terça-feira, 23 de junho de 2026
Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza
A sessão de instalação do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza será realizada na Câmara Municipal de Aquiraz, no dia 2 de julho de 2026. O colegiado reunirá representantes de 17 câmaras municipais da região. Entre as pautas prioritárias, estão a integração do transporte público, a atração de empresas, obras estruturantes, educação, saúde e geração de empregos. O projeto teve origem quando o então vereador Salmito Filho presidia a Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta ganhou força com o apoio do prefeito de Aquiraz, Acilon Gonçalves, e agora entra em uma nova fase institucional.
Messi derruba fake news e influenciadores
O craque argentino Lionel Messi desmentiu uma notícia falsa que circulou nas redes sociais informando a morte de seu pai. Após a partida, Messi afirmou que o pai está vivo e disse que dedicaria a vitória da Argentina a ele. O atacante marcou dois gols e emocionou os torcedores ao agradecer a Deus e homenagear o pai. O episódio serviu para expor, mais uma vez, os danos provocados pela disseminação de fake news nas redes sociais.
Átila Câmara convida Elmano para primeira carreata após a convenção
O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, esteve na Abolição acompanhando a liberação de recursos para 26 projetos estaduais em execução ou já concluídos no município. Elmano de Freitas deverá visitar Maranguape no início de julho. Durante o encontro, Átila convidou o governador para participar da primeira carreata e motociata da campanha de reeleição. Segundo o prefeito, “foi em Maranguape que a campanha começou em 2022 e o resultado foi muito positivo”.
Evandro Leitão no apoio a Jade Romero
Quem acompanha a movimentação política tem observado a presença cada vez mais frequente da vice-governadora Jade Romero ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e do governador Elmano de Freitas em agendas institucionais. A articulação também envolve lideranças do interior. O governador tem estimulado prefeitos e aliados políticos a fortalecerem a pré-candidatura de Jade Romero à Assembleia Legislativa.
Ciro: “Vou cortar R$ 1 bilhão por ano”
O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes, afirmou que pretende cortar R$ 1 bilhão por ano dos gastos públicos estaduais. Mesmo sem ter concluído a análise dos estudos financeiros elaborados pelo deputado Mauro Filho, Ciro antecipou a meta durante encontros recentes com empresários, lideranças políticas e setores da sociedade interessados na elaboração do seu plano de governo.
Elmano quer eleger maioria na Câmara e no Senado
Na reunião da cúpula do governo com presidentes de partidos, o governador Elmano de Freitas contará com duas novidades: AJ Albuquerque e Moses Rodrigues. O objetivo é ambicioso. Elmano trabalha para eleger pelo menos 18 dos 23 deputados federais do Ceará e conquistar as duas vagas ao Senado. A explicação é simples: deputados federais e senadores possuem acesso a orçamentos distintos para destinação de recursos aos estados e municípios.
TCE e TRE entregarão a lista dos inelegíveis
Os partidos políticos já encaminharam consultas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre nomes considerados ficha suja e inelegíveis em razão de decisões judiciais relacionadas a crimes administrativos, uso indevido da máquina pública ou compra de votos. A relação dos candidatos com impedimentos deverá estar disponível nos sites do TRE e do TCE antes do início das convenções partidárias, que começam em 20 de julho e seguem até 4 de agosto.
Por que Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira se agigantaram na pré-campanha
Esforço na articulação política, prestígio junto às lideranças e muito diálogo, além de um trabalho forte na mídia tradicional e na conquista de espaços no jornalismo de qualidade, transformaram Romeu Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira nas estrelas da temporada que antecede as convenções partidárias.
O engajamento nas redes sociais também impressiona. Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira alcançaram mais de meio milhão de seguidores e cerca de 25 milhões de visualizações em apenas cinco meses, além de presença constante em jornais, rádios, TVs e portais de notícias.
Do ponto de vista político, os três possuem projetos distintos. Chagas Vieira foi escolhido coordenador da campanha de reeleição do governador Elmano de Freitas. O deputado estadual Romeu Aldigueri se prepara para disputar uma vaga na Câmara Federal. Já o deputado federal Júnior Mano está na disputa por uma das vagas ao Senado no palanque governista.
As reuniões finais para definir os rumos da sucessão estadual incluirão os três líderes políticos. Em breve, será possível avaliar se os projetos construídos até agora serão transformados em articulações eleitorais de sucesso.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Ministério da Saúde entrega equipamento de radioterapia ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), por meio do Programa Agora Tem Especialistas
Nesta terça-feira (23), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, participa da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia em Fortaleza (CE). O novo equipamento garantirá tratamentos de radioterapia mais rápidos e acessíveis para pacientes com câncer no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) - Hospital Haroldo Juaçaba, referência em serviços de alta complexidade na região.
