quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Quixeramobim: laboratório do Centec atesta qualidade do leite a baixo custo para produtores do Sertão Central


O Laboratório de Qualidade do Leite (LAQleite) do Centec, que conta com a parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) para o seu pleno funcionamento, vem oferecendo à bovinocultura da região de Quixeramobim uma estrutura para atestar o controle de qualidade do leite.
Quixeramobim é o maior produtor de leite do Ceará, tendo a pecuária leiteira como principal atividade econômica. São mais de 90 mil cabeças e uma produção média de 151,6 mil litros por dia, o que garante emprego e renda para a população envolvida direta ou indiretamente. A análise da qualidade do leite de pequenos produtores e indústrias locais é oferecida a baixo custo e tem gerado impacto positivo no setor rural.
Em funcionamento desde dezembro de 2018, dentro do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia da Faculdade Tecnológica Centec (Fatec), o equipamento revolucionou e barateou as análises laboratoriais do leite, que antes era feita por uma empresa de fora do Ceará. A tabela de valores cobrados por análise varia de menos de R$ 1 até pouco acima dos R$ 20.
Agora, índices de gordura, proteínas, lactose, contagem de células somáticas (CCS) e outros estão acessíveis aos produtores locais no laboratório, o que possibilita a adequação da alimentação dos animais para fins de melhorar a coleta com maior agilidade.
Após o processo criterioso de análises e avaliações, os detalhamentos são documentados e enviados para os clientes. Com o laudo em mãos, o produtor tem o conhecimento se o seu produto está de acordo com as exigências da legislação. Assim, produtores podem ajustar os processos de produção, a qualidade do trabalho, além de despertar para o cuidado com alimentação e higienização dos animais, para melhorar as ordenhas.