sábado, 27 de junho de 2026

Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas

Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas

Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do sertão cearense, o Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (26), uma série de entregas e anúncios para a população de Quixeramobim e da região do Sertão Central. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de outras autoridades.

Durante a agenda, foi assinada ordem de serviço para a construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim. Além disso, foram entregues 17 tratores para mecanização agrícola, beneficiando dez municípios da região, e três sistemas de dessalinização para os distritos de Nenelândia, Carqueja e Mearim.

Filho de agricultor e conhecendo bem os desafios do cearense do Interior, o governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria de realizar entregas importantes para o sertão. “Eu quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje, em Quixeramobim, neste dia tão importante para o município. É um dia de muitas conquistas e estamos aqui para trabalhar e nos dedicar cada vez mais”, afirmou o gestor estadual.

“O Governo do Ceará está aqui para anunciar investimentos em várias áreas: obras de infraestrutura, pavimentação, desenvolvimento, educação e mecanização agrícola. Isso mostra que existe um time unido trabalhando pelo desenvolvimento do povo”, destacou o ministro José Guimarães, natural de Quixeramobim, do distrito de Encantado.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, que tem contribuído para a transformação do município. “Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas pelas ações importantes que estão sendo autorizadas e entregues hoje. Aqui, autorizamos obras que tornarão Quixeramobim muito melhor em sua infraestrutura, saúde e educação”.

Novo campus da Uece

Com investimento inicial de R$ 29 milhões nas obras, o campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim, será construído ao lado do Hospital Regional do Sertão Central. A iniciativa criará um polo de formação pública, gratuita e de alto nível para cursos de Medicina e outras áreas da saúde, consolidando o projeto de expansão da Uece na região do Sertão Central.

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, ressaltou a importância do novo campus para o processo de descentralização do ensino superior e da saúde no Estado. “O investimento do Governou do Ceará na construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central representa a realização de um grande sonho de toda esta comunidade. Em 2023, criamos o curso de Medicina e temos o projeto de transformar a região do Sertão Central em um importante polo de saúde e inovação, com a formação de médicos e demais profissionais da área em altíssimo nível”, afirmou.

O novo campus contará com dois blocos de salas, totalizando 40 espaços destinados a aulas e laboratórios, além de um bloco administrativo e um bloco acadêmico. A estrutura também incluirá restaurante universitário, biblioteca, auditório, área de convivência, complexo poliesportivo, bem como obras de urbanização e estacionamentos. O campus será integrado física e academicamente ao Hospital Regional do Sertão Central, voltado ao ensino de graduação e, futuramente, à pós-graduação, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à extensão universitária.

Mecanização agrícola

Com investimento de mais de R$ 2,8 milhões, foram entregues 17 tratores beneficiando dez municípios, sendo sete destinados aos municípios de: Banabuiú, Choró (dois tratores), Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã e Quixeramobim. Outros dez tratores, por meio do Projeto São José, foram destinados a associações comunitárias e de produtores rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim e Russas.

Em Banabuiú, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Boa Água, a Associação dos Produtores Rurais de São Gonçalo e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Caiçarinhas (ACPPC).

Também receberam os equipamentos a Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, em Choró; a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Cajueiros, em Ibaretama; a Associação das Comunidades Unidas do Projeto de Assentamento P.A. Brasibel, em Jaguaretama; a Associação dos Bovinocultores da Região de Mulungu, em Piquet Carneiro; a Associação São Pedro, em Quixadá; a Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade de Pontal Alegre, em Quixeramobim; e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Francisco Alves de Lima do Sítio de Baixo, em Russas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, reforçou o compromisso do Estado com os homens e mulheres do campo. “Nos orgulha o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar cearense. Fizemos o maior investimento da história, com R$ 1,2 bilhão, para fortalecer a agricultura cearense, com mecanização agrícola, tecnologia social, projetos produtivos, saneamento rural e regularização fundiária. Ou seja, ações que transformam e levam dignidade aos homens e mulheres do campo”, pontuou.

Oceline Soares preside a Associação Comunitária dos Moradores de Pontal Alegre, de Quixeramobim, entidade liderada por mulheres do campo. Ela define que o equipamento será um importante instrumento de trabalho.

“Esse equipamento vai trazer mais desenvolvimento para a área em que atuamos, que é a bovinocultura leiteira”, explicou. “O Projeto São José, na nossa comunidade, vai promover um grande desenvolvimento para a agropecuária local e, acredito eu, também para o nosso município”, completou.

Orgulhosa do trabalho realizado ao lado das companheiras, Oceline destacou a felicidade pela conquista. “Não são apenas os homens que desenvolvem esse trabalho; nós, mulheres, também estamos presentes. Estamos junto das nossas famílias, muitas vezes ao lado dos nossos esposos e filhos, atuando na agricultura familiar por meio da bovinocultura”, concluiu.

Quem também comemorou a chegada do trator para sua comunidade foi Juvenal Celestino Cezário, presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, no município de Choró. “É uma conquista muito importante para nós, porque vai beneficiar cerca de 40 famílias que esperavam por esse equipamento para melhorar o nosso trabalho na agricultura”, afirmou.

Acesso a água de qualidade

O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, também entregou, nesta sexta-feira (26), três sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce, com investimento de R$ 756 mil. O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para garantir o acesso à água de qualidade à população que mais necessita.

