quinta-feira, 25 de junho de 2026

Projeto de Jô Farias propõe descontos para cearenses em atrações turísticas e fortalece turismo interno

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de indicação 300/26, de autoria da deputada estadual Jô Farias, que cria o Programa "Bora Cearar", iniciativa voltada ao incentivo do turismo interno e à valorização dos destinos cearenses entre os próprios moradores do Estado.

A proposta prevê a concessão de desconto mínimo de 20% para residentes do Ceará em serviços e equipamentos turísticos credenciados, incluindo hotéis, pousadas, resorts, parques temáticos, equipamentos culturais, serviços de transporte turístico, gastronomia e entretenimento.

De acordo com o projeto, a coordenação do programa ficará sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur-CE), que também será responsável pelo credenciamento dos estabelecimentos participantes e pela divulgação das ofertas por meio de uma plataforma digital.

Para Jô Farias, a medida busca democratizar o acesso ao lazer, fortalecer a economia local e incentivar que mais cearenses conheçam e desfrutem das riquezas culturais, naturais e turísticas do Estado. Além de beneficiar a população, a iniciativa poderá contribuir para a redução dos impactos da sazonalidade no setor, estimulando a geração de emprego e renda em diferentes regiões do Ceará.

Acaraú terá Centro Administrativo

A Prefeitura de Acaraú ganhará um moderno Centro Administrativo, reunindo em um único espaço a estrutura da administração municipal. A obra tem a marca da prefeita Ana Flávia Monteiro e o esforço político do deputado Tibério Monteiro. O prédio, já concluído e equipado, será inaugurado neste sábado com a presença do governador Elmano de Freitas. O Governo do Estado é parceiro do projeto.

Sargento Reginauro obtém sucesso em transplante e vence o câncer


O deputado Sargento Reginauro já está em casa. Foi um sucesso o transplante de medula realizado recentemente, tendo como doador seu próprio filho. Reginauro luta contra um câncer há seis anos e está licenciado da Alece. Agora, segue em recuperação e se prepara para disputar o segundo mandato. “Quero agradecer, em primeiro lugar, ao Senhor, que nunca me desamparou, à minha família, aos profissionais de saúde que cuidam de mim com tanto carinho e a cada pessoa que fez uma oração e intercedeu pela minha saúde. Meu coração transborda de gratidão”, escreveu.

Léo Couto levou todos os vereadores ao encontro com Elmano

Pela primeira vez na história política


do Ceará, o governador recebeu todos os vereadores de Fortaleza, independentemente de posição política ou partido. O presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, foi o principal articulador do encontro. A iniciativa também teve influência do vice-presidente da Casa, Adail Júnior, que, por meio da articulação de Léo Couto, ampliou sua aproximação com o senador Camilo Santana.

Cargos comissionados


O Ministério Público do Ceará está criando novos cargos comissionados para atender à expansão da estrutura de promotores de Justiça. Aliás, membros do MP e do Tribunal de Justiça sentiram os efeitos da redução dos chamados penduricalhos nos contracheques deste mês. Os cortes provocaram diminuição significativa nos rendimentos.

Elmano sob pressão para definir nomes ao Senado em visita a Nova Russas


Está ficando difícil para o governador Elmano de Freitas cumprir agendas de trabalho e realizar entregas sem ser questionado sobre a formação da chapa majoritária. Poucos perguntam sobre as obras. Todos querem saber quem serão os candidatos ao Senado e seus respectivos suplentes.

Com um sorriso no rosto, como quem já conhece os nomes, o governador segue adiando as definições. “Estamos dialogando, estamos construindo a unidade”, responde sempre.

Elmano tenta transmitir a impressão de que o processo está praticamente definido, faltando apenas ajustes políticos para consolidar a unidade. A dificuldade é natural. O pré-candidato Júnior Mano trabalhou intensamente na pré-campanha, percorreu o Ceará e conta com um padrinho político de peso: o senador Cid Gomes. Em Nova Russas, Elmano voltou a ser pressionado por lideranças sobre o tema.

Felipe Mota elogia Amílcar Silveira pela PEC Brasil


“A PEC Brasil é um evento que marca a força do agronegócio nordestino e representa um momento de integração, troca de conhecimentos e experiências. A PEC Brasil não tem partido. Ela tem um interesse único, que é o fortalecimento do campo, da agricultura e do homem e da mulher rural. O presidente da Faec, Amílcar Silveira, foi visionário ao criar a PEC Nordeste e, agora, a PEC Brasil”, assinalou.

A abertura oficial da PEC Brasil será fora da área de exposições. O evento ocorrerá no Teatro José de Alencar, onde a Faec homenageará dois produtores: Chiquinho Feitosa (Boisa) e Felipe Mota (Fazenda Gratidão).


Ciro e André Fernandes dançam no funk político de 2026


A imagem de Ciro Gomes e André Fernandes dançando um funk ou rap à beira de um deck e de uma piscina, em pleno dia, exibe claramente que ambos estão dançando a mesma música, no mesmo ritmo, e pretendem seguir juntos até o fim. A aliança está anunciada. Os vídeos viralizaram no Instagram.

Não parece haver entre Ciro e André Fernandes outro objetivo que não seja chegar ao poder. Aliás, esse é o objetivo final de toda aliança política. Os comentários mais conservadores condenam o rebolado e os gestos exibidos nas imagens. A campanha eleitoral também serve para mostrar descontração e não apenas comportamento e postura.

Ciro rejeita, na mídia nacional, uma aliança com Flávio Bolsonaro, mas, no Ceará, aparece ao lado de André Fernandes, um dos principais representantes do bolsonarismo no Estado. Faz parte do jogo político. Existe a política nacional e a política local.

