quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Comunidade de Caucaia será inscrita para acesso à carteira de trabalho digital

O Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz, em Caucaia, deu início às suas atividades. O equipamento faz parte do Complexo Myra Eliane e amanhã  (31), a partir das 10h, vai realizar o encerramento dos cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo e Vendedor Lojista. As turmas contemplaram pais e familiares das crianças regularmente matriculadas no Centro de Educação Infantil Olga & Parsifal Barroso e demais membros da comunidade.

A ação é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane e tem como objetivo inserir a comunidade do Araturi e adjacências em um contexto de formação profissional, com acesso a capacitações voltadas para o mercado de trabalho. Os cursos foram realizados através de uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). A expectativa é ofertar, até o final de 2019, novas turmas.

Durante o encerramento, estarão presentes o Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professor Randal Martins Pompeu e o presidente do Complexo Educacional Myra Eliane, o empresário Igor Queiroz, além dos facilitadores dos dois cursos. Na ocasião, haverá a entrega dos certificados de conclusão aos mais de 40 alunos, que também serão inscritos para o acesso à Carteira de Trabalho digital. 

CTPS Digital

A Carteira de Trabalho digital está substituindo o documento de papel desde o dia 24 de setembro. O aplicativo existe desde 2017, mas só passou a substituir o documento físico depois da regulamentação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 20 de setembro, por meio de uma medida da Lei da Liberdade Econômica. A ferramenta possibilita um maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas; além da integração das bases de dados do Ministério da Economia.