“Hoje, essa parceria tão importante resultou na entrega de três sistemas de dessalinização para três assentamentos. Esses são instrumentos que permitem que o homem do campo tenha acesso à água cristalina, e não salobra. O Governo do Ceará tem priorizado garantir que água de qualidade chegue a todos os cearenses”, destacou.

Foram beneficiadas 304 famílias com a ação, das comunidades de Nenelândia, Carqueja e Mearim. Entre as famílias beneficiadas em Mearim, está a de Antônio Luís, presidente da Associação de Moradores. “Foi uma coisa muito boa, né? Mudou a vida da comunidade, que agora tem direito a água de qualidade. Era um sonho e foi realizado”, contou.

O programa tem como objetivo garantir o acesso à água de qualidade para consumo humano em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A iniciativa utiliza sistemas de dessalinização para transformar águas subterrâneas salobras em água potável, promovendo segurança hídrica, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da permanência das famílias no campo.

Pavimentação asfáltica

Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de estradas para os distritos de Belém, Algodões e Lacerda, no município de Quixeramobim. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, terá investimento de mais de R$ 48,3 milhões, por meio de financiamento federal, e extensão de 31,53 quilômetros.

Luiz Gastão defende ampliação do teto do MEI e atualização do Simples Nacional, durante seminário da Câmara Federal em Fortaleza


O deputado federal Luiz Gastão defendeu, nesta sexta-feira (26), a ampliação do limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e a atualização das regras do Simples Nacional durante audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados realizada na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar foi um dos coordenadores do seminário, que integrou o programa Câmara pelo Brasil e reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e empreendedores para discutir medidas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021 propõe elevar de R$ 81 mil para R$ 130 mil o limite de faturamento anual do MEI e ampliar de um para dois o número de empregados que podem ser contratados pelos microempreendedores individuais.

Membro da Comissão Especial que analisa a proposta, Luiz Gastão afirmou que o momento deve ser aproveitado para promover uma atualização mais ampla da legislação voltada aos pequenos negócios. "Nós defendemos não apenas o aumento do teto do MEI, mas também da micro e pequena empresa dentro do Simples Nacional. Precisamos dar mais competitividade aos pequenos negócios e criar condições para que eles possam crescer, investir e gerar mais empregos."

Luiz Gastão ressaltou a importância de a comissão promover debates fora de Brasília, aproximando o Legislativo da população e dos empreendedores. "Estar aqui no Ceará, poder abraçar a Comissão e mostrar como a Câmara está trabalhando para a população é de suma importância."

Relator do PLP 108/2021, o deputado federal Jorge Goetten destacou que a expectativa é concluir o parecer nas próximas semanas. "Vamos construir um relatório de consenso e aprová-lo até a segunda semana de julho, contemplando a atualização do MEI e também das micro e pequenas empresas."

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Senador Camilo se emociona ao receber título de Doutor Honoris Causa da UFC


O senador Camilo Santana fez um discurso cheio de emoção ao receber o título de Doutor Honoris Causa da UFC. 

Para um público de intelectuais, professores, servidores e políticos, disse que deve tudo ao povo cearense, aos amigos e aos que lhe ensinaram a ser político. A mensagem foi para o pai, a mãe e Cid Gomes. 

Vejam a palavra  do senador , que recebeu a homenagem  pelos bons resultados como ministro da Educação.

Telemaré leva atendimento médico remoto a pescadores em alto-mar ​

Telemaré leva atendimento médico remoto a pescadores em alto-mar

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Prefeitura de Itarema, cidade do litoral oeste do estado, lançaram, nesta sexta-feira (26), o Telemaré, ação de telemedicina voltada ao atendimento de pescadores durante o trabalho em alto-mar. A iniciativa funciona pelo aplicativo Acesso Saúde Ceará e permite que trabalhadores embarcados recebam orientação médica mesmo longe da costa.

Na prática, quando um pescador precisar de atendimento durante a viagem, o mestre da embarcação poderá acionar o serviço pelo aplicativo. A solicitação será direcionada ao Hospital Municipal Natércia Júnior Rios, onde um médico plantonista fará a avaliação inicial e indicará os cuidados necessários.

Durante o lançamento, também foi realizada uma demonstração do atendimento, com participação de médico generalista e apoio de especialista em reumatologia. A ideia é que, quando necessário, o atendimento inicial possa contar com suporte da rede de Telessaúde da Sesa.

Para a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, o Telemaré marca um momento inédito para a assistência aos trabalhadores do mar. “É a primeira vez que estamos levando atendimento, ou seja, o SUS, para o alto-mar. O que estamos fazendo é para facilitar a vida dos nossos pescadores e garantir uma saúde de qualidade”, afirmou.

Secretária Tânia Mara Coelho, ao lado de outras autoridades, durante o lançamento

Além do atendimento remoto, as embarcações receberão uma maleta com medicamentos, insumos e equipamentos de monitoramento, como tensiômetro e oxímetro. O material foi organizado a partir das principais situações de saúde que podem ocorrer durante as viagens.

“Não adianta apenas atender. Em algumas situações, é necessário iniciar uma medicação, seja para dor, febre ou ferimentos, por exemplo”, explicou Tânia Mara Coelho.

