terça-feira, 26 de novembro de 2019

Fome, heresias, insultos, ameaça e bate-boca em “debate” na Assembleia Legislativa


De repente, gritos: “Moleque!, “Me respeite!”, “Amanhã, a gente se vê no Conselho de Ética!”, “ Você trabalha com má fé. É uma marca!”, “Olha, aí, população cearense. O deputado Acrísio Sena tá me ameaçando”. Já passava das 13 horas. Alguns poucos gatos pingados restavam no Plenário 13 de Maio. Dava até para ouvir o ronco da fome no estômago de assessores, servidores, deputados e repórteres ainda presentes à sessão ordinária desta terça-feira, 26. 

Eis que um bate-boca irrompe entre representantes da base do governo e a dupla chumbo quente da nossa minúscula oposição, os bolsonaristas André Fernandes e Delegado Cavalcante. Do outro lado, o líder Júlio César, e os escudeiros Acrísio Sena e Elmano de Freitas rebatiam críticas ao governador.  Por ter inaugurado inacabada, segundo os opositores, a obra da rotatória do anel viário na CE-060. E, ainda por cima, derrubado a fachada de um capela nas proximidades.

Pois bem, reclamações pela ofensa ao Sagrado à parte, fato é que o clima descambou para a troca de insultos, ironias, denúncias de ameaça e decibéis acima da cota para os tímpanos da segunda secretária da Casa, a deputada Augusta Brito, que presidia os trabalhos e tratou de encerrar a sessão. Passava das 14 horas, mas Delegado Cavalcante disse que, por ele, “ficava na discussão até as cinco da tarde”. Até porque, disse, o líder Julinho havia sido muito pouco “resolutivo” ao tentar justificar o erro de Camilo Santana em ter inaugurado uma obra inacabada, derrubado um templo católico e gerado insegurança ao tráfego em uma rodovia federal. E o pior de tudo: proclamando para si a paternidade de uma obra feita com recursos federais, sem mencionar o governo de Jair Messias Bolsonaro. 

Ao final, sobrou até para Roberto Pessoa e sua filha Fernanda Pessoa, que tiveram de fazer um flashback com o petista Elmano de Freitas, sobre o tempo em que marcharam de mãos dadas em pleitos eleitorais da Era Lula. A sorte de André Fernandes estará lançada, amanhã, à tarde, no Conselho de Ética. Augusta Brito, Fernanda Pessoa e Acrísio Sena aguardam a presença do novato e já forraram seu assento. Ô, menino danado! Novas emoções, às 17 horas, no andar da Presidência da Assembleia Legislativa. Portanto!