Tirar a carteira de habilitação ou resolver assuntos ligados ao documento e a veículos ficou mais fácil e confortável para cerca de 482 mil pessoas de 16 municípios da região Centro-Sul do estado. Isso porque o Governo do Ceará inaugurou em Iguatu a nova sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As novas instalações passam a oferecer todas as condições adequadas para os cidadãos que precisam dos serviços da instituição. O equipamento foi entregue à comunidade pelo governador Camilo Santana, que esteve na companhia do superintendente do Detran, Igor Pontes, e do prefeito municipal, Edinaldo Lavor. O investimento do Estado foi de R$ 1,2 milhão.
A nova estrutura foi construída em uma área de 3.620m². A partir de agora, a população da região pode realizar no local exames para obtenção da primeira carteira de motorista, médico, psicológico, biometria, teórico e prático; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); primeiro emplacamento de veículos, vistoria e transferência de veículos.
Camilo Santana citou a boa infraestrutura oferecida e destacou políticas adotadas a favor da população na área. “Temos procurado fortalecer o Detran com novos equipamentos. Aumentamos o programa de Carteira Popular, criando inclusive para moto, entregando também o capacete para proteger o motociclista. Criamos uma lei que nenhuma pessoa com deficiência no Ceará precisa mais pagar passagem para viajar. Criamos ainda a CNH rural para os agricultores, quatro mil carteiras para estudantes de escola pública gratuitamente, que é a carteira popular estudantil. E também criamos o Sinalize para melhorar as vias municipais, fazer sinalização, asfaltar as ruas”, disse o governador.
Alem das benfeitorias voltadas para a população, o chefe do Executivo estadual enalteceu o trabalho de valorização do Detran e de seus servidores. “Fazia 39 anos que não tinha concurso para o Detran. Eu fiz e chamei todos os aprovados. Os servidores cobravam um plano de cargos e carreiras e nós fizemos. A coisa mais importante em uma instituição é valorizar bem os seus servidores para eles atenderem bem as pessoas”, disse o governador.
Mais perto do cidadão
Levar os serviços para próximo ao cidadão é um política praticada no Detran. Atualmente, a instituição possui 15 sedes regionais em todo o Ceará. A regional de Iguatu, que recebeu sua nova sede neste sábado, vai atender ainda outros 15 municípios: Acopiara, Baixio, Carius, Catarina, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro, Umari e Várzea Alegre. Esses 16 municípios possuem uma frota de mais de 165 mil veículos e um universo de mais de 62 mil portadores de Carteira Nacional de Habilitação.
O superintende Igir Pontes ressaltou o benefício que será gerado aos populares. “O Detran vai atender uma população de 485 mil pessoas dos municípios que estão vinculados ao Detran aqui de Iguatu. Aquele prédio que tinha lá no Centro já não dava conta de atender de forma adequada a população. Hoje, contamos com uma unidade moderna que, além de prestar todos os serviços de habilitação e veículos, permite também, através da área de exame de direção que tem aqui atrás, que os exames práticos sejam prestados de uma forma segura e confortável para o cidadão”.
A nova sede do Detran foi muito comemorada pela população região. Para a professora Dannyela Vieira, a estrutura criada pelo Estado vai dar mais conforto e comodidade para quem precisa se dirigir ao Departamento de Trânsito. “Estou surpresa com a qualidade do novo prédio do Detran. Aqui vamos ter à nossa disposição os mesmo serviços que são oferecidos pelo Detran em Fortaleza. Vai facilitar muito a vida de quem mora aqui na região e precisa resolver algo do sei veículo ou da sua habilitação. A gente só tem a agradecer ao Governo pelo trabalho feito”, comemorou Dannyela.