A médica Melissa Medeiros, assessora de Projetos Estratégicos da Sesa, destaca que o Telemaré faz parte da expansão da saúde digital no Ceará. “Dentro do Acesso Saúde Ceará, que é o nosso aplicativo que já permite à população algumas consultas por telemedicina, estamos lançando o Telemaré, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itarema e o Governo do Ceará”, disse.

Segundo Melissa, os pescadores ficarão conectados diretamente ao hospital 24 horas. “O médico de plantão poderá ser solicitado para fazer o atendimento. A tecnologia vai conectar o pescador, quando houver necessidade, ao atendimento em terra”, completou.

Ideia nasceu da realidade dos pescadores

Itarema tem forte presença na pesca profissional e é uma referência nacional na cadeia produtiva do atum. Segundo o prefeito Robério Monteiro Filho, a proposta nasceu da necessidade de levar atendimento aos trabalhadores que passam vários dias embarcados.

“A gente tinha essa vontade de levar o atendimento até o alto-mar. Procuramos a Secretaria da Saúde do Estado e fomos prontamente atendidos. A saúde agora vai chegar ao alto-mar, e é um privilégio isso acontecer em Itarema”, destacou o prefeito.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales (foto), também reconheceu a importância estratégica de Itarema para o Ceará e para o país. Durante o lançamento, ele destacou o papel do município na atividade pesqueira e a relevância de aproximar o cuidado em saúde de uma população que contribui para a economia e para a produção de alimentos. “São coisas que são feitas com muita vontade de dar certo e com compromisso”.

Rotina em alto-mar

Para quem vive da pesca, o atendimento remoto pode trazer mais segurança em viagens que chegam a durar várias semanas. O pescador João Adiodato de Diniz, conhecido na região como comandante Jack Sparrow, 37, trabalha no mar desde os 12 anos. Ele conta que uma viagem pode durar até 50 dias, dependendo da produção.

“A gente trabalha à vontade do peixe. Quando ele está querendo, a gente vem rápido. Quando não está, demora”, relatou.

João explica que os riscos fazem parte da rotina. Entre as situações que podem acontecer, ele cita acidentes com anzol durante a pesca. “A gente trabalha com peixe, e eles têm muita força. Pode acontecer de um anzol escapar e atingir um pescador. Nesses casos, precisa de orientação, porque não pode simplesmente tirar”, disse.

Para ele, o Telemaré chega para ajudar quem antes não tinha esse tipo de suporte durante as viagens. “Para nós, pescadores, vai servir bastante. Nós temos internet e, na mesma hora, podemos ligar e receber atendimento. Antes, a gente não tinha isso”, afirmou.

Com o Telemaré, o cuidado em saúde passa a acompanhar a realidade dos trabalhadores do mar, levando orientação médica e suporte profissional mesmo quando os pescadores estão distantes da costa.

FORtaleCE: Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil

FORtaleCE: Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil

Para ampliar o acesso das crianças de Fortaleza à educação de qualidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura autorizaram, nesta sexta-feira (26), no bairro Parque Dois Irmãos, a construção de 10 novos Centros de Educação Infantil. O investimento é superior a R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão participaram da agenda, que também contou com a assinatura da ordem de serviço de uma areninha no Passaré e a sanção da lei que amplia o Passe Livre Estudantil para férias, fins de semana e feriados.

Também estiveram presentes o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; entre outras autoridades.

Fortalecendo a educação infantil

Resultado da parceria FORtaleCE, os 10 CEIs serão construídos nos seguintes bairros: Lagoa Redonda, Passaré, Cajazeiras, Messejana, Jangurussu, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Itaperi, Barroso e São Bento.

O governador reafirmou o compromisso para fortalecer a educação pública cearense, que é referência nacional na alfabetização das crianças.

“A criança que entra no Centro de Educação Infantil aprende a ler mais cedo, ganha gosto pelos livros, e desenvolve melhor a vida escolar. É uma conquista muito importante para a educação e para as famílias de Fortaleza”, defendeu o governador, anunciando que o Estado deve construir mais 10 CEIs na Capital, além das unidades autorizadas por meio do FNDE nesta sexta (26).

Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 81 CEIs e mais 7 por meio do FNDE. Atualmente, 46 equipamentos estão em construção, e mais 77 em licitação.

O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria. Em Fortaleza, os novos 10 CEIs representam a abertura de 760 novas vagas na educação infantil, com 76 vagas por unidade.

“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós tínhamos 10 mil crianças que aguardavam vagas em creches. Conseguimos reduzir esse número com muito trabalho e parcerias com os governos federal e estadual, como essas novas que autorizamos. Hoje, ainda temos cerca de 2.500 crianças que estão aguardando vagas, mas queremos zerar esse número nos próximos meses”, detalhou.

Cada unidade dispõe de uma sala para Berçário (Infantil I); três salas de atividades (Infantil II e III, e Pré-Escola); uma sala multiuso para informática, leitura e atividades pedagógicas.

A fortalezense Raiane Silva Gomes, de 27 anos, já enfrentou por dois anos uma fila para conseguir vaga para a filha Cibelle, atualmente com 10 anos. Hoje, Raiane comemora a construção dos novos CEIs.

“O meu outro filho, Enzo Gabriel, tem dois meses agora. A gente precisa colocar as crianças no colégio para trabalharmos com tranquilidade. É sempre bom ter uma educação de qualidade, com tempo integral e acompanhamento para crianças”, disse.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que Fortaleza é capital brasileira que mais recebeu creches em 2026. “Nossa parceria acredita na creche, na escola em tempo integral, no Pé-de-Meia, que a educação resgata as pessoas”, enfatizou.

Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães falou sobre os investimentos federais executados em parceria. “Dos investimentos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], de R$ 1,3 trilhão anunciado em 2023, temos quase 90% das obras em execução, e 63% delas concluídas. É uma revolução o que estamos fazendo em algumas áreas. O presidente Lula sempre diz que vai fazer o que for necessário para melhorar a educação pública”, pontuou.

Passe Livre Todo Dia

Ainda no Parque Dois Irmãos, o prefeito Evandro Leitão sancionou, ao lado do governador e de estudantes, a lei que garante a ampliação do Passe Livre Estudantil para meses de férias escolares, fins de semana (sábados e domingos) e feriados. O investimento anual na iniciativa é de R$ 8,5 milhões.

“Foi um compromisso nosso a ampliação do Passe Livre, que agora estamos implementando com o apoio do governo estadual. Os estudantes vão ter a condição de ir à praia, teatro, cinema, ocupando os espaços públicos da nossa cidade”, acrescentou Evandro Leitão.

A partir de julho de 2026, os estudantes terão 2 passagens diárias gratuitas durante todos os dias. Mais de 269 mil pessoas já possuem a Carteira de Estudante de 2026.

O Passe Livre Estudantil terá impacto significativo para os alunos da rede pública: em média, 8 a cada 10 carteirinhas entregues pela Etufor são de estudantes da rede pública (municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni).

Esporte e convivência comunitária

Com investimento de R$ 1,5 milhão, o bairro Passaré vai ganhar uma nova areninha. A ordem de serviço foi assinada na agenda desta sexta-feira (26).

Nós últimos três anos, mais 156 areninhas foram inauguradas. Ao todo, o Ceará soma 456 areninhas em diversos municípios, sendo 119 só em Fortaleza. “A nossa juventude vai ter mais uma areninha. A gente não para de fazer areninha, fazer creche, aumentar vaga de hospital, trabalhar para melhorar a vida do povo do Ceará e de Fortaleza”, garantiu o governador Elmano de Freitas.

A nova areninha da Capital tem campo society (dimensão: 87×55 = 4.785,00 m²); grama sintética; acessos pavimentados; vestiários com banheiros; duas áreas de banco de reserva; alambrados e torres de iluminação; depósito para materiais esportivos; e torres de iluminação.

Prefeitura de Beberibe homologa concurso do magistério e prepara convocação de professores

 

Foto: Google Street View

A Prefeitura de Beberibe homologou o concurso do magistério, certame que disponibilizou 40 vagas para o cargo de professores do município. Conforme a gestão municipal, o momento marca a “fase decisiva” do certame, abrindo caminho para a convocação dos aprovados.

A prefeita Michele Queiroz (PP) divulgou, nas suas redes sociais, momento em que homologa o concurso, que foi realizado no ano passado.

O processo contempla cargos de Professor da Educação Básica – PEB II, com remuneração inicial de R$ 5.534,83 e jornada de 40 horas semanais, em conformidade com o cronograma e as regras previstas no edital.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a administração, com a publicação da homologação, passa a observar a ordem de classificação e os critérios legais para o provimento das vagas. A convocação dos aprovados, segundo a gestão, “será feita em breve” por publicações nos canais oficiais da Prefeitura.

“Após a convocação, os candidatos apresentarão documentação necessária para nomeação e realização de exames médicos admissionais, que têm caráter determinante para a confirmação da aptidão física e mental. Somente após essa etapa é que se consolidam os atos de posse e, na sequência, o exercício no cargo”, destacou o Executivo beberibense.

A expectativa, segundo a gestão da prefeita Michele Queiroz, é fortalecer a rede pública de ensino.

Elmano anuncia obras e autoriza projetos para saúde e infraestrutura em Quixeramobim

 

Governador Elmano de Freitas cumpre agenda em Quixeramobim com anúncios de obras e investimentos. Foto: Divulgação/Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) cumpre agenda em Quixeramobim, no Sertão Central, nesta sexta-feira (26), para assinatura de ordens de serviço, autorizações para novos projetos e visitas a obras em andamento no Município.

Entre os principais anúncios previstos está a assinatura da ordem de serviço para a implantação do asfalto na estrada que liga a sede de Quixeramobim ao distrito de Belém. A obra é uma demanda histórica da população e deve melhorar a mobilidade, facilitar o escoamento da produção local e fortalecer a integração entre as comunidades da zona rural e o centro urbano do município.

A expectativa é que a intervenção contribua para o desenvolvimento econômico da região e ofereça mais segurança para motoristas e moradores que utilizam diariamente a via.

Distrito de Saúde e Faculdade de Medicina

Outro destaque da agenda será a autorização para a construção do Distrito de Saúde de Quixeramobim. O equipamento deverá concentrar serviços estratégicos para a área da saúde e abrigar a futura Faculdade de Medicina, ampliando a estrutura de ensino e atendimento no Município. O projeto é apontado como um importante investimento para fortalecer a formação de profissionais da saúde e ampliar a oferta de serviços especializados no Sertão Central.

