Durante o São João da Educação, realizado neste fim de semana, o professor Anizio Melo anunciou oficialmente seu pedido de afastamento da presidência da APEOC para disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026.
Com a licença do Professor Anizio, a direção do sindicato passa a ser conduzida por Reginaldo Pinheiro, que assume a presidência da entidade durante o período eleitoral.
Em discurso no evento, Professor Anizio também declarou apoio à indicação da deputada federal Luizianne Lins a senadora. Segundo ele, a parlamentar representa “um projeto comprometido com a educação pública, os direitos sociais e os trabalhadores”.
Reconhecido como uma das principais lideranças da educação no Ceará e do Norte e Nordeste, Professor Anizio tem atuado nos bastidores na articulação de apoio a Luizianne junto a entidades sindicais, movimentos educacionais e representantes do setor.
Durante o evento, Luizianne retribuiu o gesto e destacou a trajetória de Anizio na defesa da educação pública e dos direitos dos professores.
“É muito importante quando conseguimos alçar pessoas comprometidas com a educação. Anizio já encaminhou diversas questões que estão em discussão na Câmara Federal e, com certeza, ampliará ainda mais essa atuação com sua chegada à Câmara”, afirmou a deputada.
A movimentação fortalece a construção de uma aliança política entre setores da educação e campos progressistas no Ceará para as eleições de 2026.
Aos 59 anos, Francisco Augusto viu o Mercado das Malvinas atravessar diferentes momentos da história de Caucaia. Há 15 anos, ele atua como permissionário do espaço e lembra que o local era apenas um galpão, onde montou uma barraca e começou a revender variedades.
Hoje, porém, o cenário é outro. “Isso aqui melhorou não foi em 100, foi em 1.000%. Está muito melhor e mais bonito do que era antes. A gente precisava dessa estrutura, não só para receber quem mora aqui, mas também para acolher quem nos visita”, disse.
Fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Caucaia, o equipamento foi inaugurado neste sábado (27), com a presença do governador Elmano de Freitas, do prefeito Naumi Amorim e de outras autoridades. O Estado destinou R$ 16,1 milhões para a obra, com contrapartida municipal, totalizando R$ 18,6 milhões em investimentos.
Segundo o governador Elmano de Freitas, o Mercado das Malvinas reformado representa a realização de um sonho da população de Caucaia. Ele afirmou estar feliz por entregar o equipamento. “Aqui nós vamos ter muitas famílias podendo trabalhar com dignidade, e todo o comércio do entorno também vai melhorar com esse equipamento. Hoje é um dia de muita alegria, porque os caucaienses agora tem um mercado moderno e bonito para se orgulhar”, disse.
Os recursos foram aplicados em obras de requalificação da edificação do mercado e à melhoria da infraestrutura do entorno, com implantação de rede de esgoto, iluminação, acessibilidade, paisagismo, entre outras. A área construída é de mais de 5 mil m².
O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e o município, destacando os benefícios do investimento para a população. “Fico muito feliz de, ao lado do governador Elmano de Freitas, entregar esse mercado. São mais de 300 empresas que vão se instalar. Isso aqui é parceria e quem vai ganhar é o povo”, afirmou.
Ao todo, o Mercado das Malvinas conta com 348 boxes destinados a diferentes segmentos comerciais. No local, a população e os visitantes encontram açougue, mercearia, hortifrúti, especiarias, papelaria e outros serviços. É nesse último segmento que o casal José Rubenir e Auricélia Magalhães vai atuar, ofertando serviços gráficos.
“Estamos muito felizes, eu e minha esposa, porque esse mercado representa uma garantia de futuro para nós”, celebrou José Rubenir. Já a esposa, Auricélia, aprovou as intervenções realizadas. “Essa estrutura ficou top, show de bola mesmo”, disse.
Novo capítulo
Para Antônia Mendes, o número 274 passa a simbolizar um novo momento em sua vida. É no box com essa numeração que ela pretende escrever um novo capítulo de sua história, desta vez como empreendedora. “Eu tô muito feliz, pois esse é um projeto muito especial para o meu futuro”, disse, sem esconder a emoção.
Agora aposentada, após uma trajetória profissional como recepcionista e telefonista, ela celebra a oportunidade de trabalhar para si própria. “Eu me aposentei e resolvi trabalhar para mim. Eu tô vendo aqui tudo muito bem estruturado e tem tudo para dar muito certo. Estou muito feliz”, concluiu.
Em mais uma ação para fortalecer a infraestrutura, a mobilidade e o turismo no Litoral Norte, o Governo do Ceará entregou, neste sábado (27), as obras de pavimentação de mais um trecho estratégico para o estado: a rodovia CE-216, no município de Marco.
