terça-feira, 23 de junho de 2026

Câmara de Fortaleza inicia formação de jovens parlamentares do “Parla, Jovem!”

Vinte e quatro jovens parlamentares eleitos para o programa “Parla, Jovem!” participaram, nesta terça-feira (23), de uma formação promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor). A atividade, realizada na sede da CMFor, marcou o primeiro contato dos estudantes com o funcionamento do processo legislativo e integrou a programação preparatória para o início das sessões simuladas do programa.

O presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB), destacou a importância da iniciativa de aproximar os jovens do funcionamento do Legislativo. 

23.06.2026 54ªordinária da 2ª sessao legislativa da 20ªLegislatura – Ft Zerosa Filho

“Hoje, eles iniciaram o treinamento sobre como é conduzida uma sessão plenária, como são debatidos os projetos e qual o caminho que esses projetos percorrem. Pela primeira vez, eles estiveram presentes em uma sessão ordinária, vendo como funciona. Procurei explicar cada bloco da sessão, exatamente para fomentar a curiosidade de cada um, para que cada jovem representante conheça o papel do vereador e da política”, resumiu o presidente.

A ação desta manhã, conduzida pela Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor) e pela Coordenadoria Geral de Assuntos Legislativos (Cogel), promoveu orientação aos participantes sobre a representação política e os setores que compõem a Casa.

O coordenador Legislativo da CMFor, Isac Holanda, explicou que o objetivo é qualificar os jovens parlamentares para as sessões simuladas que serão realizadas ao longo do ano. 

“Hoje, eles estão chegando para o primeiro contato com a Casa, para serem recebidos pelos vereadores e assistir a uma parte da sessão plenária. Além disso, a gente vai ter um momento de qualificação para explicar para eles como é que vai ser o funcionamento das sessões simuladas da qual vão participar”, afirmou Isac.

A coordenadora de Formação Cidadã da Escola do Parlamento (EPFor), Vanessa Costa, destacou a importância da ação na preparação dos estudantes para a experiência parlamentar. 

“É uma honra para a Escola do Parlamento proporcionar esse momento de formação para os jovens que integram o ‘Parla, Jovem!’. Neste primeiro momento, eles participam de uma formação cidadã, e esse aprendizado terá impacto direto no mandato que irão exercer no programa e também na formação deles como cidadãos”, ressaltou Vanessa.

A formação incluiu uma conversa no Auditório Ademar Arruda sobre inclusão e cidadania com a gestora de Inclusão da CMFor, Lívia Vasconcelos. “A maior parte das propostas do ‘Parla, Jovem!’ foi voltada à temática da inclusão, então ficamos felizes em perceber que muitos jovens já estão pensando no coletivo e na diversidade. Nosso objetivo com essa conversa de hoje foi mostrar as ações desenvolvidas pela Câmara nessa área e incentivá-los a continuar propondo mudanças que contribuam para uma cidade mais inclusiva”, afirmou Lívia.

Vivência Parlamentar

Como parte da ação formativa, os estudantes conheceram o Plenário Fausto Arruda e acompanharam o andamento de uma sessão ordinária, enquanto o presidente Leo Couto explicava o rito e as etapas da atividade legislativa. 

A estudante Eloá Lavine, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Deputado Roberto Mesquita, do bairro Vila Velha, destacou que a experiência contribuiu para compreender melhor o funcionamento do Legislativo e a importância da representação popular. “Foi muito importante para conhecer e entender melhor como vai funcionar a dinâmica do ‘Parla, Jovem!’. Foi um momento de aprendizagem e uma sensação incrível entender qual é o papel do vereador na sociedade e compreender que o vereador não representa só uma pessoa, mas sim milhares de pessoas de uma cidade”, resumiu a jovem representante.

O estudante Davi Lucas, da EMTI Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho, do bairro Presidente Kennedy, ressaltou o entusiasmo com a formação e a expectativa para iniciar o mandato como jovem representante. “Estou achando muito massa. A gente está aprendendo muito e conhecendo mais sobre como tudo funciona aqui na Câmara. Estou muito animado para começar a exercer o mandato e espero que o meu projeto dê certo”, afirmou.