Visita ao Porto Seco José Dias Macêdo

Durante a passagem por Quixeramobim, Elmano também deve visitar as obras do Porto Seco José Dias Macêdo, empreendimento considerado estratégico para a logística e o desenvolvimento econômico da região. A estrutura integra o conjunto de investimentos voltados à atração de negócios, geração de empregos e fortalecimento da infraestrutura do interior do Ceará.

A programação contará com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas do Sertão Central, além de deputados estaduais e federais.

A expectativa é que os anúncios reforcem os investimentos estaduais em infraestrutura, saúde e desenvolvimento regional, ampliando a capacidade de atendimento e impulsionando a economia de Quixeramobim e municípios vizinhos.

Parla, Jovem!: posse dos 24 jovens vereadores eleitos para mandato simulado ocorre na próxima segunda-feira (29)


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza, na próxima segunda-feira (29), a solenidade de posse dos 24 jovens vereadores eleitos para o 1º mandato simulado do programa Parla, Jovem!. Na ocasião, também será realizada a primeira sessão ordinária simulada do projeto, marcando o início das atividades legislativas dos estudantes participantes.

O evento contará com a presença do prefeito Evandro Leitão, do presidente da CMFor, Leo Couto, do secretário municipal de Educação, Ciro Mesquita, e dos vereadores de Fortaleza.

Promovido pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Parla, Jovem! proporciona uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que estudantes da rede pública municipal vivenciem etapas do processo parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.

Durante a solenidade, será empossada a primeira Mesa Diretora do mandato simulado, composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os ocupantes foram definidos por sorteio entre os alunos eleitos.

Ao longo do programa, haverá um sistema de revezamento da Mesa Diretora para garantir a participação dos seis distritos de Educação de Fortaleza. Em junho, a condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade dos representantes do Distrito 1, da EMTI Deputado Roberto Mesquita (Vila Velha). A partir de agosto, assumirão os estudantes dos Distritos 2, da EM Johnson (Luciano Cavalcante); em setembro, do Distrito 3, da EMTI Profº. Joaquim Francisco de Sousa (Presidente Kennedy); em outubro, do Distrito 4, da EMTI Leonel de Moura Brizola (Planalto Ayrton Senna); em novembro, do Distrito 5, da EMTI Profº. Alexandre Rodrigues de Albuquerque (Siqueira); e em dezembro, do Distrito 6, da EMTI Profº Antonio Girão Barroso (Jangurussu).

As sessões ordinárias simuladas também seguirão uma dinâmica de representação dos territórios educacionais. Em cada encontro, serão debatidos e votados os projetos elaborados por estudantes de um distrito diferente daquele que estiver ocupando a Mesa Diretora, ampliando a participação e a integração entre os jovens parlamentares. 

As sugestões de matérias legislativas apresentadas pelos alunos que forem aprovadas durante o Parla, Jovem! poderão virar projetos de lei reais da Casa.

Com a iniciativa, a Câmara de Fortaleza reforça seu compromisso com a formação cidadã e a educação política dos estudantes da rede pública da Capital, aproximando os jovens do processo democrático e incentivando a participação ativa na construção de propostas para a cidade.

*SERVIÇO*

*Posse 24 jovens vereadores do Parla, Jovem!*

Local: Plenário da Câmara de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)

Horário: 8h

Câmara realiza sessão itinerante na escola Jaime Alencar e aproxima estudantes do Legislativo

O auditório da Escola de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira se transformou, nesta quinta-feira, 25, em plenário da Câmara de Fortaleza. A unidade recebeu uma sessão ordinária itinerante do Legislativo como parte da programação da 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa que aproxima o Parlamento da população. 

A sessão reuniu estudantes, educadores e moradores da região, que acompanharam de perto os debates e puderam vivenciar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo e conhecer o processo de tomada de decisões que impactam o seu dia a dia na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), reforçou a importância do “Nossa Casa é de Todos” para despertar o interesse dos jovens pela política de forma participativa.

“Hoje, estamos, pela primeira vez, em uma escola de ensino médio. Daqui a pouco esses jovens irão para a faculdade, para o mercado de trabalho, e vão entender o quanto a política impacta na vida deles, nas mudanças que ocorrem na nossa cidade e sociedade. Muitas vezes eles não se interessam pela política por não entender o poder transformador dela em suas vidas. Quando eles participam, apresentam propostas e entendem a função do vereador, essa discussão chega também às famílias e aos amigos”, disse.

Alunos ganham voz na sessão 

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Ana Kercia, utilizou a Tribuna e contou que já teve contato com a Câmara durante a realização de um trabalho da feira científica sobre racismo ambiental, quando entrevistou o vereador Gabriel Aguiar (PSOL). 


Para Kercia, a presença dos vereadores no ambiente escolar fortalece o diálogo com a juventude e cria um espaço para que os alunos apresentem reivindicações. “É uma oportunidade para a gente falar sobre questões que tem impacto no nosso dia a dia. São pautas simples, mas que os vereadores podem resolver”, destacou.

Ana também aproveitou a ocasião para agradecer aos parlamentares pela aprovação da ampliação do Passe Livre estudantil para os fins de semana, feriados e férias.

“Utilizo o transporte público para ir à escola, venho de ônibus, e sei que essa é a realidade de muitos alunos da rede pública. A nossa cidade possui muitos espaços que contribuem para a nossa formação, como o Centro Dragão do Mar, a Biblioteca Pública Estadual, que ampliam nosso conhecimento e enriquecem nossa vivência cultural. Por isso, considero de extrema importância que os estudantes possam se deslocar pela cidade sem o peso do custo da passagem. O Passe Livre representa mais acesso à educação, à cultura e às oportunidades. 

