segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ministério da Saúde entrega equipamento de radioterapia ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), por meio do Programa Agora Tem Especialistas


Nesta terça-feira (23), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, participa da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia em Fortaleza (CE). O novo equipamento garantirá tratamentos de radioterapia mais rápidos e acessíveis para pacientes com câncer no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) - Hospital Haroldo Juaçaba, referência em serviços de alta complexidade na região. 

Simultaneamente, outros dois equipamentos serão entregues para ampliar e qualificar o tratamento do câncer no Brasil. Em São Paulo (SP), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participam da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia. Em Sinop (MT), a entrega será realizada pelo diretor de Programa da Secretaria-Executiva, Nilton Júnior. As entregas fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). 



Eusébio 39 anos: a cidade onde todos gostariam de viver

Nesta terça-feira, 23, o município de Eusébio completa 39 anos. Ao longo destas quase quatro décadas, uma nova história vem sendo escrita. Se antes Eusébio era conhecido como uma cidade dormitório, de 15 anos pra cá tem se tornado a cidade dos sonhos. O lugar onde todos gostariam de viver.

A verdade é que essa construção não ocorreu da noite para o dia. Em especial nos últimos 20 anos, uma verdadeira revolução ocorreu. De um lado, a cidade obteve grandes avanços na área social, graças a gestões que valorizaram políticas públicas voltadas para os que mais necessitam.

No entanto, por outro lado, a cidade tem tido um desenvolvimento econômico que impressiona. Impulsionado pela construção civil, brotam condomínios, shoppings, casas de alto padrão e malls por todos os lados. E o PIB dispara.

Se a imensa maioria dos municípios cearenses depende prioritariamente de recursos federais e emendas, Eusébio possui uma organização financeira de dar inveja. 

De modo que, nos últimos anos, o município avançou muito e a tendência é que nos próximos avance ainda mais, com uma gestão centrada em planejamento e resultados e, acima de tudo, olhando para o Eusébio do futuro, mas agindo hoje.

Domingos Neto debate fortalecimento do agronegócio com lideranças do setor no Ceará

O deputado federal Domingos Neto (PSD), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e coordenador da bancada cearense no Congresso, participou nesta segunda-feira (22) do “Almoço do Agronegócio". Promovido pelo Grupo do Agronegócio do Ceará (Gaec), o encontro estratégico ocorre semanalmente há duas décadas com o objetivo de conectar produtores e debater os rumos econômicos e políticos do setor no estado.

A reunião de hoje foi pautada pelas demandas dos produtores locais, que apontaram a necessidade de investimentos robustos em infraestrutura de irrigação, além da melhoria no escoamento e transporte da produção agrícola.

Durante o evento, Domingos Neto ressaltou o papel estratégico do setor para a economia cearense e para a geração de emprego e renda. “Esse foi um momento fundamental para conectar, debater, fortalecer e, principalmente, ouvir quem faz o agronegócio acontecer no nosso Estado", destacou o parlamentar.

A escolha de Domingos Neto para chefiar a CMO foi elogiada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira. “Conheço o desempenho de Domingos Neto em Brasília e sei da sua resolutividade”, afirmou. O almoço reuniu nomes expressivos de toda a cadeia produtiva local, englobando os segmentos de pecuária, avicultura, carcinicultura, fruticultura, laticínios e representantes do setor de exportação.

2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome arrecada quase 40 toneladas de alimentos e reúne mais de 6 mil participantes na Praia do Futuro

A 2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome reuniu mais de 6 mil participantes na manhã deste domingo (21), na Praia do Futuro, em Fortaleza, e arrecadou quase 40 toneladas de alimentos não perecíveis. A ação integra o calendário oficial do programa Ceará Sem Fome.

Para participar, os inscritos doaram 6 quilos de alimentos, que serão destinados a entidades credenciadas pelo programa, responsável por coordenar a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

O evento mobilizou corredores profissionais e amadores, além de famílias e apoiadores da causa, em um percurso marcado pela adesão do público e pelo caráter solidário da iniciativa.

