Há pouco mais de quatros anos, o então Chefe de Gabinete e, hoje, Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, em evento para dezenas de entidades, prefeitos e autoridades, apresentou, no Abolição, o programa “Ceará Pacífico”.
Três cadernos com metas para reduzir o crime sem violência. Tudo baseado em trabalho científico, polícia investigativa, educação e projetos culturais. Muitos ignoraram e olharam com certo desdém.
Hoje, o governador Camilo embarcou para Brasília, levava com ele os secretários de Segurança André Costa e o de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, além de secretários das áreas da educação, cultura e assistência social.
Os assessores foram escaladados para explicar os resultados práticos da redução da violência na periferia das cidades cearenses, nas favelas e bairros de classe média.
Élcio Batista está comemorando o fato. Pela primeira vez, políticas públicas como videomonitoramento, recolhimento de chefes do crime, educação voltada para a paz e cultura, com a finalidade de transformar vidas, estão na pauta política em Brasília.
O propósito é de reaplicação do plano em outras regiões do país. Élcio é pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Cidade que conhece como poucos.