sexta-feira, 26 de junho de 2026

Brasil Sem Feminicídio: “Ceará é o primeiro estado do Brasil a aderir ao pacto”, destaca Janja da Silva

Brasil Sem Feminicídio: “Ceará é o primeiro estado do Brasil a aderir ao pacto”, destaca Janja da Silva

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (25), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, para o ato de apresentação do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Na ocasião, a idealizadora e articuladora política da iniciativa esteve acompanhada do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas. A ação reúne os Três Poderes (Executivo Federal, Legislativo e Judiciário) com o objetivo de fortalecer políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

Em Fortaleza, o encontro ocorreu no Museu da Imagem e do Som (MIS). Representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) também estiveram presentes, além da titular da Secretaria das Mulheres (SM), Juliana Lucena, e de lideranças da sociedade civil. Os ministros das Relações Institucionais (SRI), José Guimarães, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, também participaram do evento. Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita, Gabriela Aguiar.

Lançado neste ano, o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio tem como foco o enfrentamento ao feminicídio e a garantia da vida de meninas e mulheres. Entre as principais medidas estão o cumprimento célere e efetivo das medidas protetivas de urgência; a promoção de informações sobre os direitos de meninas e mulheres para toda a sociedade; e a sensibilização de meninos e homens para a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, entre outras ações.

“Quero agradecer a presença da nossa primeira-dama, Janja da Silva, por trazer para o Ceará um tema que eu considero absolutamente fundamental para a nossa sociedade, que é nós termos um pacto nacional contra o feminicídio”, frisou o governador Elmano de Freitas, ao destacar a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres existente no Ceará, ressaltando, no entanto, que é preciso avançar ainda mais.

“Nós precisamos caminhar para uma sociedade justa, em que as mulheres possam viver em paz, com tranquilidade e sendo respeitadas. Hoje temos aqui no Ceará a primeira-dama do país jogando luz sobre esse tema, inquietudes, nos apresentando caminhos para que a gente possa fazer o máximo de esforços”, completou.

O estado aderiu ao pacto ainda em fevereiro, durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília. O evento desta quinta-feira marcou uma nova etapa da mobilização nacional em defesa da vida das mulheres, de acordo com a primeira-dama do país, Janja da Silva. “Estamos levando para os estados a mesma compreensão que orientou a construção do pacto em nível nacional: a de que a cooperação entre os poderes é fundamental para enfrentar um problema tão complexo e urgente. Quando reunimos esforços, recursos, compromissos e, principalmente, vontade política, ampliamos a nossa capacidade de proteger as mulheres e meninas, salvar vidas e transformar realidades”, afirmou.

Já a vice-governadora Jade Romero ressaltou que o pacto se soma às ações já desenvolvidas no estado para o enfrentamento da violência contra as mulheres, como o programa Tempo de Justiça, que visa dar celeridade à investigação e ao julgamento de crimes dolosos contra a vida e feminicídios, fruto de uma parceria interinstitucional. “A gente está chegando a mais de 80% dos casos de feminicídio, tentados e consumados, julgados em menos de 400 dias. Nós temos um julgamento que ocorreu em tempo recorde, em menos de três meses, fruto desse trabalho conjunto, que visa dar celeridade a esses processos”, pontuou.

Encontros estaduais

Nos estados, os encontros têm como objetivo ampliar a articulação, aprofundar o diagnóstico sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres. A agenda, coordenada pela SRI, também destaca os resultados já alcançados. Entre abril e maio, os casos de feminicídio registraram queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, coincidindo com o período de implementação do Pacto Brasil Contra o Feminicídio.

O ministro José Guimarães falou sobre a importância de aproximar o tema da população. “Esse pacto tem que ser algo que esteja presente no cotidiano das pessoas, em casa, nas ruas, na escola, porque a violência não tem território definido. Portanto, esse momento aqui no Ceará é muito especial, representa um compromisso com a vida”, disse.

