sábado, 16 de novembro de 2019

Arte, poesia e literatura popular ganham as ruas de Juazeiro do Norte com a Biblioteca Itinerante


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, acaba de lançar o projeto Biblioteca Itinerante.

  A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça - feira, 12, na Praça do Cinquentenário ao lado do museu Memorial Padre Cícero. 

   Na estreia trouxe a realização da Primeira Mostra de Cordel Expedito Sebastião da Silva. Cinco poetas da arte popular, vencedores de um processo seletivo elaborado por edital, declamaram composições autorais trazendo uma coletânea com narrativas sobre as peculiaridades da cidade e da construção do monumento ao Padre Cícero. Entre os finalistas, Josefa Costa dos Santos, autora de 50 anos do monumento do Horto. Juazeirense e há duas décadas se dedicando a escrever versos em cordel de forma anônima, afirmou se sentir honrada com a oportunidade de revelar o seu talento. "Pra mim é uma satisfação estar aqui e poder ler minha poesia pra estas pessoas" contou.

  A unidade móvel foi projetada com conceito sustententável desde a estrutura em pallets, como na utilização de materias alternativos nas ações a serem desenvolvidas com o público e irá visitar  diversos espaços da cidade, com objetivo de democratizar o acesso à leitura e incentivar o hábito entre a população, despertando o interesse pelo acervo literário.

   A proposta é de que sejam realizadas nestas ações, atividades dinâmicas de apresentação da biblioteca à comunidade, com a promoção de lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e empréstimos de livros.

  De acordo com a secretária executiva de Cultura, Regivânia Rodrigues, a iniciativa  traz tanto o valor material como o simbólico, além de proporcionar momentos de convivência,  difundido  conhecimento e agregando o valor da leitura.

  A programação da Biblioteca Itinerante prossegue nesta quarta-feira, 13, com contação de histórias, tapete literário e oficinas de isogragura (xilogravura em isopor). As atividades acontecem na Praça do Cinquentenário, das 16h às 20h.