quarta-feira, 24 de junho de 2026

Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal cumprem mandados em investigação contra ex-prefeito de Choró

Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal cumprem mandados em investigação contra ex-prefeito de Choró

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, e a Polícia Federal realizaram nesta quarta-feira (24/06) o cumprimento de cinco expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, no âmbito da criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, foragido desde dezembro de 2024. Foram apreendidos documentos que serão analisados pelos dois órgãos. Durante o cumprimento dos mandados, o filho do ex-prefeito foi preso em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro. As diligências continuam ao longo do dia.

Mandado de busca e apreensão
É uma ordem judicial que permite às autoridades, como a polícia, entrar em um local específico e realizar uma busca por objetos, documentos ou pessoas, com o objetivo de apreender algo que é considerado evidência de um crime ou que está relacionado a um processo judicial. Essa medida é utilizada para garantir que provas importantes não sejam perdidas ou destruídas, auxiliando na investigação ou instrução processual.


Acaraú vai ganhar primeiro Centro Administrativo do litoral oeste


A prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteiro, vai entregar o maior Centro Administrativo Municipal, no próximo sábado, 27/6, com a presença do governador Elmano de Freitas. 

A obra foi viabilizada através do deputado Robério Monteiro e de uma parceria com o Governo do Ceará. 

A prefeita Ana Flávia lançou um vídeo, mostrando o prédio pronto e já mobiliado para receber gestores de todas as secretarias. O vídeo tem o hino da vitória.

Júnior Mano: “sigo o que o Cid decidir”


Em entrevista à imprensa de Nova Russas, durante visita do governador Elmano de Freitas, o pré-candidato ao Senado, deputado Júnior Mano, fez uma revelação importante. Segue qualquer decisão de Cid Gomes.

Infraestrutura transforma o Crato com obras em diversas áreas do município

O município do Crato vive um importante momento de desenvolvimento, com a execução de obras que fortalecem a infraestrutura urbana, ampliam os serviços públicos e promovem mais qualidade de vida para a população.

Entre as principais intervenções em andamento está a revitalização do Canal do Rio Grangeiro, obra estratégica para a mobilidade, a segurança e a valorização urbana da cidade. O município também avança com ações de drenagem urbana, fundamentais para minimizar os impactos das chuvas e garantir mais segurança aos moradores.

A gestão municipal segue investindo na pavimentação de ruas na sede e na zona rural, assegurando melhores condições de tráfego, acessibilidade e deslocamento para a população.

Na área social, estão em construção novos equipamentos públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), um CAPS Infantil, escolas e creches, além de reformas em diversas unidades de educação infantil já existentes.

Outro destaque é a obra do Contorno, considerada uma intervenção importante para a mobilidade urbana e para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da região.

As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com o crescimento e a modernização do Crato, levando mais infraestrutura, serviços e oportunidades para moradores de diferentes bairros e comunidades do município.

Adil Júnior vai mudar o piso de Quixelô


O prefeito de Quixelô, Adil Júnior, iniciou as obras de requalificação do centro da cidade. O novo piso será intertravado. Adil agradeceu o apoio do deputado estadual Marcos Sobreira e do governador Elmano de Freitas pela parceria. A iniciativa promete movimentar o cenário político local e aumentar a pressão sobre o ex-prefeito Agenor Neto, hoje vice-líder do governo na Assembleia Legislativa.

Café das oposições


O café das oposições teve como convidado o deputado Mauro Filho. O deputado Felipe Mota, criador do encontro, afirmou que Mauro está definitivamente na oposição. “Ele foi duro nas críticas”, resumiu Felipe.

A Copa medíocre


Ser o grande artilheiro da Copa do Mundo sempre foi uma disputa entre estrelas do futebol mundial. Nesta edição ampliada, com quase 50 seleções, a tarefa se tornou mais simples. Há equipes de países com pouca tradição no futebol, o que aumenta o número de gols e facilita o surgimento de artilheiros. Hoje, o Brasil entra em campo contra a Escócia, país conhecido mundialmente pelo uísque e também por sua tradição esportiva.

Elmano em Nova Russas, terra de Júnior Mano


O governador Elmano de Freitas e o deputado federal Júnior Mano desembarcaram juntos nessa terça-feira em Nova Russas, onde participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Santuário de Nossa Senhora das Graças, uma das obras religiosas mais aguardadas da região. Perguntado sobre as definições da chapa majoritária para 2026, o governador respondeu: “Estamos conversando”. Os radialistas quiseram saber se o senador Camilo Santana é contrário ao nome de Júnior Mano para o Senado. Elmano negou qualquer divergência. “As decisões são tomadas com diálogo e todos sairemos unidos”, afirmou.

Arialdo vai concluir a Avenida Beira-Mar


O ex-chefe da Casa Civil e ex-secretário do Turismo, Arialdo Pinho, volta ao cenário como empreendedor e parceiro da Prefeitura de Fortaleza no projeto de conclusão da Avenida Beira-Mar, no trecho entre o Mercado dos Peixes e o Porto do Mucuripe. Arialdo também mantém outras iniciativas em discussão com o prefeito Evandro Leitão e o empresário Júnior Castro.

Evandro tenta trazer Lula a Fortaleza


O prefeito Evandro Leitão articula a vinda do presidente Lula a Fortaleza para a inauguração do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará. “Convidei o presidente Lula. Tomara que ele venha”, afirmou o prefeito.

Aldigueri leva prefeitos até Camilo


Pré-candidato a deputado federal, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, foi recebido no escritório político do senador Camilo Santana e do secretário Chagas Vieira. Aldigueri levou o prefeito de Cariré e lideranças políticas da região. Antônio Martins desistiu da candidatura a deputado e decidiu apoiar Aldigueri, que hoje é a principal liderança política de sua região. Em outro momento, Aldigueri também esteve reunido com Camilo e o prefeito de Granja.