Realizado pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o “Parla, Jovem!” reúne 24 estudantes eleitos nos seis distritos educacionais da capital para uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo. Ao longo do programa, os jovens vivenciam etapas que reproduzem a atividade parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.

Câmara aprova ampliação do passe livre estudantil para férias, feriados e fins de semana

A Câmara de Fortaleza aprovou nesta terça-feira, 23, o projeto de lei complementar nº 18/2026, que estende o passe livre estudantil para férias, feriados e fins de semana. A medida permite que milhares de jovens continuem utilizando gratuitamente o transporte público para atividades de estudo, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, mesmo fora dos dias letivos.

Na justificativa, o Executivo destaca que os estudantes seguem utilizando o transporte coletivo durante as férias para participar de cursos preparatórios, estágios, atividades culturais e programas de capacitação. “Ao ampliar a gratuidade, o Município busca assegurar que a falta de recursos para o deslocamento não se torne um obstáculo à formação e ao desenvolvimento da juventude”, afirma o texto.

O benefício é garantido aos estudantes regularmente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, nos níveis municipal, estadual e federal, localizadas em Fortaleza. Para ter acesso à gratuidade, será necessário possuir carteira estudantil válida, emitida por entidade credenciada junto ao órgão gestor do transporte público municipal. A medida deve impactar cerca de 250 mil estudantes.

A iniciativa vai aproveitar a estrutura operacional já existente do passe livre estudantil, sem necessidade de criação de novos sistemas de controle ou cadastramento. Com isso, estudantes das redes pública e privada continuarão tendo direito a duas viagens gratuitas por dia mesmo durante os períodos de recesso escolar. A estimativa do Executivo é de que haja um impacto anual de aproximadamente R$ 8,5 milhões.

A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) destacou que a ampliação do passe livre estudantil atende a um anseio histórico dos estudantes de Fortaleza e representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Evandro Leitão. 

“A alteração dessa lei é uma alegria imensa, porque essa é uma luta histórica dos estudantes. Ampliar essa gratuidade para os finais de semana, feriados e férias, é uma ação muito revolucionária, porque mostra que o transporte coletivo não é só para cumprir obrigações, como estudar e trabalhar, mas também é para viver a cidade. É um instrumento democrático de acesso à cidade e para que a periferia consiga, no final de semana, descer para a praia, ir para um shopping ou visitar a família”.

O vereador Aglayson (PT), relator do projeto, destacou que poucas capitais brasileiras contam com uma política de gratuidade estudantil tão ampla, ressaltando que Fortaleza avança ao garantir o benefício durante todos os dias do ano. Ele afirmou que, com a medida, cerca de 250 mil estudantes das redes pública e privada, que possuem carteira estudantil, passam a ter acesso ao passe livre também em férias, feriados e fins de semana, ampliando de forma significativa o alcance da política de mobilidade na cidade.

“Foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Evandro durante a campanha, e a partir de hoje começa a se concretizar. Nós, vereadores e vereadoras, temos uma grande responsabilidade e também o prazer de participar da concretização desse sonho dos estudantes e da nossa juventude. É um passo importante para que a cidade avance no sentido de universalizar a tarifa zero para toda a população”, afirmou. 

Trâmite

Mais cedo, o projeto teve o parecer aprovado pela Comissão, entrando como extrapauta na sessão. Por tramitar em regime de urgência, o projeto foi apreciado em discussão única e em redação final. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial.

A expectativa é que a iniciativa fortaleça uma política pública que vem transformando a relação dos estudantes com a cidade, ampliando o acesso a oportunidades de aprendizado, convivência e crescimento pessoal durante todo o ano.