A solenidade marcou a entrega oficial de uma importante rota que conecta o centro urbano de Marco à localidade de Matriz e às vias CE-179 e BR-402. Executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), a obra recebeu um investimento total de R$ 23 milhões.
O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância da estrada para a cidade e ressaltou outros investimentos realizados em Marco pelo Governo do Ceará. “É importante para toda a região, especialmente para as comunidades rurais para desenvolver, melhorar a qualidade de vida. Seja para escoar a produção, para a saúde, para a juventude e fazer a integração com Bela Cruz”, apontou.
“É um investimento de mais de R$23 milhões. Além da escola que estamos realizando, o Centro de Educação Infantil, a implantação do Raio, e o sistema de abastecimento de água. Tenho muito orgulho de dizer que todos os 184 municípios do Ceará têm benefícios e conquistas como essas que fazemos no Marco”, completou o governador Elmano.
A nova estrada garante mais mobilidade, eficiência e segurança viária para o trânsito da região, facilita o acesso à zona rural de Marco e Bela Cruz, e ainda favorece o fluxo turístico em direção ao litoral.
“É uma sensação inexplicável. Grande emoção saber que nosso povo saiu da dificuldade e transformou o sonho em realidade. É inexplicável”, assim avaliou o prefeito de Marco, Rogério Neto. “É uma estrada que liga a sede aos nossos principais distritos de Mucambo e Panacuí, sem contar as diversas outras localidades. É como uma espinha dorsal que vai ajudar bastante no comércio e na saúde, por exemplo”, afirmou.
Estrutura moderna e segura
Ao todo, foram pavimentados 25,70 km de extensão. O trecho recebeu uma infraestrutura completa para suportar o fluxo de veículos com o máximo de segurança, com intervenções que contaram com serviços de terraplenagem, aplicação de revestimento asfáltico, sistemas de drenagem, sinalização horizontal e vertical, além da construção de uma ponte de 50 metros sobre o rio Córrego.
“À vista do que nós passamos está uma maravilha. A estrada era cheia de buraco e pra chegar na sede de Marco eram duas horas e meia. Hoje, está uma lindeza. É uma estrada boa. Um sonho que realizamos”. A fala é da aposentada Tetê Xavier, que acompanhou emocionada ao lado do filho, nora e netos a inauguração da rodovia. “É uma via que vem para melhorar a vida dos moradores da zona rural. Embora a gente passe por ela, fica difícil acreditar que é real. Porque eu lembro que quando a gente precisava ir até o Marco pensava duas vezes e só ia em caso de necessidade, principalmente em época de chuvas”, aponta Luziana Costa, enfermeira.
Avanço na malha rodoviária
A inauguração da CE-216 soma-se a um robusto pacote de investimentos que o Governo do Ceará vem realizando de forma contínua para modernizar a malha rodoviária estadual, que hoje já conta com 9.385,44 km de estradas pavimentadas. Desde 2013, o Estado já entregou 1.875,31 km de rodovias, fruto de um planejamento que divide esforços entre a construção de novas rotas e a manutenção das já existentes. Desse total, 710,31 km foram exclusivamente de obras viárias, como duplicação, pavimentação e restauração, enquanto 1.165 km receberam a recuperação funcional das pistas.
O ritmo de trabalho segue acelerado em todo o território cearense. Atualmente, neste mês de junho de 2026, o Estado contabiliza mais 387,14 km de obras de duplicação, pavimentação e restauração em plena execução, desenhando um cenário de constante desenvolvimento econômico e social.
Além das grandes rodovias estaduais, o Governo do Ceará transforma o trânsito dentro das cidades por meio do Programa Sinalize, uma importante parceria de asfaltamento e sinalização com os 184 municípios cearenses. Com um investimento total de R$ 213 milhões, o programa prevê a melhoria de 3.510.000 m² de vias urbanas. O avanço da iniciativa já é realidade em todo o estado, com obras concluídas em 88 municípios e frentes de trabalho em execução em outras 11 localidades.
Reflexo na educação
Mãe e filha, as professoras Xérida e Luísa de Marillac ressaltam que a importância da estrada vai além da segurança, reflete também na educação de crianças e adultos. “Era uma estrada nada boa. Em tempos de chuva ninguém conseguia passar, mas hoje está perfeita”, avalia Xérida. “Minha infância foi toda aqui na zona rural. Em época de chuva eu não conseguia passar para ir à escola. Muitas vezes as aulas eram interrompidas por causa da lama que impedia o acesso e as crianças precisavam fazer uma volta muito grande”, lembra a professora Luísa.