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, destacou o engajamento da população e o impacto da ação. “Quase quarenta toneladas, viu? Parabéns por esse show de solidariedade, de amor ao próximo e de compromisso com quem mais precisa. A gente fica muito feliz, governador Elmano de Freitas, por consolidar essa política de segurança alimentar, que já é do povo do Ceará. O Ceará Sem Fome é muito mais que um prato de comida, é transformação de vida”, afirmou

Ela também agradeceu a participação dos envolvidos. “Cada um de vocês faz parte dessa história, desse momento. Gratidão a Deus por cada pessoa que teve o sentimento de poder ajudar o Ceará Sem Fome”, completou.

A programação incluiu ainda a Arena Kids, espaço voltado ao público infantil, com atividades recreativas e corridas para crianças. Parceiros institucionais e privados também participaram com ativações ao longo do percurso e na área de concentração.

A corrida reforça a estratégia do Ceará Sem Fome de associar esporte e engajamento social para ampliar a arrecadação de alimentos e fortalecer a rede de apoio a pessoas em situação de insegurança alimentar no estado.

Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús

Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús

O governador Elmano de Freitas vistoriou, neste sábado (20), as obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús. O equipamento beneficiará toda a região e está com mais de 77% de execução. O gestor estadual esteve acompanhado da prefeita de Crateús, Janaína Farias.

Chefe do Executivo Estadual, Elmano de Freitas enfatizou que o Governo do Ceará tem trabalhado para garantir, por meio de políticas públicas, a melhoria da qualidade de vida da população. “Temos muitas obras em andamento em Crateús e fico muito feliz em estar aqui para continuar trabalhando, sempre, pela melhoria da qualidade de vida do povo de Crateús e de toda a região”, pontuou.

“Estou muito orgulhoso de estar tão perto de entregar esta obra histórica para o povo dos Sertões de Crateús. Tenho certeza de que aqui teremos um antes e depois deste hospital”, destacou.

“Com a entrega, muitas pessoas não precisarão mais se deslocar para Fortaleza, Sobral ou Quixeramobim para realizar qualquer tratamento médico, pois serão atendidas aqui”, completou.

Com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano e investimento de R$ 49,3 milhões, o hospital reformado contará com térreo e mais quatro pavimentos, oferecendo atendimentos nas áreas de maternidade, emergência e clínica médica, entre outros. Na estrutura original, o hospital conta com 142 leitos. Com a nova parte, o Hospital Regional do Sertão de Crateús passará por uma expansão significativa, totalizando 304 leitos, o que representa um acréscimo de 162 novos leitos hospitalares.

A prefeita de Crateús, Janaína Farias, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará e enfatizou que o maior beneficiado é o povo. “O governador Elmano de Freitas é quem mais tem realizado parcerias com o nosso município. Fico muito feliz em ver essa parceria dando certo. Hoje, nesta obra, temos mais de 200 homens trabalhando, e sou muito grata por esse compromisso que está sendo cumprido”, pontuou.

Parte do plano estadual de regionalização da saúde pública, a expansão do prédio contempla a implantação e a ampliação de importantes serviços especializados.

A vitória de Lia Freitas


Cerca de seis mil pessoas se inscreveram para a Corrida Ceará Sem Fome. Outras três mil tentaram participar, mas não conseguiram vaga. A Polícia Militar estimou a presença de aproximadamente dez mil pessoas na manhã de domingo, na Praia do Futuro, transformando o evento em uma das maiores corridas de rua já realizadas em Fortaleza. Uma vitória de Lia Freitas, que consolidou mais uma ação de grande alcance social e popular.

Definições


A primeira reunião para definir os candidatos ao Senado acontecerá nesta semana. O encontro seguirá o estilo do governador Elmano de Freitas. Presidentes de partidos e lideranças da base governista estarão sentados à mesa para discutir os nomes colocados para a disputa.