A voz de Aldigueri em tom mais alto na defesa de Elmano, Camilo e Cid


O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, tem sido uma voz forte nas articulações para a construção da chapa ideal liderada por Elmano de Freitas na disputa majoritária de 2026.

Aldigueri afirma que a candidatura à reeleição de Cid Gomes ao Senado combina com a candidatura de Elmano à reeleição para o Governo do Estado. Para o presidente da Alece, este é o momento ideal para consolidar o projeto político iniciado por Cid Gomes.

O olhar de Aldigueri cobre todo o mapa do Ceará. Ele tem percorrido os municípios e dialogado com prefeitos, vereadores e lideranças, o que lhe permitiu construir um diagnóstico sobre a importância de Cid ao lado de Elmano. “Temos os melhores nomes e precisamos nos apresentar fortes”, pontuou.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Câmara Municipal de Fortaleza: Plenária itinerante dá início à 6ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos” na Regional 7

A 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos” realiza mais uma sessão plenária itinerante nesta quinta-feira, 25, na Escola de Ensino Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, localizada na Av. Rogaciano Leite, n° 2285, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7). O início dos trabalhos está marcado para as 9h.

O momento vai proporcionar aos jovens e moradores da região uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo

Durante a sessão, o público poderá acompanhar de perto o rito dos debates legislativos, a apresentação e elaboração de propostas, além de compreender melhor o papel dos vereadores na construção de políticas públicas que impactam diretamente o dia a dia de Fortaleza.

Aqueles que não puderem comparecer à sessão de quinta-feira poderão acompanhar a transmissão pelos canais oficiais da CMFor: rádio Fortaleza FM (90.7), TV Câmara Fortaleza (Canal 7.2) e canal oficial da CMFor no YouTube.

Após a abertura oficial com a sessão plenária na quinta-feira, o projeto estende sua programação no sábado (27), na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos (como a Carteira de Identidade Nacional – CIN, CPF e cartões de transporte) até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra.

Já no sábado, a ação contará com o suporte da Ouvidoria da Câmara, orientações jurídicas da Defensoria Pública, feira do empreendedor local, além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.

Saiba Mais: 

>> Plenária itinerante dá início à 5ª edição de 2026 do “Nossa Casa é de Todos”.

Serviço 

  • 6ª Edição do “Nossa Casa é de Todos” – Sessão Plenária Itinerante:
    • Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2026
    • Horário: 9h
    • Local: EEEP Jaime Alencar de Oliveira
    • Endereço: Av. Rogaciano Leite, n° 2285 – Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7)

Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal cumprem mandados em investigação contra ex-prefeito de Choró

Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal cumprem mandados em investigação contra ex-prefeito de Choró

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, e a Polícia Federal realizaram nesta quarta-feira (24/06) o cumprimento de cinco expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, no âmbito da criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, foragido desde dezembro de 2024. Foram apreendidos documentos que serão analisados pelos dois órgãos. Durante o cumprimento dos mandados, o filho do ex-prefeito foi preso em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro. As diligências continuam ao longo do dia.

Mandado de busca e apreensão
É uma ordem judicial que permite às autoridades, como a polícia, entrar em um local específico e realizar uma busca por objetos, documentos ou pessoas, com o objetivo de apreender algo que é considerado evidência de um crime ou que está relacionado a um processo judicial. Essa medida é utilizada para garantir que provas importantes não sejam perdidas ou destruídas, auxiliando na investigação ou instrução processual.


Acaraú vai ganhar primeiro Centro Administrativo do litoral oeste


A prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteiro, vai entregar o maior Centro Administrativo Municipal, no próximo sábado, 27/6, com a presença do governador Elmano de Freitas. 

A obra foi viabilizada através do deputado Robério Monteiro e de uma parceria com o Governo do Ceará. 

A prefeita Ana Flávia lançou um vídeo, mostrando o prédio pronto e já mobiliado para receber gestores de todas as secretarias. O vídeo tem o hino da vitória.

Júnior Mano: “sigo o que o Cid decidir”


Em entrevista à imprensa de Nova Russas, durante visita do governador Elmano de Freitas, o pré-candidato ao Senado, deputado Júnior Mano, fez uma revelação importante. Segue qualquer decisão de Cid Gomes.

Infraestrutura transforma o Crato com obras em diversas áreas do município

O município do Crato vive um importante momento de desenvolvimento, com a execução de obras que fortalecem a infraestrutura urbana, ampliam os serviços públicos e promovem mais qualidade de vida para a população.

Entre as principais intervenções em andamento está a revitalização do Canal do Rio Grangeiro, obra estratégica para a mobilidade, a segurança e a valorização urbana da cidade. O município também avança com ações de drenagem urbana, fundamentais para minimizar os impactos das chuvas e garantir mais segurança aos moradores.

A gestão municipal segue investindo na pavimentação de ruas na sede e na zona rural, assegurando melhores condições de tráfego, acessibilidade e deslocamento para a população.

Na área social, estão em construção novos equipamentos públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), um CAPS Infantil, escolas e creches, além de reformas em diversas unidades de educação infantil já existentes.

Outro destaque é a obra do Contorno, considerada uma intervenção importante para a mobilidade urbana e para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da região.

As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com o crescimento e a modernização do Crato, levando mais infraestrutura, serviços e oportunidades para moradores de diferentes bairros e comunidades do município.

Adil Júnior vai mudar o piso de Quixelô


O prefeito de Quixelô, Adil Júnior, iniciou as obras de requalificação do centro da cidade. O novo piso será intertravado. Adil agradeceu o apoio do deputado estadual Marcos Sobreira e do governador Elmano de Freitas pela parceria. A iniciativa promete movimentar o cenário político local e aumentar a pressão sobre o ex-prefeito Agenor Neto, hoje vice-líder do governo na Assembleia Legislativa.

.