MEC anuncia R$ 12 milhões do Juros por Educação no Ceará

Juros por Educação no Ceará

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, participará, nesta quarta-feira, 24 de junho, a partir das 14h (horário de Brasília), da cerimônia de assinatura do Plano de Aplicação do Juros por Educação, que integra o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A iniciativa prevê investimentos de R$ 12 milhões em educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). No Ceará, o plano contempla a implementação integral da oferta de 39 cursos técnicos, distribuídos em 11 eixos tecnológicos, como Gestão e Negócios; Recursos Naturais; e Informação e Comunicação, com metodologia focada em garantir o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Além disso, em outubro, o Estado receberá recursos do Fundo de Equalização Federativa (FEF), também para investimento na oferta de cursos técnicos, na formação de profissionais e na melhoria da infraestrutura escolar. 

A agenda conta ainda com visita às obras do novo Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Em seguida, às 16h, a comitiva do MEC visitará a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC), as obras do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) e participará da inauguração da Central de Microscopia do Campus Pici (UFC). 

Credenciamento – Os profissionais de veículos de imprensa interessados em acompanhar o evento devem solicitar o credenciamento ao MEC pelo e-mail imprensa@mec.gov.br.   

Serviço 

Cerimônia de assinatura do Plano de Aplicação do Juros por Educação e visita às obras do novo Campus Iracema da UFC e ao Labomar 

Data: 24 de junho (quarta-feira) 
Horário: 14h (horário de Brasília) 
Local: Universidade Federal do Ceará – Campus Iracema 
Endereço: R. dos Tabajaras – Praia de Iracema, Fortaleza (CE) 
TransmissãoCanal do MEC no YouTube  

Visita à nova UTI Neonatal da MEAC, às obras do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) e Inauguração da Central de Microscopia do Campus Pici da UFC 

Data: 24 de junho (quarta-feira) 
Horário: 16h (horário de Brasília) 
Local: UTI Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC) 
Endereço: Rua Professor Costa Mendes, 1728 – Bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza (CE)  

Elmano em Nova Russas: “o Júnior Mano é um nome muito relevante”


Em Nova Russas, durante assinatura de ordens de serviço, o governador Elmano atendeu a imprensa local.

Foram seis perguntas cobrando o nome do pré-candidato na chapa do governo. 

Uma repórter perguntou se estava acertado o nome de Júnior para o Senado? Olhando para Júnior Mano, Elmano respondeu: “está acertado que vamos nos entender. O Júnior Mano é um nome muito relevante”.

Startup cearense de tecnologia conquista homologações internacionais e atrai interesse de investidores dos EUA


A Microsystem, sediada em Fortaleza, conquistou recentemente homologações oficiais junto à TOTVS Brasil e à Cloudflare, uma das maiores companhias globais de infraestrutura e segurança digital. A startup também passou a integrar programas de inovação e aproximação com investidores nos Estados Unidos, fortalecendo sua estratégia de crescimento.

Entre os destaques está a participação em iniciativas ligadas à Forum Ventures, hub americano voltado ao desenvolvimento de negócios inovadores. A Microsystem também integra o Founders Club Growth Challenge, iniciativa nacional que seleciona startups com potencial de crescimento e recebeu mais de 1.500 inscrições.

*“A tecnologia precisa gerar resultado real para os negócios. Nosso propósito é transformar inovação e Inteligência Artificial em ferramentas acessíveis e aplicáveis ao dia a dia das empresas. Os reconhecimentos que recebemos recentemente mostram que estamos preparados para ampliar essa atuação em escala nacional e internacional”*, afirma Roberto Leão, fundador da Microsystem.

Como parte da estratégia de crescimento da startup e do fortalecimento de sua atuação em Inteligência Artificial, Roberto Leão participou, entre 02 e 10 de maio de 2026, de uma missão de imersão tecnológica em San Francisco, no Vale do Silício (Califórnia), e em Austin (Texas), nos Estados Unidos, voltada à aplicação de IA nos negócios. A experiência proporcionou contato com tendências, especialistas e iniciativas inovadoras que vêm transformando o mercado global de tecnologia.

A Microsystem é especializada em soluções para gestão empresarial e transformação digital. Atua na otimização de processos corporativos, desenvolvimento de produtos digitais e implantação de tecnologias que ajudam organizações a aumentar eficiência, produtividade e competitividade. Nos últimos anos, a companhia ampliou seus investimentos em Inteligência Artificial, criando ferramentas voltadas para automação, análise de dados, prevenção a fraudes e segurança da informação, permitindo que empresas tomem decisões mais rápidas e estratégicas.