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta sexta-feira (26/6), o Bosque Fortaleza Inclusiva, novo espaço público localizado no bairro Benfica, onde funcionava a antiga sede da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). O equipamento também passa a abrigar as novas sedes da Vice-Prefeitura e da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). O investimento total foi de mais de R$ 8,3 milhões.
Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão ressaltou que o novo equipamento simboliza a forma como a gestão cuida da população de Fortaleza.
"Aqui, em uma área central da cidade, teremos as portas abertas para acolher, ouvir e atender a população, principalmente aqueles que mais precisam da presença do poder público. A entrega das sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura bem estruturadas, em um prédio próprio, fortalece a oferta de políticas públicas e cria um ambiente de referência para as pessoas buscarem atendimento, apresentarem demandas e exercerem a sua cidadania”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Do total investido, mais de R$ 5,8 milhões foram destinados à implantação das novas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS. Outros R$ 2,4 milhões foram aplicados na implantação do bosque e nas obras de pavimentação do entorno.
O Bosque Fortaleza Inclusiva foi concebido como um espaço voltado à promoção da cidadania, dos direitos humanos e da inclusão social. O equipamento conta com academia ao ar livre, parque infantil, áreas de convivência e espaços destinados ao bem-estar da população.
Com a mudança para o novo endereço, a Vice-Prefeitura passa a contar com uma estrutura de 16 salas para atendimento e funcionamento administrativo, nas quais trabalharão 22 servidores. A SDHDS passa a funcionar em um espaço com 113 salas, refeitório, vestiário, estacionamento e banco de alimentos, reunindo 396 servidores.
Segundo a vice-prefeita Gabriella Aguiar, o novo espaço representa uma gestão mais próxima da população. "Ao reunir a Vice-Prefeitura e a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em um mesmo local, facilitamos o acesso da população, que passa a ter mais facilidade para apresentar suas demandas e dialogar diretamente com a gestão. Além disso, estamos fazendo um uso mais racional dos recursos públicos, deixando de gastar com aluguéis para investir em uma estrutura própria, que ficará a serviço da população de Fortaleza” reforçou.
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou que a entrega do Bosque reforça o compromisso da gestão com a inclusão e com a transformação da vida das pessoas por meio de serviços e ações que promovem cidadania e qualidade de vida.
“Este é mais um equipamento do Plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo levar cuidado, acolhimento e oportunidades para quem mais precisa. O Bosque Fortaleza Inclusiva nasce como um espaço de convivência e bem-estar, aberto à população, com atividades voltadas para públicos diversos, e a estrutura de alta qualidade das novas sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura fortalece as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura”, afirmou Cristiane Leitão.
A transferência das duas estruturas para o Bosque Fortaleza Inclusiva também representa economia para os cofres públicos. Os aluguéis das antigas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS somavam cerca de R$ 840 mil por ano.
Programação
Para celebrar a entrega do novo equipamento, a Prefeitura promoveu uma programação especial no equipamento ao longo do dia. Na Feira da Cidadania, foram realizados atendimentos voltados à garantia de direitos e ao acesso a serviços públicos, incluindo emissão de documentos, atualização cadastral, vacinação e orientações sobre programas sociais.
Já a Feira Caminhos para Autonomia, realizada em parceria entre a SDHDS e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), ofertou 150 vagas de emprego, encaminhamentos para oportunidades de trabalho e ações de inclusão produtiva. A programação também contou com atividades de promoção da saúde e valorização da pessoa idosa, além do Arraiá Bosque da Inclusão, com apresentações culturais, quadrilhas juninas, empreendedorismo social, gastronomia e atividades para toda a família.
Reestruturação da rede de assistência social
A entrega da nova sede da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da rede socioassistencial de Fortaleza. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 18 dos 40 equipamentos previstos no pacote de reestruturação da assistência social do Município.
Entre os equipamentos requalificados estão 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados nos bairros Serviluz, Conjunto Palmeiras, Mucuripe, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Esperança, Presidente Kennedy, Pedras, Henrique Jorge, Lagamar, Castelão e Vila União, além de dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos bairros Sapiranga (Creas Alvorada) e Mucuripe.
Também foram entregues o Centro de Referência Janaína Dutra, o Restaurante Popular e a Casa da Igualdade Racial, todos no Centro, além do Centro Pop do Benfica. As intervenções possibilitam a qualificação dos serviços voltados à proteção social, à promoção de direitos e ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, inaugura, nesta segunda-feira (29/6), às 9h, o novo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), equipamento histórico da Rede Municipal de Saúde.
Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, a unidade foi totalmente reformada e ampliada, passando a oferecer uma estrutura moderna e segura para a população de Fortaleza.
O hospital contará com um total de 144 leitos. Em março de 2025, quando o hospital foi fechado para reforma, a estrutura estava completamente sucateada e contava com apenas oito leitos em funcionamento.
A unidade também triplica sua capacidade cirúrgica, com novas salas de cirurgia, e amplia sua área construída de 5 mil m² para aproximadamente 8 mil m².
O novo hospital fortalece a Rede Materno-Infantil de Fortaleza, ampliando a oferta de serviços para a população. A iniciativa integra o programa FORtaleCE, em parceria com o Governo do Estado, e o Programa Saúde que Cuida, vinculado ao Plano Fortaleza Inclusiva.
Serviço
Entrega do novo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)
Data: segunda-feira (29/06) Horário: 9h (Imprensa deve chegar às 8h para captação de imagens de apoio) Endereço: Rua 1092, ao lado do nº 06 (4ª Etapa), Conjunto Ceará.
Câmara Municipal de Fortaleza: Nossa Casa é de Todo leva cidadania, saúde e serviços gratuitos à população da Regional 7
Moradores da Sapiranga e bairros vizinhos tiveram acesso gratuito a serviços de documentação, saúde, assistência social, orientação jurídica e cultura neste sábado (27), durante a sexta edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, realizada na pracinha da Travessa Nova Jerusalém, no bairro Sapiranga. A iniciativa é promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor) e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), do 2º vice-presidente, vereador Dr. Luciano Girão (PDT), da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), do vereador Benigno Junior (Republicanos), de representantes do bairro e da população beneficiada pelos serviços.
Entre os serviços disponibilizados estavam a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Bilhete Único, Carteira do Idoso, Carteira de Estudante, CIPTEA e Cadastro Único. Para muitos moradores, a edição representou a chance de resolver pendências que se arrastavam há anos.
Viviane Justiniano, moradora do bairro, foi uma delas. Há tempos queria regularizar a primeira via da identidade do filho, mas sempre foi difícil conciliar uma folga com a disponibilidade de vaga no mesmo dia e horário. Neste sábado, resolveu tudo a poucos passos de casa.
“Tentei fazer pelo site faz um tempo, mas nunca tinha vaga disponível. Hoje tive folga e vim aproveitar para resolver isso.”
Na área da saúde, a população contou com consultas de clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação. A Secretaria Municipal da Proteção Animal também marcou presença, oferecendo imunização gratuita para cães e gatos, atraindo tutores desde o início da manhã.
Dona Mirtes Ribeiro, moradora da Sapiranga, chegou entre as primeiras. Ela trouxe o animal de estimação para vacinar e destacou o que faz a diferença para quem depende desse tipo de ação.
“A gente não tem tempo, e vacinar é caro. Estando de graça, é muito melhor. Como é bom ter esse serviço pertinho de casa, devia vir todo mês. Aqui tem muitos serviços, muitas oportunidades.”
Concessionárias como Enel e Cagece, além de órgãos como Sefin e INSS, também integraram a programação com atendimentos presenciais. O acesso à cidadania foi reforçado pela orientação jurídica, com atendimentos da Defensoria Pública do Estado, do Procon, da Procuradoria Especial da Mulher da CMFor e do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider.
Para o presidente Leo Couto, a ação reafirma o papel do Legislativo como estrutura presente no cotidiano das comunidades.
“O Nossa Casa é de Todos representa uma Câmara que vai ao encontro das pessoas. Nosso compromisso é aproximar o cidadão dos seus direitos, levando serviços essenciais, escutando as demandas da comunidade e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a população. Esse é o papel de uma Câmara cada vez mais presente nos bairros de Fortaleza”, afirmou o presidente.
O vereador Dr. Luciano Girão destacou a expectativa alta desde a edição anterior, realizada no bairro Planalto Ayrton Senna.
“É uma felicidade estar aqui no Nossa Casa, trazer a Câmara Municipal para o nosso querido bairro Sapiranga, com quem temos um relacionamento muito especial. Há um mês, quando estivemos no Planalto Ayrton Senna, com toda essa estrutura e o apoio do prefeito Evandro Leitão, eu já avisava: a próxima é aqui, na nossa querida Sapiranga e adjacências.”
A programação incluiu ainda apresentações culturais com o tradicional Show de Talentos, que valorizou artistas locais e transformou a pracinha em espaço de convivência e integração entre a comunidade.