Transformando a dor em luta

Quem transformou a dor da violência em luta foi a cearense Ana Clara Antero. Presente ao evento, ela destacou que o pacto representa um importante instrumento de proteção. “A mulher tem que ter o direito de viver e, infelizmente, nós, mulheres, não temos isso. É importante o governo fomentar essas campanhas, pois, assim, temos mais voz.”

A partir de agora, Ana Clara afirma que espera fortalecer sua atuação na defesa da causa. “Eu sou uma sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, e o meu recado é: se você estiver passando por algum tipo de agressão, denuncie. Eu sei que não é fácil, mas não queira que o pior aconteça com você”, concluiu.

O caso da jovem de Quixeramobim indignou o país e ganhou repercussão nacional. Após receber atendimento ágil em unidades de referência, como o Instituto Doutor José Frota (IJF), Ana Clara teve alta médica e hoje se recupera em paz. Para que isso fosse possível, ela destaca o atendimento inicial prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Enfermeiro do Samu, João Emanuel foi o primeiro profissional a atender Ana Clara após o chamado da ocorrência. Agora, ao vê-la recuperada, ele diz sentir-se muito feliz. “É gratificante perceber que, por meio do nosso trabalho, ela está tendo a oportunidade de recomeçar e recuperar sua qualidade de vida.”

Ele também destacou que os homens têm um papel fundamental no enfrentamento ao feminicídio. “Acolhendo, compreendendo e respeitando os limites das mulheres, e jamais agredindo, seja verbalmente ou fisicamente”, concluiu.

Ex-senador Luiz Pontes está de volta após tratamento nos Estados Unidos


O ex-senador Luiz Pontes está de volta ao Ceará após quatro meses de tratamento nos Estados Unidos para se recuperar das sequelas da Covid-19, doença que quase lhe tirou a vida. “Estou retornando a Fortaleza para abraçar todos que rezaram pela minha recuperação e também o povo de Massapê, que diariamente demonstra carinho pelo prefeito Ozires Pontes, escolhido como o melhor prefeito da região”, declarou emocionado.

Kassab, Ronaldo Caiado e Luizianne no São João de Maracanaú


O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, vive um momento de prestígio com o São João do município, que disputa reconhecimento no Guinness Book como um dos maiores festejos juninos do país, considerando critérios como duração, público e atrações. Além de Camilo Santana, Elmano de Freitas e Ciro Gomes, também devem passar pela cidade o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-vice-governador Domingos Filho e a deputada federal Luizianne Lins.

Polícia do Ceará terá departamento de combate à lavagem de dinheiro


O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou o Projeto de Lei nº 65/2026, que cria o Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), no âmbito da Polícia Civil do Ceará. A proposta busca fortalecer e ampliar o trabalho já desenvolvido pelo Estado, dotando a Polícia Civil de uma estrutura especializada, permanente e tecnicamente capacitada para conduzir investigações financeiras complexas, ampliar a integração de informações, aperfeiçoar as ações de inteligência e aumentar a capacidade de descapitalização das organizações criminosas.


Elmano entrega obras em Pedra Branca e Quixeramobim


O governador Elmano de Freitas passará a tarde e a noite desta sexta-feira (26) no Sertão Central. Em Pedra Branca, inaugura uma creche padrão MEC, um moderno Centro de Educação Infantil. Em Quixeramobim, cumpre extensa agenda ao lado de prefeitos da região, deputados, ministros e do prefeito Cirilo Pimenta.“Teremos um momento muito importante para Quixeramobim e toda a região: a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica das localidades de Belém, Algodões, Lacerda e Paus Brancos; o retorno das obras do Parque de Exposições; e o lançamento do programa ‘Quixeramobim – 3 Graus’”, declarou Cirilo Pimenta.

Aldigueri, Robério Monteiro e Felipe Mota invadem o sertão


As imagens do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, percorrendo o sertão e a periferia dos municípios revelam uma intensa agenda de articulações e aproximação com o eleitorado.

