sensibilidade social do Dr. Roberto Victor Ribeiro, Jurista, Professor e Presidente da Academia Cearense de Direito e da Academia Brasileira de Direito.