Além de descentralizar serviços públicos e aproximar o Legislativo da população, o “Nossa Casa é de Todos” reúne, em um único espaço, órgãos e instituições de diferentes esferas. Após a edição deste sábado, o programa entra em pausa temporária em razão do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público, e retomará suas atividades ao término do processo eleitoral.
Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do sertão cearense, o Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (26), uma série de entregas e anúncios para a população de Quixeramobim e da região do Sertão Central. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de outras autoridades.
Durante a agenda, foi assinada ordem de serviço para a construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim. Além disso, foram entregues 17 tratores para mecanização agrícola, beneficiando dez municípios da região, e três sistemas de dessalinização para os distritos de Nenelândia, Carqueja e Mearim.
Filho de agricultor e conhecendo bem os desafios do cearense do Interior, o governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria de realizar entregas importantes para o sertão. “Eu quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje, em Quixeramobim, neste dia tão importante para o município. É um dia de muitas conquistas e estamos aqui para trabalhar e nos dedicar cada vez mais”, afirmou o gestor estadual.
“O Governo do Ceará está aqui para anunciar investimentos em várias áreas: obras de infraestrutura, pavimentação, desenvolvimento, educação e mecanização agrícola. Isso mostra que existe um time unido trabalhando pelo desenvolvimento do povo”, destacou o ministro José Guimarães, natural de Quixeramobim, do distrito de Encantado.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, que tem contribuído para a transformação do município. “Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas pelas ações importantes que estão sendo autorizadas e entregues hoje. Aqui, autorizamos obras que tornarão Quixeramobim muito melhor em sua infraestrutura, saúde e educação”.
Novo campus da Uece
Com investimento inicial de R$ 29 milhões nas obras, o campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim, será construído ao lado do Hospital Regional do Sertão Central. A iniciativa criará um polo de formação pública, gratuita e de alto nível para cursos de Medicina e outras áreas da saúde, consolidando o projeto de expansão da Uece na região do Sertão Central.
O reitor da Uece, Hildebrando Soares, ressaltou a importância do novo campus para o processo de descentralização do ensino superior e da saúde no Estado. “O investimento do Governou do Ceará na construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central representa a realização de um grande sonho de toda esta comunidade. Em 2023, criamos o curso de Medicina e temos o projeto de transformar a região do Sertão Central em um importante polo de saúde e inovação, com a formação de médicos e demais profissionais da área em altíssimo nível”, afirmou.
O novo campus contará com dois blocos de salas, totalizando 40 espaços destinados a aulas e laboratórios, além de um bloco administrativo e um bloco acadêmico. A estrutura também incluirá restaurante universitário, biblioteca, auditório, área de convivência, complexo poliesportivo, bem como obras de urbanização e estacionamentos. O campus será integrado física e academicamente ao Hospital Regional do Sertão Central, voltado ao ensino de graduação e, futuramente, à pós-graduação, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à extensão universitária.
Mecanização agrícola
Com investimento de mais de R$ 2,8 milhões, foram entregues 17 tratores beneficiando dez municípios, sendo sete destinados aos municípios de: Banabuiú, Choró (dois tratores), Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã e Quixeramobim. Outros dez tratores, por meio do Projeto São José, foram destinados a associações comunitárias e de produtores rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim e Russas.
Em Banabuiú, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Boa Água, a Associação dos Produtores Rurais de São Gonçalo e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Caiçarinhas (ACPPC).
Também receberam os equipamentos a Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, em Choró; a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Cajueiros, em Ibaretama; a Associação das Comunidades Unidas do Projeto de Assentamento P.A. Brasibel, em Jaguaretama; a Associação dos Bovinocultores da Região de Mulungu, em Piquet Carneiro; a Associação São Pedro, em Quixadá; a Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade de Pontal Alegre, em Quixeramobim; e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Francisco Alves de Lima do Sítio de Baixo, em Russas.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, reforçou o compromisso do Estado com os homens e mulheres do campo. “Nos orgulha o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar cearense. Fizemos o maior investimento da história, com R$ 1,2 bilhão, para fortalecer a agricultura cearense, com mecanização agrícola, tecnologia social, projetos produtivos, saneamento rural e regularização fundiária. Ou seja, ações que transformam e levam dignidade aos homens e mulheres do campo”, pontuou.
Oceline Soares preside a Associação Comunitária dos Moradores de Pontal Alegre, de Quixeramobim, entidade liderada por mulheres do campo. Ela define que o equipamento será um importante instrumento de trabalho.
