Com o título de O Domador, Caminha lança dia 30 de agosto, seu primeiro livro, onde romance e ficção se misturam. Mais lembra que certos personagens traduzem a realidade de pessoas reais. Algumas narrações são, em parte, verídicas e outras romanceadas. O autor, Francisco Caminha, cronista, advogado, mestrando em Ciência Política e professor, ressalta no entanto, que esteve em todos os locais que o livro descreve. E caso queira, o leitor pode chegar a veracidade por meio da rede mundial de computadores as informações relatadas.
Não é um livro de autoajuda. Normalmente, livros dessa natureza costumam apontar fórmulas para alcançar resultados, prosperidade e sucesso. Não é o a pretensão do autor, muito embora sejam apresentadas ferramentas que podem despertar no leitor o interesse pessoal de conhecer caminhos para uma jornada de autoconhecimento e com isso obter sucesso em seus empreendimentos na vida.
O texto é composto de viagens, cursos e experiências vivenciados em lugares onde morou e visitou, sempre em busca de autoconhecimento, do relaxamento físico, psíquico e do crescimento espiritual face à inquietação diante da vida e dos desafios constantes.
O Domador foi o título escolhido para a obra. Para entender a escolha, você precisar ler o livro. Lá você é convidado a compreender os desafios que assombram a vida do personagem durante sua jornada em busca da harmonia e do amor.