Cirilo Pimenta recebe Elmano


Elmano de Freitas estará no Sertão Central na próxima sexta-feira (26). A principal agenda será em Quixeramobim. O governador assinará a ordem de serviço para a construção da estrada que liga a sede do município ao distrito de Belém, além da autorização para a implantação do Distrito de Saúde, onde funcionará a Faculdade de Medicina. Elmano também visitará as obras do Porto Seco José Dias Macêdo.

Lula deve entregar liderança do governo a Camilo ​ O senador Camilo Santana está a caminho de assumir a liderança do Governo Federal no Senado da República. Trata-se de um fato político relevante, de grande repercussão nacional, pela importância do cargo no âmbito do Congresso Nacional e pelos reflexos que produz em todos os Poderes da República. Lula e Jaques Wagner devem conversar nesta quarta-feira (24). O líder do governo foi atingido por decisão do ministro André Mendonça, indicado ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão não atingiu apenas Jaques Wagner, mas também o próprio Lula, que defende o direito à ampla defesa do senador baiano. A ascensão de Camilo Santana representará mais responsabilidade e mais trabalho. Camilo terá a missão de ajudar na reeleição de Elmano de Freitas no Ceará, fortalecer o projeto de Lula no Nordeste e, possivelmente, liderar o governo no Senado Federal. Não é pouca coisa. A gestão Lula enfrenta dificuldades no Senado por não contar com maioria. Além disso, há entraves na tramitação de pautas consideradas prioritárias pelo governo. Projetos como o fim da jornada 6×1 seguem sem avanço, enquanto matérias de forte impacto fiscal acabam ocupando espaço na pauta legislativa. Lula acredita que Camilo Santana tem capacidade de construir pontes e ajudar a resolver esses impasses. Como amigo e aliado de longa data, poderá assumir uma das funções políticas mais importantes do país.


O senador Camilo Santana está a caminho de assumir a liderança do Governo Federal no Senado da República. Trata-se de um fato político relevante, de grande repercussão nacional, pela importância do cargo no âmbito do Congresso Nacional e pelos reflexos que produz em todos os Poderes da República.

Lula e Jaques Wagner devem conversar nesta quarta-feira (24). O líder do governo foi atingido por decisão do ministro André Mendonça, indicado ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão não atingiu apenas Jaques Wagner, mas também o próprio Lula, que defende o direito à ampla defesa do senador baiano.

A ascensão de Camilo Santana representará mais responsabilidade e mais trabalho. Camilo terá a missão de ajudar na reeleição de Elmano de Freitas no Ceará, fortalecer o projeto de Lula no Nordeste e, possivelmente, liderar o governo no Senado Federal. Não é pouca coisa.

A gestão Lula enfrenta dificuldades no Senado por não contar com maioria. Além disso, há entraves na tramitação de pautas consideradas prioritárias pelo governo. Projetos como o fim da jornada 6×1 seguem sem avanço, enquanto matérias de forte impacto fiscal acabam ocupando espaço na pauta legislativa.

Lula acredita que Camilo Santana tem capacidade de construir pontes e ajudar a resolver esses impasses. Como amigo e aliado de longa data, poderá assumir uma das funções políticas mais importantes do país.

Governo do Ceará e Prefeitura inauguram a 1ª etapa da construção do Estádio de Saboeiro

Governo do Ceará e Prefeitura inauguram a 1ª etapa da construção do Estádio de Saboeiro

Nesta quarta-feira (24), às 9h, o governador Elmano de Freitas vai a Saboeiro para a inauguração da 1ª etapa do Estádio Municipal. A obra é uma parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura, com investimento superior a R$ 3 milhões, via convênio, com contrapartida do Município de R$ 76.918,01.

Serviço

Inauguração da 1ª etapa do Estádio de Saboeiro
Data: 24/06/2026
Horário: 9h
Local: Rua Manoel de Paula Fernandes Vieira, S/N, bairro Iracema Braga Nocrato, Saboeiro-CE

PIB cearense cresce 1,93% no 1º trimestre do ano e fica acima do nacional, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo

PIB cearense cresce 1,93% no 1º trimestre do ano e fica acima do nacional, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo

O Ceará não para de crescer. Em reunião realizada, nesta quarta-feira (23), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), foi divulgado que o o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior. O resultado expressivo estadual foi superior ao registrado no Brasil (1,8%). O crescimento da economia do Ceará superou, ainda, os PIBs da Bahia, Minas Gerais e São Paulo no mesmo período. 

Por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou o resultado do PIB trimestral do Ceará. “Esse avanço significa mais oportunidades, geração de emprego, atração de investimentos e desenvolvimento para os cearenses. É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais”, disse.

O PIB cearense acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 2,15%, contra 2,0% do nacional. O desempenho do PIB do Ceará, no primeiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (quarto trimestre de 2025), foi de 0,05%.

Resultados por setores

Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no primeiro trimestre de 2026, ficou com a Agropecuária, com 3,60%, superando o resultado brasileiro, de 0,7%. O segundo melhor desempenho, ficou com Serviços, com 2,35%, seguido pela Indústria, com 0,15%, enquanto o nacional foi de 2,1% e 1,6%, respectivamente.

Estimativas

A previsão do PIB do Ceará para 2026 é de um crescimento de 2,70%, resultado acima da estimativa do nacional, que é de 1,96%. O estudo completo do PIB estadual no primeiro trimestre de 2026 já pode ser acessado na página do Ipece.

Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2026, primeiro trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.

Estados que calculam o PIB

Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

.