Já as aparições do deputado Robério Monteiro em sucessivos eventos ao lado do senador Cid Gomes, prefeitos e vereadores deixam evidente que o trabalho de fortalecimento eleitoral está em curso.

A maratona do deputado Felipe Mota pelo interior, em busca de manter seu patrimônio eleitoral e conquistar novos eleitores, representa o mesmo esforço empreendido por diversos parlamentares estaduais.

Para quem afirma que prefeitos e vereadores já definiram seus apoios para a Alece e para a Câmara dos Deputados, a realidade mostra que a decisão final continua nas mãos do eleitor.

Quem possui serviço prestado acompanha de perto seus apoiadores e busca ampliar a votação, porque nada é mais tenso do que a véspera de uma eleição, quando poucos votos podem significar a perda de um mandato e a ida para a suplência.


Aliança da direita com a extrema direita vai para o “VAR” da família Bolsonaro


Mesmo em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro continua atuando politicamente. O embate entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro mostra que a discussão sobre a aliança com Ciro Gomes chegou ao núcleo familiar. Michelle afirmou que age em nome do “galego”, como chama o marido. “Sigo o que ele diz”, declarou. Flávio respondeu que irá conversar com o pai para confirmar se ele realmente é contrário à aliança com Ciro ou se houve interpretação equivocada.

Michelle Bolsonaro endurece e não abre mão do apoio a Eduardo Girão e Priscila Costa


Mais de 9 milhões de pessoas visualizaram o pronunciamento da ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, no qual desabafa contra o enteado, o senador Flávio Bolsonaro. “Apoio Eduardo Girão e Priscila Costa em acordo com o meu galego”, afirmou, utilizando a forma carinhosa como se refere ao ex-presidente Jair Bolsonaro e citando também o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Michelle demonstrou indignação com a aliança entre o PL e o PSDB no Ceará.

O principal alvo de Michelle Bolsonaro é o pré-candidato Ciro Gomes, que fechou aliança com André Fernandes na disputa pelo Governo do Ceará e conta com o apoio dos filhos do ex-presidente. Ciro afirmou que “não venderá a alma”, em declaração dura sobre a crise no PL, e sinalizou que não pretende mudar o discurso.

O pronunciamento de Michelle foi cuidadosamente elaborado. Os principais alvos foram os enteados Flávio e Eduardo Bolsonaro, que, segundo ela, atuam em defesa da aproximação com Ciro Gomes.

Ciro é habilidoso. Sabe que o PL só terá chances de eleger um senador e ampliar sua bancada federal com o seu apoio. O próprio Ciro mantém um duro embate político com o irmão, o senador Cid Gomes, a quem chama de traidor. “Não haverá aliança com Flávio Bolsonaro. O que existe é uma aliança para derrotar o PT. Nossa aliança é apenas no Ceará”, declarou.

O pré-candidato ao Governo do Ceará, senador Eduardo Girão, e a vereadora Priscila Costa permanecem em silêncio. Ambos acompanham o desenrolar da crise no campo da direita.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Gilberto Kassab filia Roberto Pessoa e Lírio Camurça


O presidente do PSD Ceará, Domingos Filho, destacou a filiação na noite de São joão em Maracanaú do prefeito Roberto Pessoa e da prefeita Larissa Camurça, de Pacatuba. 

O presidente nacional do PSD , Gilberto Kassab, abonou as fichas. “Gilberto Kassab disse que a chegada de Roberto Pessoa e Larissa Camurça orgulha ao PSD, por serem grandes prefeitos.

Fortaleza recebe debate da Câmara dos Deputados sobre aumento do limite de faturamento do MEI


Fortaleza será sede, nesta sexta-feira (26), de um debate promovido pela Câmara dos Deputados sobre a atualização das regras do Microempreendedor Individual (MEI). O encontro integra o programa itinerante Câmara pelo Brasil e discutirá o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que propõe elevar de R$ 81 mil para R$ 130 mil o limite de faturamento anual da categoria. 