Simultaneamente, outros dois equipamentos serão entregues para ampliar e qualificar o tratamento do câncer no Brasil. Em São Paulo (SP), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participam da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia. Em Sinop (MT), a entrega será realizada pelo diretor de Programa da Secretaria-Executiva, Nilton Júnior. As entregas fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Eusébio 39 anos: a cidade onde todos gostariam de viver
Nesta terça-feira, 23, o município de Eusébio completa 39 anos. Ao longo destas quase quatro décadas, uma nova história vem sendo escrita. Se antes Eusébio era conhecido como uma cidade dormitório, de 15 anos pra cá tem se tornado a cidade dos sonhos. O lugar onde todos gostariam de viver.
A verdade é que essa construção não ocorreu da noite para o dia. Em especial nos últimos 20 anos, uma verdadeira revolução ocorreu. De um lado, a cidade obteve grandes avanços na área social, graças a gestões que valorizaram políticas públicas voltadas para os que mais necessitam.
No entanto, por outro lado, a cidade tem tido um desenvolvimento econômico que impressiona. Impulsionado pela construção civil, brotam condomínios, shoppings, casas de alto padrão e malls por todos os lados. E o PIB dispara.
Se a imensa maioria dos municípios cearenses depende prioritariamente de recursos federais e emendas, Eusébio possui uma organização financeira de dar inveja.
De modo que, nos últimos anos, o município avançou muito e a tendência é que nos próximos avance ainda mais, com uma gestão centrada em planejamento e resultados e, acima de tudo, olhando para o Eusébio do futuro, mas agindo hoje.
Domingos Neto debate fortalecimento do agronegócio com lideranças do setor no Ceará
O deputado federal Domingos Neto (PSD), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e coordenador da bancada cearense no Congresso, participou nesta segunda-feira (22) do “Almoço do Agronegócio". Promovido pelo Grupo do Agronegócio do Ceará (Gaec), o encontro estratégico ocorre semanalmente há duas décadas com o objetivo de conectar produtores e debater os rumos econômicos e políticos do setor no estado.
A reunião de hoje foi pautada pelas demandas dos produtores locais, que apontaram a necessidade de investimentos robustos em infraestrutura de irrigação, além da melhoria no escoamento e transporte da produção agrícola.
Durante o evento, Domingos Neto ressaltou o papel estratégico do setor para a economia cearense e para a geração de emprego e renda. “Esse foi um momento fundamental para conectar, debater, fortalecer e, principalmente, ouvir quem faz o agronegócio acontecer no nosso Estado", destacou o parlamentar.
A escolha de Domingos Neto para chefiar a CMO foi elogiada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira. “Conheço o desempenho de Domingos Neto em Brasília e sei da sua resolutividade”, afirmou. O almoço reuniu nomes expressivos de toda a cadeia produtiva local, englobando os segmentos de pecuária, avicultura, carcinicultura, fruticultura, laticínios e representantes do setor de exportação.
2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome arrecada quase 40 toneladas de alimentos e reúne mais de 6 mil participantes na Praia do Futuro
A 2ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome reuniu mais de 6 mil participantes na manhã deste domingo (21), na Praia do Futuro, em Fortaleza, e arrecadou quase 40 toneladas de alimentos não perecíveis. A ação integra o calendário oficial do programa Ceará Sem Fome.
Para participar, os inscritos doaram 6 quilos de alimentos, que serão destinados a entidades credenciadas pelo programa, responsável por coordenar a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.
O evento mobilizou corredores profissionais e amadores, além de famílias e apoiadores da causa, em um percurso marcado pela adesão do público e pelo caráter solidário da iniciativa.
A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, destacou o engajamento da população e o impacto da ação. “Quase quarenta toneladas, viu? Parabéns por esse show de solidariedade, de amor ao próximo e de compromisso com quem mais precisa. A gente fica muito feliz, governador Elmano de Freitas, por consolidar essa política de segurança alimentar, que já é do povo do Ceará. O Ceará Sem Fome é muito mais que um prato de comida, é transformação de vida”, afirmou
Ela também agradeceu a participação dos envolvidos. “Cada um de vocês faz parte dessa história, desse momento. Gratidão a Deus por cada pessoa que teve o sentimento de poder ajudar o Ceará Sem Fome”, completou.
A programação incluiu ainda a Arena Kids, espaço voltado ao público infantil, com atividades recreativas e corridas para crianças. Parceiros institucionais e privados também participaram com ativações ao longo do percurso e na área de concentração.
A corrida reforça a estratégia do Ceará Sem Fome de associar esporte e engajamento social para ampliar a arrecadação de alimentos e fortalecer a rede de apoio a pessoas em situação de insegurança alimentar no estado.
Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús

O governador Elmano de Freitas vistoriou, neste sábado (20), as obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús. O equipamento beneficiará toda a região e está com mais de 77% de execução. O gestor estadual esteve acompanhado da prefeita de Crateús, Janaína Farias.

Chefe do Executivo Estadual, Elmano de Freitas enfatizou que o Governo do Ceará tem trabalhado para garantir, por meio de políticas públicas, a melhoria da qualidade de vida da população. “Temos muitas obras em andamento em Crateús e fico muito feliz em estar aqui para continuar trabalhando, sempre, pela melhoria da qualidade de vida do povo de Crateús e de toda a região”, pontuou.
“Estou muito orgulhoso de estar tão perto de entregar esta obra histórica para o povo dos Sertões de Crateús. Tenho certeza de que aqui teremos um antes e depois deste hospital”, destacou.

“Com a entrega, muitas pessoas não precisarão mais se deslocar para Fortaleza, Sobral ou Quixeramobim para realizar qualquer tratamento médico, pois serão atendidas aqui”, completou.


Com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano e investimento de R$ 49,3 milhões, o hospital reformado contará com térreo e mais quatro pavimentos, oferecendo atendimentos nas áreas de maternidade, emergência e clínica médica, entre outros. Na estrutura original, o hospital conta com 142 leitos. Com a nova parte, o Hospital Regional do Sertão de Crateús passará por uma expansão significativa, totalizando 304 leitos, o que representa um acréscimo de 162 novos leitos hospitalares.

A prefeita de Crateús, Janaína Farias, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará e enfatizou que o maior beneficiado é o povo. “O governador Elmano de Freitas é quem mais tem realizado parcerias com o nosso município. Fico muito feliz em ver essa parceria dando certo. Hoje, nesta obra, temos mais de 200 homens trabalhando, e sou muito grata por esse compromisso que está sendo cumprido”, pontuou.
Parte do plano estadual de regionalização da saúde pública, a expansão do prédio contempla a implantação e a ampliação de importantes serviços especializados.
A vitória de Lia Freitas
Cerca de seis mil pessoas se inscreveram para a Corrida Ceará Sem Fome. Outras três mil tentaram participar, mas não conseguiram vaga. A Polícia Militar estimou a presença de aproximadamente dez mil pessoas na manhã de domingo, na Praia do Futuro, transformando o evento em uma das maiores corridas de rua já realizadas em Fortaleza. Uma vitória de Lia Freitas, que consolidou mais uma ação de grande alcance social e popular.
Definições
A primeira reunião para definir os candidatos ao Senado acontecerá nesta semana. O encontro seguirá o estilo do governador Elmano de Freitas. Presidentes de partidos e lideranças da base governista estarão sentados à mesa para discutir os nomes colocados para a disputa.
Os interessados serão avaliados com base em critérios políticos, pesquisas eleitorais e viabilidade de campanha. Três levantamentos serão apresentados. Também serão debatidos os prós e contras de cada nome, inclusive para a composição da vaga de vice-governador.