“Esse equipamento vai trazer mais desenvolvimento para a área em que atuamos, que é a bovinocultura leiteira”, explicou. “O Projeto São José, na nossa comunidade, vai promover um grande desenvolvimento para a agropecuária local e, acredito eu, também para o nosso município”, completou.
Orgulhosa do trabalho realizado ao lado das companheiras, Oceline destacou a felicidade pela conquista. “Não são apenas os homens que desenvolvem esse trabalho; nós, mulheres, também estamos presentes. Estamos junto das nossas famílias, muitas vezes ao lado dos nossos esposos e filhos, atuando na agricultura familiar por meio da bovinocultura”, concluiu.
Quem também comemorou a chegada do trator para sua comunidade foi Juvenal Celestino Cezário, presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, no município de Choró. “É uma conquista muito importante para nós, porque vai beneficiar cerca de 40 famílias que esperavam por esse equipamento para melhorar o nosso trabalho na agricultura”, afirmou.
Acesso a água de qualidade
O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, também entregou, nesta sexta-feira (26), três sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce, com investimento de R$ 756 mil. O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para garantir o acesso à água de qualidade à população que mais necessita.
“Hoje, essa parceria tão importante resultou na entrega de três sistemas de dessalinização para três assentamentos. Esses são instrumentos que permitem que o homem do campo tenha acesso à água cristalina, e não salobra. O Governo do Ceará tem priorizado garantir que água de qualidade chegue a todos os cearenses”, destacou.
Foram beneficiadas 304 famílias com a ação, das comunidades de Nenelândia, Carqueja e Mearim. Entre as famílias beneficiadas em Mearim, está a de Antônio Luís, presidente da Associação de Moradores. “Foi uma coisa muito boa, né? Mudou a vida da comunidade, que agora tem direito a água de qualidade. Era um sonho e foi realizado”, contou.
O programa tem como objetivo garantir o acesso à água de qualidade para consumo humano em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A iniciativa utiliza sistemas de dessalinização para transformar águas subterrâneas salobras em água potável, promovendo segurança hídrica, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da permanência das famílias no campo.
Pavimentação asfáltica
Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de estradas para os distritos de Belém, Algodões e Lacerda, no município de Quixeramobim. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, terá investimento de mais de R$ 48,3 milhões, por meio de financiamento federal, e extensão de 31,53 quilômetros.
O deputado federal Luiz Gastão defendeu, nesta sexta-feira (26), a ampliação do limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e a atualização das regras do Simples Nacional durante audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados realizada na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar foi um dos coordenadores do seminário, que integrou o programa Câmara pelo Brasil e reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e empreendedores para discutir medidas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios.
Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021 propõe elevar de R$ 81 mil para R$ 130 mil o limite de faturamento anual do MEI e ampliar de um para dois o número de empregados que podem ser contratados pelos microempreendedores individuais.
Membro da Comissão Especial que analisa a proposta, Luiz Gastão afirmou que o momento deve ser aproveitado para promover uma atualização mais ampla da legislação voltada aos pequenos negócios. "Nós defendemos não apenas o aumento do teto do MEI, mas também da micro e pequena empresa dentro do Simples Nacional. Precisamos dar mais competitividade aos pequenos negócios e criar condições para que eles possam crescer, investir e gerar mais empregos."
Luiz Gastão ressaltou a importância de a comissão promover debates fora de Brasília, aproximando o Legislativo da população e dos empreendedores. "Estar aqui no Ceará, poder abraçar a Comissão e mostrar como a Câmara está trabalhando para a população é de suma importância."
Relator do PLP 108/2021, o deputado federal Jorge Goetten destacou que a expectativa é concluir o parecer nas próximas semanas. "Vamos construir um relatório de consenso e aprová-lo até a segunda semana de julho, contemplando a atualização do MEI e também das micro e pequenas empresas."
O senador Camilo Santana fez um discurso cheio de emoção ao receber o título de Doutor Honoris Causa da UFC.
Para um público de intelectuais, professores, servidores e políticos, disse que deve tudo ao povo cearense, aos amigos e aos que lhe ensinaram a ser político. A mensagem foi para o pai, a mãe e Cid Gomes.
Vejam a palavra do senador , que recebeu a homenagem pelos bons resultados como ministro da Educação.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Prefeitura de Itarema, cidade do litoral oeste do estado, lançaram, nesta sexta-feira (26), o Telemaré, ação de telemedicina voltada ao atendimento de pescadores durante o trabalho em alto-mar. A iniciativa funciona pelo aplicativo Acesso Saúde Ceará e permite que trabalhadores embarcados recebam orientação médica mesmo longe da costa.