O aluno do 2º ano, Janderson dos Santos de Oliveira ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o diálogo entre os jovens e o Poder Legislativo. Segundo ele, a experiência de conhecer a Câmara já havia despertado o interesse dos alunos pela política e pelo funcionamento dos debates parlamentares. 


“No mês passado, a gente fez uma aula de campo na Câmara. Foi algo bem interessante. Eles ensinaram muito sobre como funciona a política e os debates. Foi uma experiência muito marcante para a gente”, relatou.

Para o estudante, a realização da sessão na sua escola representa uma nova oportunidade de participação. “Como a gente foi para lá e agora eles vêm até aqui, acho que vamos ter mais liberdade para nos expressar, falar o que sentimos e entender melhor o que eles querem passar para a gente e o que nós também queremos passar para eles”, afirmou. 

Câmara leva serviços para comunidade da Regional 7

O “Nossa Casa é de Todos” estende sua programação no sábado, 27, na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos, como a Carteira de Identidade Nacional, CPF e cartões de transporte até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra. Além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.

Serviço “Nossa Casa é de Todos

Dia 27/06, a partir das 8h: Serviços, consultas e atrações culturais na pracinha (Travessa nova Jerusalém, 44, esquina com Av. Evilásio Almeida Miranda, 1165 – Sapiranga-Coité)

Câmara aprova inclusão de assistentes da Educação Infantil no plano de carreira do magistério


Os assistentes da Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza vão integrar oficialmente a carreira do magistério público. A medida foi aprovada em sessão extraordinária desta quarta-feira, 24, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 19/2026, de iniciativa da Prefeitura. A proposta beneficia 223 servidores efetivos e representa uma mudança histórica para a categoria, que há anos reivindica o reconhecimento formal do papel desempenhado nas unidades de ensino infantil da Capital.

De acordo com a Prefeitura, a proposta é resultado de um processo de diálogo conduzido por um grupo de trabalho instituído pela Secretaria Municipal da Educação (SME), com participação de representantes da gestão municipal e da entidade sindical da categoria.

“A iniciativa representa importante medida de valorização profissional, fortalecimento da educação infantil e aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo Município de Fortaleza”, afirma a justificativa do projeto.

Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto ressaltou que a matéria reforça o compromisso do prefeito Evandro Leitão com a educação da cidade. 

"Nesta semana, aprovamos o passe livre para os estudantes de Fortaleza e, agora, aprovamos o enquadramento dos assistentes da Educação Infantil como profissionais do magistério, garantindo a eles o piso salarial da categoria. Essas medidas garantem mais direitos para os alunos e docentes ", ressaltou Leo Couto. 

Durante a justificativa do voto, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) celebrou a aprovação do projeto e classificou a medida como uma conquista histórica para a educação de Fortaleza. De acordo com a parlamentar, Fortaleza é uma das primeiras capitais do país a garantir este direito.

“Esta é uma vitória da educação e das assistentes da Educação Infantil, que há mais de 11 anos lutam por esse enquadramento. Vocês não têm noção do tamanho dessa conquista, que agora se concretiza. Temos 223 assistentes concursadas que não tinham os mesmos direitos das professoras efetivas. Essas profissionais passarão a receber o piso do magistério e terão acesso a todos os direitos garantidos aos professores efetivos do município. Parabenizo o prefeito Evandro Leitão e todos os vereadores e vereadoras que votaram favoravelmente à matéria. Isso demonstra o compromisso desta Casa com a educação. Estou muito feliz e emocionada”, afirmou.

*Reconhecimento profissional*

Um dos principais efeitos da proposta é o reconhecimento oficial do caráter docente das atribuições exercidas pelos assistentes. Embora esses profissionais desempenhem funções pedagógicas essenciais no desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira infância, etapa decisiva para a formação cognitiva, emocional e social, eles ainda não integravam a carreira do magistério, mesmo atuando nos Centros de Educação Infantil e nas escolas da rede municipal.

O projeto também estabelece que o enquadramento não configura transformação ou transposição de cargo. Com a mudança, passam a fazer parte da mesma estrutura de desenvolvimento profissional dos demais educadores da rede, incluindo regras de progressão e promoção funcional. Os servidores permanecerão nos cargos para os quais foram aprovados em concurso público, preservando direitos e vantagens já adquiridos ao longo da carreira.

*Valorização e impacto financeiro*

Além do reconhecimento profissional, a medida prevê ganhos remuneratórios para a categoria. A nova tabela salarial proposta para os assistentes da Educação Infantil tem vencimento inicial de R$ 5.144,12 para jornada de 240 horas mensais, podendo chegar a R$ 20.127,41 no topo da carreira. Segundo estimativa da Prefeitura, o impacto financeiro da proposta será de aproximadamente R$ 23,65 milhões por ano.

*Trâmite*

Mais cedo na comissão, o colegiado apreciou as emendas, que receberam parecer contrários. A matéria entrou extrapauta na sessão de hoje e, por tramitar em regime de urgência, foi aprovada em discussão única. Em sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram o projeto em redação final. O projeto agora será enviado para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial.

