A Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Ceará recebeu nesta quinta-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Estado (AL), o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alci Porto. Na pauta, a contribuição dos pequenos negócios na economia cearense.
“Recebemos o Sebrae que tem conhecimento acumulado e dados oficias sobre os pequenos negócios, os quais equivalem a 99% de todas as empresas do Estado, gerando a metade de empregos formais de todos os irmãos cearenses”, ressaltou o deputado Samito, presidente do colegiado. “A partir desses dados, vamos propor uma estratégia de desenvolvimento do Ceará, identificando as vocações e os potenciais de cada região”, pontuou.
Para Alci Porto, a comissão discute um fator fundamental para o Ceará que é a desconcentração da economia. “Fazer com que as regiões do Estado tenham, todas, um desenvolvimento equitativo, justo. Que as populações mais distantes tenham as mesmas oportunidades da capital, e é fundamental que o Sebrae, que trabalha a pequena e a microempresa, traga as informações do desenvolvimento regional para esse colegiado”, destacou o diretor.
Segundo Alci, é importante que o colegiado conheça onde estão as pequenas empresas, quais os setores que estão produzindo, quais as prefeituras que estão demandando projetos importantes, e com isso, destinar oportunidade ao jovem que está na faculdade no interior do Estado. “Se nós não o provermos de iniciativa empreendedora, esse jovem vai migrar para outros locais”, destacou.
Para o colegiado e para o Sebrae, a meta agora é definir projetos conjuntos, aproximando os governos estadual e municipal às iniciativas que o Sebrae mantém com as prefeituras, propiciando um ambiente legal mais favorável, trazendo condições para um desenvolvimento mais equilibrado, com oportunidade para o empreendedor do interior do Estado.