O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra apresentaram, nesta terça-feira (27/08), no Centro de Eventos, um pacote de ações voltadas para a ampliação do atendimento às crianças em Fortaleza. Além da ampliação dos investimentos em saúde e educação, com construção de novas creches e unidades amigas da primeira infância e núcleos de desenvolvimento infantil, a Prefeitura deve implantar o Cartão Criança que vai garantir a transferência de renda às famílias atendidas no Programa Cresça com seu Filho.
O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário Missão Infância Fortaleza que reuniu, ao longo do dia, centenas de profissionais, autoridades e gestores das mais diversas áreas que se reuniram para conhecer as ações relacionadas à política de primeira infância na Capital.
Também foram firmados novos pactos de políticas públicas, com assinatura de Termos de Compromisso, de criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e o lançamento da Frente Parlamentar Municipal e Frente Parlamentar Estadual em Defesa das Crianças.
O prefeito Roberto Claudio destacou que “ao longo dos anos, trabalhamos um conjunto de políticas públicas, dando prioridade ao atendimento à primeira infância em Fortaleza. O próprio Programa Cresça Com Seu Filho, o aumento de matrículas, a estruturação para atendimento nos Postos de Saúde e a reestruturação dos Conselhos Tutelares são exemplos exitosos de ações municipais. Agora, entramos em um segundo momento, ampliando as ações, depois de aprender muito com quem se dedica a um tema tão importante no mundo todo”, disse.
As políticas públicas da Prefeitura voltadas para a Primeira Infância são baseadas nas evidências da neurociência sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento infantil. Outra característica das ações é a intersetorialidade. Os projetos são desenvolvidos envolvendo as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura.
O programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz acompanha, desde 2014, o desenvolvimento das crianças de zero a três anos em risco de vulnerabilidade social e econômica em Fortaleza, oferecendo mais possibilidades de desenvolvimento. De sua implantação até 2018, o programa já registrou 106.301 visitas domiciliares, com 8.424 crianças cadastradas e a capacitação de 797 agentes comunitários e 223 enfermeiros. Atualmente, o Programa atende 2500 crianças. A meta é acompanhar 7 mil até 2020.
De acordo com a primeira-dama Carol Bezerra, “é importante unir as pastas em torno da primeira infância e ao lançar o livro “Fortaleza da Primeira Infância: Construindo a condição humana” ela faz um relato do processo de consolidação do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, que colocou a Capital na vanguarda das cidades brasileiras em relação ao trabalho com as crianças.
“Resumimos os principais projetos, mas o livro traz o relato histórico da importância de algumas ações na primeira infância. A base, até os seis anos de idade, é a criança ter aprendizado com amor, carinho e atenção. Quando o poder público atua, em casa, visitando as crianças com os agentes comunitários de saúde, pelo Programa Cresça com Seu Filho, ele aumenta o desenvolvimento da criança que passa a ter uma perspectiva maior de futuro”, destacou Carol Bezerra.
Entre os novos marcos a serem implantados, a Prefeitura de Fortaleza firmou Cartas de Compromisso com a Fundação Bernard Van Leer, com o Instituto Alana, Unicef, Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaú, Instituto da Infância (Ifan), Instituto Primeira Infância (Iprede), Sociedade de Assistência e Proteção Social (Sopai), Ministério Público e com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Além disso, Roberto Cláudio firmou um Termo de Compromisso com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que desenvolve projetos para a primeira infância, com o objetivo de oferecer oportunidades iguais às crianças no País.
A Prefeitura de Fortaleza também assinou convênios com a Fundação Lemann, com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e com a Fundação Abrinq.