O seminário será realizado às 9h, no Auditório Vereador Ademar Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza, reunindo parlamentares, representantes do setor produtivo, especialistas e empreendedores para debater os impactos da proposta para a economia e para os pequenos negócios.

Além da atualização do teto de faturamento, o projeto prevê a possibilidade de contratação de até dois empregados pelos microempreendedores individuais, ampliando o limite atual de um funcionário. A proposta está em análise na Comissão Especial sobre o Novo Enquadramento do Microempreendedor Individual da Câmara dos Deputados.

Participarão da mesa de abertura: os deputados André Figueiredo (PDT/CE) e Luiz Gastão (PSD/CE), coordenadores do seminário; o deputado Jorge Goetten, relator do PLP 108/2021; e o vereador Léo Couto, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Projeto de Jô Farias propõe descontos para cearenses em atrações turísticas e fortalece turismo interno

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de indicação 300/26, de autoria da deputada estadual Jô Farias, que cria o Programa "Bora Cearar", iniciativa voltada ao incentivo do turismo interno e à valorização dos destinos cearenses entre os próprios moradores do Estado.

A proposta prevê a concessão de desconto mínimo de 20% para residentes do Ceará em serviços e equipamentos turísticos credenciados, incluindo hotéis, pousadas, resorts, parques temáticos, equipamentos culturais, serviços de transporte turístico, gastronomia e entretenimento.

De acordo com o projeto, a coordenação do programa ficará sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur-CE), que também será responsável pelo credenciamento dos estabelecimentos participantes e pela divulgação das ofertas por meio de uma plataforma digital.

Para Jô Farias, a medida busca democratizar o acesso ao lazer, fortalecer a economia local e incentivar que mais cearenses conheçam e desfrutem das riquezas culturais, naturais e turísticas do Estado. Além de beneficiar a população, a iniciativa poderá contribuir para a redução dos impactos da sazonalidade no setor, estimulando a geração de emprego e renda em diferentes regiões do Ceará.

Acaraú terá Centro Administrativo

A Prefeitura de Acaraú ganhará um moderno Centro Administrativo, reunindo em um único espaço a estrutura da administração municipal. A obra tem a marca da prefeita Ana Flávia Monteiro e o esforço político do deputado Tibério Monteiro. O prédio, já concluído e equipado, será inaugurado neste sábado com a presença do governador Elmano de Freitas. O Governo do Estado é parceiro do projeto.

Sargento Reginauro obtém sucesso em transplante e vence o câncer


O deputado Sargento Reginauro já está em casa. Foi um sucesso o transplante de medula realizado recentemente, tendo como doador seu próprio filho. Reginauro luta contra um câncer há seis anos e está licenciado da Alece. Agora, segue em recuperação e se prepara para disputar o segundo mandato. “Quero agradecer, em primeiro lugar, ao Senhor, que nunca me desamparou, à minha família, aos profissionais de saúde que cuidam de mim com tanto carinho e a cada pessoa que fez uma oração e intercedeu pela minha saúde. Meu coração transborda de gratidão”, escreveu.

Léo Couto levou todos os vereadores ao encontro com Elmano

Pela primeira vez na história política


do Ceará, o governador recebeu todos os vereadores de Fortaleza, independentemente de posição política ou partido. O presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, foi o principal articulador do encontro. A iniciativa também teve influência do vice-presidente da Casa, Adail Júnior, que, por meio da articulação de Léo Couto, ampliou sua aproximação com o senador Camilo Santana.

Cargos comissionados


O Ministério Público do Ceará está criando novos cargos comissionados para atender à expansão da estrutura de promotores de Justiça. Aliás, membros do MP e do Tribunal de Justiça sentiram os efeitos da redução dos chamados penduricalhos nos contracheques deste mês. Os cortes provocaram diminuição significativa nos rendimentos.

.