Fundada em 2015, a Microsystem atende clientes de diferentes segmentos da economia, entre eles Hibria Rental, P&P Contabilidade, Taesa e Ferrari Marcopolo. A empresa combina expertise no ecossistema TOTVS Protheus com o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à evolução dos negócios, consolidando sua atuação no mercado corporativo.

PIB cearense cresce 1,93% no 1º tri/2026 e fica acima do nacional, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo


O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação ao primeiro trimestre de 2025. O resultado estadual foi superior ao registrado no Brasil, de 1,8%, na mesma comparação. O PIB cearense acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 2,15%, contra 2,0% do nacional. O desempenho do PIB do Ceará, no primeiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (quarto trimestre de 2025), foi de 0,05%.


O crescimento da economia do Ceará superou, além do nacional, os PIBs da Bahia, Minas Gerais e São Paulo no primeiro trimestre deste ano (em relação a igual período do ano passado), respectivamente de 0,4%, -0,7% e 1,3%. Os números da economia do Ceará, nos primeiros três meses de 2026, foram divulgados, na tarde de hoje (23), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.


RESULTADO POR SETORES


Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no primeiro trimestre de 2026, na análise do Valor Adicionado (comparado com igual período de 2025), ficou com a Agropecuária, com 3,60%, superando o resultado brasileiro, de 0,7%. O segundo melhor desempenho, na mesma comparação, ficou com Serviços, com 2,35%, seguido pela Indústria, com 0,15%, enquanto o nacional foi de 2,1% e 1,6%, respectivamente. Ao analisar as taxas de crescimento do Valor Adicionado por setores no primeiro trimestre de 2026 em relação ao quarto trimestre de 2025, o PIB cearense, que fechou em 0,05% foi impulsionado pelo desempenho da agropecuária, com 0,49%; Serviços, com 0,30% e Indústria, com -0,59%, contra 2,0%, 0,5% e 1,0% do nacional na mesma comparação.


ESTIMATIVAS


A previsão do PIB do Ceará para 2026 é de um crescimento de 2,70%, resultado acima da estimativa do nacional, que é de 1,96%. A perspectiva para o PIB cearense para este ano, ainda em dezembro de 2025, era de 3,0%. Já o índice da na primeira previsão (março) de 2026 foi de 2,89%. Em todas estimativas, os índices esperados também superaram o nacional, de 1,80% 1,83% e, finalmente, de 1,96% na mesma comparação.  




O estudo completo do PIB estadual no primeiro trimestre de 2026 já pode ser acessado na página do Ipece.Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2026, primeiro trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.



ESTADOS QUE CALCULAM O PIB


Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.


É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou

arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.


Alece reúne serviços e ações de cuidado animal em mais uma edição do Alece Pet ​

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima quarta-feira (24/06), a 2ª edição do Alece Pet, evento aberto ao público com ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal. A programação acontece das 8h às 13h, no estacionamento do prédio-sede da Alece, incluindo vacinação, orientações educativas e adoção responsável.

O Alece Pet tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, a higiene e a proteção dos animais, além de fortalecer o vínculo entre famílias e seus pets e aproximar o Parlamento da comunidade. A iniciativa também busca incentivar práticas responsáveis de adoção e guarda de cães e gatos.

Durante a programação, serão ofertados serviços como consultas com encaminhamento para castração, vacinação, vermifugação, orientações veterinárias, emissão do RG Pet (sendo necessário o cadastro prévio na plataforma SinPatinhas) distribuição de coleiras antiparasitárias e feira de adoção. O evento contará ainda com feirinha de produtos pet, apresentações e palestras voltadas ao bem-estar animal.

Como forma de estimular a solidariedade e contribuir com a causa animal, os 50 primeiros participantes que doarem 1 kg de ração receberão gratuitamente o Álbum da Copa Alece Pet.