Na prática, quando um pescador precisar de atendimento durante a viagem, o mestre da embarcação poderá acionar o serviço pelo aplicativo. A solicitação será direcionada ao Hospital Municipal Natércia Júnior Rios, onde um médico plantonista fará a avaliação inicial e indicará os cuidados necessários.
Durante o lançamento, também foi realizada uma demonstração do atendimento, com participação de médico generalista e apoio de especialista em reumatologia. A ideia é que, quando necessário, o atendimento inicial possa contar com suporte da rede de Telessaúde da Sesa.
Para a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, o Telemaré marca um momento inédito para a assistência aos trabalhadores do mar. “É a primeira vez que estamos levando atendimento, ou seja, o SUS, para o alto-mar. O que estamos fazendo é para facilitar a vida dos nossos pescadores e garantir uma saúde de qualidade”, afirmou.
Secretária Tânia Mara Coelho, ao lado de outras autoridades, durante o lançamento
Além do atendimento remoto, as embarcações receberão uma maleta com medicamentos, insumos e equipamentos de monitoramento, como tensiômetro e oxímetro. O material foi organizado a partir das principais situações de saúde que podem ocorrer durante as viagens.
“Não adianta apenas atender. Em algumas situações, é necessário iniciar uma medicação, seja para dor, febre ou ferimentos, por exemplo”, explicou Tânia Mara Coelho.
A médica Melissa Medeiros, assessora de Projetos Estratégicos da Sesa, destaca que o Telemaré faz parte da expansão da saúde digital no Ceará. “Dentro do Acesso Saúde Ceará, que é o nosso aplicativo que já permite à população algumas consultas por telemedicina, estamos lançando o Telemaré, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itarema e o Governo do Ceará”, disse.
Segundo Melissa, os pescadores ficarão conectados diretamente ao hospital 24 horas. “O médico de plantão poderá ser solicitado para fazer o atendimento. A tecnologia vai conectar o pescador, quando houver necessidade, ao atendimento em terra”, completou.
Ideia nasceu da realidade dos pescadores
Itarema tem forte presença na pesca profissional e é uma referência nacional na cadeia produtiva do atum. Segundo o prefeito Robério Monteiro Filho, a proposta nasceu da necessidade de levar atendimento aos trabalhadores que passam vários dias embarcados.
“A gente tinha essa vontade de levar o atendimento até o alto-mar. Procuramos a Secretaria da Saúde do Estado e fomos prontamente atendidos. A saúde agora vai chegar ao alto-mar, e é um privilégio isso acontecer em Itarema”, destacou o prefeito.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales (foto), também reconheceu a importância estratégica de Itarema para o Ceará e para o país. Durante o lançamento, ele destacou o papel do município na atividade pesqueira e a relevância de aproximar o cuidado em saúde de uma população que contribui para a economia e para a produção de alimentos. “São coisas que são feitas com muita vontade de dar certo e com compromisso”.
Rotina em alto-mar
Para quem vive da pesca, o atendimento remoto pode trazer mais segurança em viagens que chegam a durar várias semanas. O pescador João Adiodato de Diniz, conhecido na região como comandante Jack Sparrow, 37, trabalha no mar desde os 12 anos. Ele conta que uma viagem pode durar até 50 dias, dependendo da produção.
“A gente trabalha à vontade do peixe. Quando ele está querendo, a gente vem rápido. Quando não está, demora”, relatou.
João explica que os riscos fazem parte da rotina. Entre as situações que podem acontecer, ele cita acidentes com anzol durante a pesca. “A gente trabalha com peixe, e eles têm muita força. Pode acontecer de um anzol escapar e atingir um pescador. Nesses casos, precisa de orientação, porque não pode simplesmente tirar”, disse.
Para ele, o Telemaré chega para ajudar quem antes não tinha esse tipo de suporte durante as viagens. “Para nós, pescadores, vai servir bastante. Nós temos internet e, na mesma hora, podemos ligar e receber atendimento. Antes, a gente não tinha isso”, afirmou.
Com o Telemaré, o cuidado em saúde passa a acompanhar a realidade dos trabalhadores do mar, levando orientação médica e suporte profissional mesmo quando os pescadores estão distantes da costa.
Para ampliar o acesso das crianças de Fortaleza à educação de qualidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura autorizaram, nesta sexta-feira (26), no bairro Parque Dois Irmãos, a construção de 10 novos Centros de Educação Infantil. O investimento é superior a R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão participaram da agenda, que também contou com a assinatura da ordem de serviço de uma areninha no Passaré e a sanção da lei que amplia o Passe Livre Estudantil para férias, fins de semana e feriados.
Também estiveram presentes o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; entre outras autoridades.
