O Projeto Paulo Freire deve abastecer as cisternas de mais de três mil famílias do meio rural, até o final de outubro de 2019. Essa é a estimativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Isso será feito através das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Móveis. Mas, a expectativa é que mais 2.330 cisternas recebam aporte para o consumo humano em novembro e dezembro. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, fala sobre o objetivo do processo.
Na primeira quinzena de outubro, 638 cisternas foram recarregadas, sendo 310 em Potengi e 328 em Coreaú. Mucambo, Salitre e Assaré vão ser abastecidos a partir da próxima semana pelas ETAs.
As ETAs Móveis adquiridas em Israel tratam a água captada a partir em mananciais públicos. Através dos carros-pipa adquiridos pelo projeto, as estações realizam a primeira recarga das cisternas nas regiões de Sertão de Sobral, Inhamuns e Cariri Oeste.
Segundo o secretário Francisco de Assis Diniz, a estrutura da SDA permite atender em muitos locais, levando mais qualidade de vida aos mais variados locais.
A SDA conta com cinco ETAs e uma estação dessalinizadora, para transformar água salobra em potável para as populações do semiárido cearense. Cada estação produz até 4.500 litros de água por hora.