Os interessados serão avaliados com base em critérios políticos, pesquisas eleitorais e viabilidade de campanha. Três levantamentos serão apresentados. Também serão debatidos os prós e contras de cada nome, inclusive para a composição da vaga de vice-governador.

Camilo recebe título de Doutor Honoris Causa da UFC


Na próxima quinta-feira, dia 25, o ex-ministro da Educação e atual senador Camilo Santana receberá a maior honraria acadêmica concedida pela Universidade Federal do Ceará: o título de Doutor Honoris Causa.

Camilo vive um momento político positivo após a divulgação de indicadores educacionais que apontam redução do analfabetismo, crescimento do número de brasileiros com ensino superior e ampliação das matrículas na educação pública e no Enem.

Cirilo Pimenta despachou com Elmano


O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, receberá na sexta-feira, 26 de junho, o governador Elmano de Freitas. Na agenda estão entregas de obras, assinatura de ordens de serviço e visita às obras do Porto Seco. Cerca de três mil pessoas do Sertão Central são aguardadas para o evento, considerado um dos maiores da região neste ano. A visita também marcará o retorno de Manoela Pimenta às atividades políticas após o nascimento de Joaquim, neto de Cirilo Pimenta.

Amílcar Silveira vai comandar, de 25 a 27 de junho, a PEC Nordeste em Fortaleza


Amílcar Silveira mobilizou toda a estrutura do Centro de Eventos para a realização da PEC Nordeste, o maior evento do agronegócio do Nordeste. A feira ganhou dimensão nacional e exibirá animais de alta linhagem, aves, peixes e camarões, além de produtos como café, açaí, doces e salgados. Também contará com a tradicional Feira dos Municípios.

No futuro, a PEC Nordeste poderá precisar de um espaço ainda maior para acomodar máquinas, veículos e animais. O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de junho, em clima de festas juninas.

Cerca de três mil produtores e empresários de outros estados já estão chegando ao Ceará, contribuindo para a ocupação da rede hoteleira de Fortaleza.


Sucessão em Baturité


O presidente da Câmara Municipal de Baturité, vereador João Paulo, deve se filiar ao PT. Ele é visto como possível sucessor do prefeito Herberlh Mota.

O futuro político de Herberlh está ligado à reeleição do governador Elmano de Freitas. Em caso de vitória, poderá ocupar espaço no secretariado estadual. Hoje, Herberlh é considerado uma das principais lideranças do Maciço de Baturité, com influência em oito municípios da região.


Laços de sangue ainda unem Ciro e Cid


Foi um erro, na pré-campanha, a tentativa de separar o senador Cid Gomes do irmão mais velho, Ciro Gomes. Cid disse que “jamais responderia ao irmão”. E está cumprindo a promessa. Não é fácil, mas está conseguindo.

O sorriso maroto da deputada Lia Gomes, ao afirmar que jamais aceitará ataques injustos ao irmão, e as declarações do prefeito Ivo Gomes, em defesa de posições políticas da família, deixam claro que a cozinha dos Ferreira Gomes continua unida. Nos bastidores, pouca coisa mudou.

Para o mundo externo, Ciro e Cid aparecem como adversários políticos. Mas, dentro de casa, prevalecem os laços familiares. Cid, Lia e Ivo mantêm posições firmes em relação a antigos adversários políticos, demonstrando que a retaguarda da família segue coesa.

Ao sinalizar que não pretende disputar a reeleição para o Senado, Cid demonstra que os laços de sangue continuam prevalecendo. Sua estratégia foi preventiva, diante da possibilidade de uma candidatura de Ciro ao Senado. Cid pretende se dedicar à eleição de deputados aliados e à candidatura de Júnior Mano ao Senado, defendendo o governador Elmano de Freitas em momentos específicos da campanha.

Por enquanto, Cid, que ganhou protagonismo na pré-campanha ao lado de Camilo Santana e Elmano de Freitas, não conseguiu consolidar seu plano de permanecer fora da disputa. A ala mais forte do grupo político insiste em sua candidatura. Até mesmo Júnior Mano declarou estar disposto a abrir mão da candidatura ao Senado caso Cid aceite disputar a reeleição. Até agora, porém, o senador continua preferindo permanecer na articulação política, preservando seu papel dentro do grupo familiar e partidário.

