Os amantes do sertão e da comida tradicional nordestina terão a oportunidade de saborear uma boa iguaria durante o 1º Festival da Buchada. “Vamos fazer a maior buchada do mundo”, anunciou o “Ném”, dono do mais movimentado restaurante de comidas tradicionais do mercado São Sebastião.
A buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato típico da região Nordeste do Brasil. A iguaria tem origem no prato denominado “maranho”, da culinária portuguesa tradicional, que remete à expressão marrano, que significa «excomungado», e que servia outrora para estigmatizar mouros e judeus.
A buchada remete, também, ao prato “Crux mechi” da gastronomia libanesa.
O 1º Festival da Buchada vai colocar o Ceará no livro dos recordes com a feitura da maior buchada do mundo. A buchada é feita das vísceras do bode, que são cortadas em pequenos pedaços e cozidas.