quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Videomonitoramento: Ceasa de Maracanaú não registra assaltos há seis meses


Nos últimos seis meses, não houve nenhum assalto à mão armada no entreposto da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE). O marco se deve à instalação de 26 câmeras de videomonitoramento na área de 38.360 metros quadrados. Também não houve registro de furto de veículos desde abril deste ano e a quantidade de furtos de pessoas caiu 50%. Por dia, 25 mil pessoas circulam no entreposto de Maracanaú e 30% dos furtos no período foram solucionados com a identificação dos criminosos e a restituição dos bens.

Na semana passada, a Polícia Militar efetuou a prisão de dois criminosos que se passavam por policiais civis no local. A abordagem só foi possível com auxílio das câmeras de videomonitoramento. “O equipamento está ainda ajudando em outras situações, como: o acompanhamento do comércio irregular do mercado, descarte ilegal de resíduos, flagra de pessoas que trazem lixo de fora da Ceasa e uma séria de situações que, agora, estão sendo acompanhadas bem mais de perto,” detalha o presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino.


“Temos 16 câmeras Speed Dome com alcance de 360° e outras cinco fixas, além de quatro câmeras na portaria de entrada e uma no acesso ao pátio dos bancos. As câmeras alcançam aproximadamente 500m da área externa do entreposto e todas operam 24h,” destaca o supervisor do Núcleo de Segurança da Ceasa, Sérgio Mendes.