quinta-feira, 21 de novembro de 2019

PCdoB Ceará realiza 24ª Conferência Estadual, homenageando os 40 anos da Anistia

O PCdoB Ceará realizará neste fim de semana (23 e 24/11), no Auditório Murilo Aguiar, Assembleia Legislativa, sua 24ª Conferência Estadual. Durante o ato político de abertura, com início marcado para as 11h de sábado, uma homenagem aos 40 anos da Lei da Anistia. 

Na ocasião, será entregue, de forma simbólica, a medalha Bergson Gurjão a todos e todas que lutaram pela redemocratização do país, torturados, mortos e exilados pela ditadura militar. A educadora Nildes Alencar, irmã do Frei Tito de Alencar, e João Gondim, preso pelos militares durante nove anos, receberão a medalha em nome de todos os presos políticos cearenses.

Durante os dois dias de Conferência Estadual, que receberá o nome de José Augusto Lopes Meneses, comunista histórico, falecido recentemente, serão discutidos os temas: Projeto de Resolução Política e de Construção Partidária, elaborado pelo Comitê Central do Partido; Projeto de Resolução e de Construção Partidária elaborado pelo Comitê Estadual; Pré Projeto Eleitoral para as eleições de 2020; o balanço do trabalho da direção partidário cessante. No final, acontecerá a eleição dos novos membros que integrarão a direção estadual para o biênio 2019 2021.

O processo encerra um ciclo de debates feitos em todo o Estado, através da realização de conferências municipais, que elegeu os delegados e delegadas que terão direito a voto na Conferência Estadual.

De acordo com Teresinha Braga, secretária de organização do PCdoB CE, durante todo o período de realização das conferências municipais foi realizado um rico debate em torno da necessidade de lutar pela democracia brasileira, contra os retrocessos impostos pela agenda do governo Bolsonaro e em defesa dos direitos institucionais, através da luta nas ruas, e com a organização do povo, foram a marca dos debates. Bem como a necessidade de organizar os comunistas cearenses para a batalha eleitoral de 2020.