Jade Romero pode se tornar fenômeno eleitoral para a Alece


Mais de mil pessoas participaram do lançamento da pré-candidatura de Jade Romero a deputada estadual, em uma mobilização liderada pelo prefeito de Baturité, Herberlh Mota, principal liderança política da região do Maciço de Baturité.

Em discurso no qual demonstrou carisma e habilidade como oradora, Jade Romero afirmou: “Não tenho posses. Tenho minha família como riqueza, mas tenho muita vontade de fazer pelas pessoas”. E completou: “Tem algo que aprendi no movimento estudantil, na política e na vida: eu tenho palavra”. O prefeito Herberlh Mota listou 21 ações realizadas por Jade em favor de Baturité e da região. “Foi Deus quem colocou você no nosso caminho. Sou grato ao governador por ter ajudado”, declarou, ao citar os benefícios levados por Jade à população.

Na avaliação de Herberlh, Jade será uma das deputadas estaduais mais votadas do Ceará. “O Ceará inteiro a respeita e admira pelo trabalho como vice-governadora, secretária das Mulheres e secretária da Proteção Social.” Jade acredita que é preciso “gastar sola de sapato” em busca do voto, mas reconhece que a receptividade popular nas ruas fortalece sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa.

Nesta segunda-feira, Jade Romero estará em Pentecoste, onde será anunciada como candidata do município a deputada estadual, em evento comandado pelo deputado federal Zé Airton, candidato à reeleição. A liderança Illana Cirilo também caminhará ao lado de Jade na região.


domingo, 21 de junho de 2026

Datafolha: 48% rejeitam Flávio Bolsonaro, e 46%, Lula ​

A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, no índice de rejeição presidencial.

Os entrevistados foram questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 48% de rejeição, seguido de perto por Lula, que tem 46%. Aécio Neves ocupa o terceiro lugar, com 23%.

Na sequência, 17% dos eleitores afirmaram que não votariam em Romeu Zema e 14% rejeitam Ronaldo Caiado. Já Renan Santos (Missão) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com 12% de rejeição cada. Joaquim Barbosa (DC) tem 11%, seguido por Samara Martins (UP), com 10%. Augusto Cury (Avante) registra 9%, Edmilson Costa (PCB) tem 8% e Hertz Dias (PSTU) fecha a lista com 7%.

A nova pesquisa Datafolha capta parcialmente o efeito da operação contra Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado. A pesquisa eleitoral foi realizada na quarta (17) e quinta-feira (18), dia da operação da Polícia Federal que mirou o senador.

Metodologia

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. E o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) com o número BR-09956/2026.

Na pesquisa anterior divulgada em maio deste ano, apontavam que 46% diziam que não votariam senador Flávio Bolsonaro (PL) e 46% no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 45%.Na sequência, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) estava com 31% de rejeição e em seguida estavam com 18% cada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Cabo Daciolo (Mobiliza). Já Renan Santos (Missão) e Rui Costa Pimenta (PCO) tinham 16% cada. O pré-candidato Ronaldo Caiado (PSD) e Aldo Rebelo (DC) ambos com 15%. A Samara Martins (UP) tinha 13% e o Hertz Dias (PSTU) 12%, seguido por Augusto Cury (Avante) com 11%.

Os que rejeitam todos ou não votariam em nenhum eram 2%. Já os que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum candidato eram 2%. Outros 2% não souberam responder.

Cid Gomes e Moses Rodrigues vão medir forças em Sobral


O senador Cid Gomes decidiu lançar Roger Aguiar candidato a deputado federal em Sobral e vai apoiar a irmã Lia Gomes para deputada estadual. Já o deputado federal Moses Rodrigues é candidato a reeleição e lançou o irmão para deputado estadual. O pai Oscar Rodrigues está à frente da campanha.

.