ATUAÇÃO DO LEGISLATIVO NA CAUSA ANIMAL

No Ceará, a Lei n.º 17.729/2021 institui a Política Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, estabelecendo diretrizes para a defesa, a preservação e o combate aos maus-tratos dos animais.

No âmbito do Legislativo estadual, diversos projetos tramitam com foco no fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal no Ceará. As propostas refletem o compromisso do Parlamento cearense com a causa.

SERVIÇO
Alece Pet - 2ª Edição
Data: 24/06 (quarta-feira)
Horário: 8h às 13h
Local: Estacionamento do prédio-sede da Alece (entrada pela Rua Barbosa de Freitas)


Senador Camilo convocado por Lula deve assumir liderança do governo no Senado Federal


O senador Camilo Santana foi chamado a Brasília pelo presidente Lula na semana do recesso junino e de jogo da seleção brasileira. Camilo deve ser convidado para a liderança do governo no Senado Federal, substituindo o senador Jaques Wagner. 

O baiano foi alvo de uma operação da Polícia Federal e os agentes querem saber do seu envolvimento com o o senhor Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que aplicou golpe superior a R$ 100 bilhões.

O nome de Camilo Santana foi citado por Lula em conversa com senadores do PT e a direção nacional do partido, do PSB e outras siglas da base com representação no Senado. 

Nesta quarta-feira, 24/6, Lula e Jaques Wagner se reúnem. A saída do senador do cargo de líder do governo é dada como certa.

Horizonte celebra cultura, fé e tradição com grande programação de São João


A cidade de Horizonte já está em clima de festa para mais uma edição do São João de Horizonte – Cultura, Fé e Tradição, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho, na Praça de Eventos do Mercado Público. Promovido pela Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reúne o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas e grandes atrações musicais, consolidando-se como um dos momentos mais aguardados do calendário cultural do município.

De 24 a 26 de junho, o público poderá acompanhar as apresentações do Festival de Quadrilhas Juninas, nas categorias infantil e adulta. Grupos de diversas cidades subirão ao tablado para exibir espetáculos marcados pela criatividade, beleza dos figurinos, coreografias envolventes e valorização das tradições nordestinas. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 40 mil em premiações, incentivando e reconhecendo o trabalho dos quadrilheiros.

Além da competição, a programação contará com o Palco Cultural, realizado em parceria com o SESC, que levará apresentações artísticas e culturais, fortalecendo a identidade local e promovendo os talentos da região.

O encerramento da festa acontece no dia 27 de junho, com uma grande noite de shows que promete reunir milhares de pessoas. Sobem ao palco Natanzinho Lima, Márcia Fellipe, Zé Cantor e Forró Real, garantindo muito forró, animação e diversão para o público.

Mais do que uma celebração junina, o São João de Horizonte fortalece a cultura popular, movimenta a economia criativa, impulsiona o turismo e aquece o comércio local, reafirmando a importância das tradições nordestinas para a identidade do município.

SERVIÇO

São João de Horizonte – Cultura, Fé e Tradição

Festival de Quadrilhas Juninas

📅 24 a 26 de junho

📍 Praça de Eventos do Mercado Público

Festa Tradicional

📅 27 de junho

🎤 Natanzinho Lima

🎤 Márcia Fellipe

🎤 Zé Cantor

🎤 Forró Real

📍 Praça de Eventos do Mercado Público

Fortaleza recebe Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo


Fortaleza recebe, na quinta-feira (26), às 8h, uma das maiores referências do cooperativismo e do agronegócio brasileiro. O ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, será um dos destaques do 2º Encontro da Juventude Cooperativista, promovido pelo Sistema OCB/CE (@sistemaocbce) durante a programação do PEC Brasil 2026, no Centro de Eventos do Ceará.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no link:https://forms.office.com/r/VNWKu2H89G  

Com expectativa de reunir cerca de 700 jovens, o encontro tem como objetivo estimular a formação de novas lideranças e fortalecer o protagonismo das novas gerações no movimento cooperativista. Rodrigues participará da mesa-redonda "O que o Cooperativismo Reserva para os Jovens – Lições de quem já trilhou esse caminho", ao lado de Márcio Lopes de Freitas, presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB, e José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Ideal Clube realiza Arraiá da Alegria com ação beneficente em apoio à Fundação do Rim



O Ideal Clube entra no clima das festas juninas e promove, neste sábado (27/06), a partir das 18h, o Arraiá da Alegria, evento que reunirá tradição, cultura nordestina, música e solidariedade. A programação acontece na sede do clube, na Avenida Monsenhor Tabosa, 1381, no Meireles.