Nossa Casa é de Todos: Câmara de Fortaleza leva mutirão de serviços gratuitos para o bairro Sapiranga

A Câmara de Fortaleza (CMFor) leva, neste sábado (27), um mutirão de serviços gratuitos para o bairro Sapiranga, localizado na Regional 7. A iniciativa faz parte do programa “Nossa Casa é de Todos”, que tem como objetivo aproximar o Legislativo da população por meio da descentralização dos serviços e estímulo à participação popular. 

Esta é a sexta edição do programa neste ano. Após essa edição, o Nossa Casa é de Todos será suspenso em decorrência do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público. Depois da eleição, o programa voltará a ser realizado normalmente. 

Nesta quinta (25), a CMFor realizou a sessão plenária itinerante na EEEP Jaime Alencar de Oliveira, localizada no Luciano Cavalcante. 

Desde a edição de abril, os serviços do Nossa Casa é de Todos estão sendo ofertados exclusivamente aos sábados. 

No dia 27, das 8h às 13h, a população da Regional 7 poderá desfrutar de um mutirão de serviços totalmente gratuitos. A concentração ocorre na pracinha da Sapiranga, que fica na Travessa Nova Jerusalém, 44, esquina com Avenida Evilásio Almeida Miranda, 1165 — Sapiranga-Coité.

A programação contará com a presença do presidente da CMFor, vereador Leo Couto, dos vereadores e de demais autoridades.

O local terá, ainda, feirinha de economia criativa e alimentos, roupas e diversos itens produzidos pela comunidade, além de programação cultural.

As atrações são: Show de Talentos, com Praciano; Dannyel Vasconcelos; e Paulinha Ravet. 

Todo o evento é gratuito e aberto à população.

*Serviços Nossa Casa é de Todos*

_Documentos_

* Sindiônibus: Bilhete Único, Cartão do Idoso;

* SPS: Caminhão do Cidadão, com serviços de emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CNI), Carteira de Trabalho Digital, CPF e orientações sobre o Seguro Desemprego;

* AMC: Emissão de Credencial do Idoso e da pessoa com deficiência, para Estacionamento;

* Etufor: Emissão do Bilhetinho e Carteira de Estudante;

* Funci: Emissão de Certidão de Nascimento para quem nunca teve;

* Enel: Solicitações para cadastro no baixa renda, parcelamento de débitos, ligações novas, troca de titularidade, religação, 2ª via;

* Cagece: Atendimento em geral;

* Prevmóvel do INSS: Orientações sobre aposentadoria e benefícios;

* SDHDS: Cadastro Único e emissão do

* CIPTEA - Solicitação da carteirinha

* TRE-CE: Alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados, cadastramento biométrico, consulta à situação eleitoral e emissão da segunda via do título.

_Meio ambiente_

* URBFOR: Doação de mudas;

_Saúde e Bem-Estar_

* SMS: Aferição de pressão, vacinação, fiquei sabendo jovem e maquete de arboviroses;

* Secretaria de Proteção Animal: Vacinação e consulta;

* Senac: corte de cabelo;

_Orientação ao crédito_

BNB: Crediamigo

_Orientações jurídicas_

* Defensoria Pública: Consulta Processual, certidões digitais, orientação jurídica e ofícios pra gratuidade de certidões de nascimento e casamento;

* Procuradoria da Mulher da CMFOR: ações educativas e assistenciais sobre violência contra a mulher;

_Espaços sensoriais, infantis e pets_

* Espaço Sensorial Evoluir;

* Espaço Kids;

* Espaço Pet;

* Stand Sana, com Cosplay, batalha de rimas, games e robótica sustentável.

*Nossa Casa é de Todos — 6ª Edição*

🗓️Data: 27/06

⏰Horário: 8h às 13h

🕢⏰Horário da coletiva: 9h30

📍Endereço: Pracinha da Sapiranga (Travessa Nova Jerusalém, 44, esquina com Avenida Evilásio Almeida Miranda, 1165 — Sapiranga-Coité)

Por iniciativa do deputado Marcos Sobreira, ALECE entrega Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira, fundador da Zenir Móveis


A solenidade de entrega da Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira será realizada no dia 30 de junho, às 17h, no Plenário 13 de Maio, e homenageia uma das trajetórias empresariais mais inspiradoras do Ceará, conhecido em todo o Ceará como Zenir, fundador da Zenir Móveis e Eletros.

A homenagem atende ao requerimento de autoria do Deputado Estadual Marcos Sobreira. A honraria, instituída pela Lei nº 10.695/1982, é destinada a homenagear empresários de destaque no Estado do Ceará.

Natural de Jucás, no interior cearense, José Alves de Oliveira construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pela perseverança e pelo espírito empreendedor. Filho de agricultores, iniciou sua vida profissional ainda jovem, aos 14 anos, em Iguatu, trabalhando em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Foi ali, no coração do Centro-Sul, que começou a desenvolver a experiência e a visão de mercado que, anos depois, dariam origem a uma das maiores redes varejistas do Ceará.

Em 9 de maio de 1992, Zenir fundou, em Iguatu, a primeira loja da Zenir Móveis e Eletros. O que começou como um pequeno empreendimento familiar tornou-se uma referência no comércio cearense, com forte presença no interior, geração de emprego e renda, fortalecimento da economia local e compromisso com os consumidores.

