sábado, 2 de novembro de 2019

Heitor Férrer critica novo adiamento de conclusão das obras de transposição


O deputado Heitor Férrer (SD) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (31/10), que as águas do rio São Francisco só chegarão ao Ceará em março de 2020. Segundo ele, os sucessivos adiamentos fazem com que as obras de transposição se estendam por mais de 12 anos, demonstrando o desprestígio que o Ceará tem com o Governo Federal.

O parlamentar disse que esse “desrespeito” causa enormes prejuízos ao Estado. Ele citou o caso do açude Castanhão, que atualmente dispõe de 3,86% da capacidade de reserva, tem suas águas utilizadas para abastecer as indústrias do complexo Portuário do Pecém.

“Não estou criticando, pois esse complexo movimenta nossa economia, mas os moradores de Jaguaretama, município vizinho ao Castanhão, passam sede e não têm acesso às águas”, criticou. Esse exemplo, segundo Heitor, deixam claras as prioridades dos governantes.

O deputado cobrou ainda da bancada cearense de senadores e deputados federais que cobrem ao Governo Federal a solução para essa questão. “É uma novela que já se estende há tempo demais, e só quem sai prejudicado é o povo do Ceará e do Nordeste”, acrescentou.