Fortalecendo a educação infantil
Resultado da parceria FORtaleCE, os 10 CEIs serão construídos nos seguintes bairros: Lagoa Redonda, Passaré, Cajazeiras, Messejana, Jangurussu, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Itaperi, Barroso e São Bento.
O governador reafirmou o compromisso para fortalecer a educação pública cearense, que é referência nacional na alfabetização das crianças.
“A criança que entra no Centro de Educação Infantil aprende a ler mais cedo, ganha gosto pelos livros, e desenvolve melhor a vida escolar. É uma conquista muito importante para a educação e para as famílias de Fortaleza”, defendeu o governador, anunciando que o Estado deve construir mais 10 CEIs na Capital, além das unidades autorizadas por meio do FNDE nesta sexta (26).
Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 81 CEIs e mais 7 por meio do FNDE. Atualmente, 46 equipamentos estão em construção, e mais 77 em licitação.
O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria. Em Fortaleza, os novos 10 CEIs representam a abertura de 760 novas vagas na educação infantil, com 76 vagas por unidade.
“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós tínhamos 10 mil crianças que aguardavam vagas em creches. Conseguimos reduzir esse número com muito trabalho e parcerias com os governos federal e estadual, como essas novas que autorizamos. Hoje, ainda temos cerca de 2.500 crianças que estão aguardando vagas, mas queremos zerar esse número nos próximos meses”, detalhou.
Cada unidade dispõe de uma sala para Berçário (Infantil I); três salas de atividades (Infantil II e III, e Pré-Escola); uma sala multiuso para informática, leitura e atividades pedagógicas.
A fortalezense Raiane Silva Gomes, de 27 anos, já enfrentou por dois anos uma fila para conseguir vaga para a filha Cibelle, atualmente com 10 anos. Hoje, Raiane comemora a construção dos novos CEIs.
“O meu outro filho, Enzo Gabriel, tem dois meses agora. A gente precisa colocar as crianças no colégio para trabalharmos com tranquilidade. É sempre bom ter uma educação de qualidade, com tempo integral e acompanhamento para crianças”, disse.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que Fortaleza é capital brasileira que mais recebeu creches em 2026. “Nossa parceria acredita na creche, na escola em tempo integral, no Pé-de-Meia, que a educação resgata as pessoas”, enfatizou.
Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães falou sobre os investimentos federais executados em parceria. “Dos investimentos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], de R$ 1,3 trilhão anunciado em 2023, temos quase 90% das obras em execução, e 63% delas concluídas. É uma revolução o que estamos fazendo em algumas áreas. O presidente Lula sempre diz que vai fazer o que for necessário para melhorar a educação pública”, pontuou.
Passe Livre Todo Dia
Ainda no Parque Dois Irmãos, o prefeito Evandro Leitão sancionou, ao lado do governador e de estudantes, a lei que garante a ampliação do Passe Livre Estudantil para meses de férias escolares, fins de semana (sábados e domingos) e feriados. O investimento anual na iniciativa é de R$ 8,5 milhões.
“Foi um compromisso nosso a ampliação do Passe Livre, que agora estamos implementando com o apoio do governo estadual. Os estudantes vão ter a condição de ir à praia, teatro, cinema, ocupando os espaços públicos da nossa cidade”, acrescentou Evandro Leitão.
A partir de julho de 2026, os estudantes terão 2 passagens diárias gratuitas durante todos os dias. Mais de 269 mil pessoas já possuem a Carteira de Estudante de 2026.
O Passe Livre Estudantil terá impacto significativo para os alunos da rede pública: em média, 8 a cada 10 carteirinhas entregues pela Etufor são de estudantes da rede pública (municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni).
Esporte e convivência comunitária
Com investimento de R$ 1,5 milhão, o bairro Passaré vai ganhar uma nova areninha. A ordem de serviço foi assinada na agenda desta sexta-feira (26).
Nós últimos três anos, mais 156 areninhas foram inauguradas. Ao todo, o Ceará soma 456 areninhas em diversos municípios, sendo 119 só em Fortaleza. “A nossa juventude vai ter mais uma areninha. A gente não para de fazer areninha, fazer creche, aumentar vaga de hospital, trabalhar para melhorar a vida do povo do Ceará e de Fortaleza”, garantiu o governador Elmano de Freitas.
A nova areninha da Capital tem campo society (dimensão: 87×55 = 4.785,00 m²); grama sintética; acessos pavimentados; vestiários com banheiros; duas áreas de banco de reserva; alambrados e torres de iluminação; depósito para materiais esportivos; e torres de iluminação.