Atualmente, a Zenir Móveis e Eletros está presente em 45 municípios cearenses, com 61 lojas, mais de 2 mil colaboradores e uma carteira superior a 3 milhões de clientes. A empresa também conta com operação de comércio eletrônico, centros de distribuição, frota própria e investimentos em logística, tecnologia, sustentabilidade e integração entre os canais físicos e digitais.

Para o deputado Marcos Sobreira, a entrega da Medalha Edson Queiroz representa o reconhecimento público a uma história que inspira o Ceará.

“José Alves de Oliveira, o nosso querido Zenir, é um exemplo de que o trabalho, a coragem e a confiança no povo cearense podem transformar vidas. Sua trajetória nasceu no interior, cresceu com simplicidade e se tornou símbolo de empreendedorismo, geração de oportunidades e desenvolvimento para o nosso Estado”, destaca o Deputado Estadual Marcos Sobreira.

O parlamentar ressalta ainda que a história de Zenir se confunde com a história de desenvolvimento de muitas cidades cearenses, especialmente pela interiorização dos investimentos e pela valorização das pessoas.

“A Zenir Móveis nasceu em Iguatu e se espalhou pelo Ceará levando emprego, renda, crédito, atendimento e oportunidade. Essa homenagem é justa porque reconhece não apenas o empresário de sucesso, mas o homem que acreditou no interior, valorizou seus colaboradores e ajudou a movimentar a economia de inúmeras famílias cearenses”, afirma Marcos Sobreira.

A Medalha Edson Queiroz é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Parlamento cearense a personalidades do setor empresarial que contribuem para o progresso econômico e social do Estado.

A solenidade reunirá autoridades, familiares, colaboradores, empresários, lideranças políticas, representantes de entidades, imprensa e sociedade civil.

SERVIÇO

Evento: Entrega da Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira, “O Zenir”, fundador da Zenir Móveis

Data: 30 de junho de 2026

Horário: 17h

Local: Plenário 13 de Maio — Assembleia Legislativa do Estado do Ceará


Valdemar Costa Neto diz que aliança no Ceará está formada com Ciro


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a quem Ciro Gomes chamou de “ladrão”, disse que Michele Bolsonaro tem a entender que o cearense é assim mesmo, “fala mal de todo mundo, até do irmão”.





Beach Park mobiliza 400 pessoas na ‘Maior Aula de Natação do Mundo’ em ação educativa


Na última quinta-feira (25), o Beach Park participou de mais uma edição da Maior Aula de Natação do Mundo (The World’s Largest Swimming Lesson – WLSL), iniciativa global voltada à conscientização sobre segurança aquática e à prevenção de afogamentos. Reconhecido como um dos maiores participantes do evento em todo o mundo, o destino recebeu cerca de 200 crianças de instituições de Aquiraz (CE) e Fortaleza (CE), acompanhadas por familiares e responsáveis, para uma manhã dedicada ao aprendizado e à diversão.

Realizada simultaneamente em diversos países, a ação tem como objetivo reforçar a importância do ensino da natação e disseminar conhecimentos fundamentais para a segurança na água, especialmente entre crianças.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma aula especial conduzida pelo educador físico responsável pela ação, Rafael Feitosa, do Beach Park que compartilhou orientações sobre os fundamentos do esporte e dicas práticas para uma convivência mais segura em ambientes aquáticos. As atividades foram realizadas em uma área exclusiva do Aqua Park, especialmente preparada para a ação.

Além das instruções técnicas, as crianças vão aprender comportamentos preventivos que podem ajudar a evitar acidentes e afogamentos, tema que está no centro da iniciativa internacional. Para garantir uma experiência segura e acolhedora, toda a programação contará com o acompanhamento de salva-vidas, monitores e equipes de apoio do Beach Park, além de atividades de animação voltadas ao público infantil.

A Maior Aula de Natação do Mundo reúne anualmente parques aquáticos, clubes, escolas de natação e instituições de diversos países em torno de uma causa comum: conscientizar famílias sobre a importância da educação aquática desde a infância. Ao participar da iniciativa, o Beach Park reforça seu compromisso com a promoção da segurança, do bem-estar e do acesso ao esporte para crianças e comunidades do Ceará.

*Segurança na água*

“A natação não deve ser vista apenas como uma prática esportiva, mas como um aprendizado fundamental para a segurança e o desenvolvimento das crianças. Para o Beach Park, apoiar iniciativas que estimulem esse conhecimento e contribuam para a prevenção de acidentes é motivo de grande orgulho. Estudos indicam que a participação em aulas formais de natação pode reduzir significativamente os casos de afogamento infantil, evidenciando a relevância de promover esse ensino desde os primeiros anos de vida”, destaca Rafael Feitosa, que também é gerente do Aqua Park do Beach Park.

Certificado internacionalmente pela empresa americana Jeff Ellis & Associates, responsável pelo treinamento e qualificação dos guarda-vidas dos maiores parques aquáticos do mundo, o Beach Park mantém um compromisso prioritário com a segurança das famílias que visitam o destino turístico. A equipe de salvamento aquático do destino passa por treinamentos diários altamente qualificados e diversas avaliações, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.

*Sobre o Beach Park*

Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado a apenas 30 minutos de Fortaleza, o complexo de entretenimento Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2026), além de abrigar o Surreal, reconhecido pelo GUINNESS WORLD RECORDS™️ como a montanha-russa aquática mais alta do mundo. Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

.