Com uma estrutura pensada para toda a família, o evento contará com brincadeiras juninas, barraquinhas temáticas, comidas típicas, atrações infantis, apresentação de quadrilha e muito forró ao vivo, garantindo a animação característica das festas de São João.

Além de celebrar uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste, o Arraiá da Alegria terá caráter beneficente, com renda destinada à Fundação do Rim, instituição que desenvolve ações voltadas ao acolhimento e assistência de pacientes renais e seus familiares.

A iniciativa reforça o compromisso do Ideal Clube com a promoção de eventos que unem lazer, convivência social e responsabilidade comunitária, valorizando as tradições culturais e incentivando a solidariedade.

Os ingressos custam R$40, e crianças de até 12 anos têm entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3879-6122.

*Serviço:*

*Arraiá da Alegria*

*Data:* 27 de junho (sábado)

*Horário:* 18h

*Local:* Ideal Clube – Av. Monsenhor Tabosa, 1381, Meireles

*Ingresso* : R$ 40

Entrada gratuita para crianças de até 12 anos

Informações: (85) 3879-6122

Evento beneficente em prol da Fundação do Rim.

Ex-secretária Eliana Estrela recebe Título de Cidadã Baturiteense

A ex-secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, foi homenageada, nesta segunda-feira (22), com o Título de Cidadã Baturiteense, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Baturité.

A honraria reconhece a contribuição da educadora para o fortalecimento da educação no município e em toda a região do Maciço de Baturité durante o período em que comandou a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

A homenagem foi proposta pelo vereador Vagné Nogueira e aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal. A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, João Paulo Slink, e reuniu o prefeito Hérberlh Mota, o vice-prefeito Carlinhos, vereadores, secretários municipais, educadores e demais autoridades.

Ao agradecer a homenagem, Eliana Estrela destacou a emoção de receber o reconhecimento e de passar a fazer parte, oficialmente, da história do município.

“Estou muito feliz e honrada. Agora sou filha adotiva de Baturité. É uma grande alegria receber esse reconhecimento de uma cidade tão importante para a educação do Ceará”, declarou.

Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza


A sessão de instalação do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza será realizada na Câmara Municipal de Aquiraz, no dia 2 de julho de 2026. O colegiado reunirá representantes de 17 câmaras municipais da região. Entre as pautas prioritárias, estão a integração do transporte público, a atração de empresas, obras estruturantes, educação, saúde e geração de empregos. O projeto teve origem quando o então vereador Salmito Filho presidia a Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta ganhou força com o apoio do prefeito de Aquiraz, Acilon Gonçalves, e agora entra em uma nova fase institucional.

Messi derruba fake news e influenciadores


O craque argentino Lionel Messi desmentiu uma notícia falsa que circulou nas redes sociais informando a morte de seu pai. Após a partida, Messi afirmou que o pai está vivo e disse que dedicaria a vitória da Argentina a ele. O atacante marcou dois gols e emocionou os torcedores ao agradecer a Deus e homenagear o pai. O episódio serviu para expor, mais uma vez, os danos provocados pela disseminação de fake news nas redes sociais.

Átila Câmara convida Elmano para primeira carreata após a convenção


O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, esteve na Abolição acompanhando a liberação de recursos para 26 projetos estaduais em execução ou já concluídos no município. Elmano de Freitas deverá visitar Maranguape no início de julho. Durante o encontro, Átila convidou o governador para participar da primeira carreata e motociata da campanha de reeleição. Segundo o prefeito, “foi em Maranguape que a campanha começou em 2022 e o resultado foi muito positivo”.


.