quinta-feira, 14 de novembro de 2019

 A inovadora pesquisa “Tratamento de queimaduras e feridas com curativo biológico derivado de pele de tilápia” é 1º Lugar no Prêmio Abril de Inovação Médica


Esse é o 13º prêmio alcançado por um grupo de 207 pesquisadores. A pesquisa vencedora se baseia na criação de um curativo biológico feito a partir de pele de tilápia, método que trouxe uma maior qualidade de vida aos pacientes e gerou uma queda de 50% nos custos do tratamento ambulatorial. Sem relatos de rejeições ou infecções, a estratégia está em fase de avaliação para ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os autores da pesquisa são Edmar Maciel Lima Júnior, Manoel Odorico de Moraes Filho, Maria Elisabete Amaral de Moraes, Felipe Augusto Rocha Rodrigues, Carlos Roberto Koscky Paier e Marcelo José Borges de Miranda, das instituições: Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC) e Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota.