Patrimônio com tombamentos estadual e federal, a Estação Ferroviária João Felipe passa, agora, por levantamento para restauro.
Desde agosto até novembro, está sendo realizado um estudo preliminar minucioso para prospecção histórica no conjunto de estruturas presentes hoje. Isso porque o local será o coração do complexo Estação das Artes, construído através de parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, com investimentos de R$ 63,7 milhões pelo programa Juntos por Fortaleza.
Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, as intervenções estão sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quando pronto, o equipamento integrará a rede da Secretaria da Cultura (Secult).
Essa etapa antecede a execução das intervenções de engenharia no prédio principal, enquanto o canteiro de obras já está instalado para execução de trabalhos em outros espaços do complexo.
O empreendimento corresponde ao local onde atualmente fica a Estação João Felipe e galpões conexos da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), abrangendo ainda a Praça Castro Correia (Praça da Estação), no Centro da Capital. Esses espaços passarão por requalificação arquitetônica e urbana, além de ampliação das instalações.
Originalmente, a estação foi construída em estilo neoclássico, com inspiração em prédios parisienses. Porém, no decorrer dos anos, o local passou por diversas reformas, como explica o arquiteto Robledo Duarte, coordenador da prospecção: “A história de prédios como esse é contada através do olhar arquitetônico e do estudo pictórico que realizamos, identificando as várias obras feitas aqui”.